30 abril 2007

Massa Mágica

As actividades pedagógicas são de facto primordiais no desenvolvimento harmonioso das crianças. Muitas vezes diz-se que a fase mais importante para se realizarem actividades é a idade pré-escolar, mas eu discordo inteiramente. A verdade é que sempre trabalhei em creche, e só estive com meninos dos 5/6 anos (último ano em Jardim de Infância) no estágio que realizei ao longo do curso.
Pois aqui vai uma actividade importantíssima para a idade de creche: Massa Mágica. Já ouviram falar? Misturem farinha maizena com água e verão. Quando não se toca na mistura feita, a massa adere à mesa ou local onde está colocada, mas quando esta entra em contacto com a mão, fica mole e a escorregar por todo o lado. Parece mesmo magia! A foto que coloquei, refere-se a crianças com cerca de 1 ano e pouco, e foi realizada no jardim, em cima de uma mesa lavável. De seguida vou apresentar os objectivos que pretendi atingir com esta actividade.
Objectivo Geral: Promover a capacidade de exploração

Objectivos Específicos:
Fomentar o controlo da motricidade,
Explorar um material novo,
Permitir o contacto com novas texturas,
Promover a capacidade de iniciativa.

Para isso, deixei-as explorar livremente a massa mágica, e com as minhas mão ia também explorando e demonstrando o que dava para fazer com esta.

6 comentários:

Anónimo disse...

Podias ter utilizado essa tua grande ideia quando eu era mais pequeno, mas n posso ter o previlégio de ter uma tia como tu, e as tuas novas ideias.

bjs tia linda
Ricardo

susana disse...

Meu amor...quando nasceste eu ainda era uma miúda...qualquer coisa como 14 aninhos. Brincava contigo todos os dias, mas realmente desconhecia técnicas e maneiras de se realizarem actividades pedagógicas. Tu foste a primeira criança na minha vida, e foi contigo (depois também com os teus manos), que percebi que o meu futuro passava pelo convívio diário com crianças. Obrigado pelo teu constante apoio. Amo-te muito.

Anónimo disse...

Após ter comentado a actividade do colar, vi que também esta deve ser muito interessante, mas o problema é que deve sujar a casa toda, ou não? É só água e maizena? Nunca tinha ouvido falar.

susana disse...

Joana, realmente a massa mágica faz-se somente com água e maizena. Vá misturando devagar, e credite que não suja nada. Tudo o que se espalhe é somente farinha, que sacudindo salta. No máximo terá que aspirar, mas marcar móveis e sofás, não marca. Faça e verá como é giro.

Anónimo disse...

Esta actividade eu já fiz no estágio e adorei! É realmente muito bom tocar nesta massa, mas nunca hei-de compreender o porquê dela ficar dura e derrepente parecer pápa. Bem sei que é do calor das nossas mãos, mas mesmo assim...nunca vi actividade cujo nome acentasse tão bem - massa mágica, pois se não é magia (e eu bem sei que não é) parece.

Anónimo disse...

olha...não é esta a massa de maizena que atrás te perguntei se conhecias (num outro texto teu que comentei)? Espectáculo, até parece que sou bruxa. As fotos estão o máximo, e gosto de ver que tens cuidado em tapar a identidade das crianças.