15 maio 2007

Matemática a Brincar

Uma eficiente educação pré-escolar irá reflectir-se sem dúvida alguma no percurso escolar da criança. O grande medo da maioria dos estudantes é a matemática...mas até esta pode ser dada a brincar. Numa altura em que me foi proposto na universidade apresentar uma forma de abordar as figuras geométricas com crianças de 5 anos, decidi em conjunto com uma colega, realizar um placar que abordasse o corpo humano, mas todo construído com figuras geométricas, como se metaforicamente nós fossemos um aglomerado de geometria. Na face do boneco colocámos velcro (no local dos olhos, nariz e boca), para que cada criança escolhesse que tipo de olhos, nariz, boca, etc., escolheria para compor o seu boneco. Para isso, tínhamos uma caixa cheia destes elementos que compõem o ser humano. O placar foi realizado sob o tom azul forte, por ser esta a cor em que qualquer outra mais tem contraste. As figuras geométricas que abordámos foram o rectângulo, quadrado, círculo e triângulo. É preciso salientar que todo o boneco está preso ao placar por velcro, e que então deveria a criança montá-lo desde o início, e não apenas enfeitar o seu rosto.
Esta actividade foi apenas um exemplo, pois se as aprendizagens se fizerem de forma lúdica, a criança irá cimentar mais facilmente aquilo que aprendeu, permitindo-lhes encarar a matemática com um sorriso nos lábios. Uma amiga minha fez o ano passado, através da APEI, uma formação intitulada "Matemática a Brincar", destinada a educadores de infância. Não pude realizar esta acção de formação, mas tive realmente muita pena.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Tenho visto diariamente o teu blog...mas so agora consegui comentar! Dou-te os parabens...pois acho-o muito interessante no sentido em que nos da acesso a um tipo de informçao que pessoalmente me convem saber.

susana disse...

Minha linda, fico feliz em saber que gostaste do meu blog. Se ele de algum modo te pode ajudar, tanto melhor! Obrigado pelo teu apoio e amizade. Tu, a Lia e a Tânia foram as melhores estagiárias de sempre! Beijinho grande. Temos de combinar um cafezinho, já não estamos juntas há algum tempo.

Anónimo disse...

Aí está uma actividade que eu acho que muito raramente alguma educadora se dá ao "trabalho" de fazer. Dá mais jeito pegar em fichas e ensinar os meninos através destas. O teu placard está muito giro, e deve dar-te imenso jeito na tua prática pedagógica do dia a dia. Se em todos os níveis de ensino se ensinasse através de actividades lúdicas (a brincar também se aprende), de certeza que haveria um maior sucesso escolar, nomeadamente em relação ao ensino/aprendizagem da matemática.
Não pretendo copiar integralmente o teu placard, mas acho que me tens dado ideias fenomenais, se calhar porque também estou a estudar para ser educadora...

Anónimo disse...

Este teu placard está de facto muito rico, se é que me entendes. Vou copiar (não leves a mal). Beijinho e obrigado por partilhares coisas que são tuas, e que sabes que todos irão ver e copiar, daí ser tão sincera e admitir logo as minhas intenções de também querer um placard parecido com este para mim.