01 julho 2007

Realização de uma Pintura com Bolinhas de Sabão

Esta actividade é sem dúvida uma actividade de grande interesse ludico-pedagógico. Ao mesmo tempo que a criança aprende uma nova forma de pintar, brinca e diverte-se a fazer bolinhas de sabão.
Nesta actividade todos ajudaram a preparar o líquido que nos permitia fazer bolinhas de sabão. Para além disto, cortei as palhinhas ao meio, pois quanto mais pequenas são, e quanto de mais longe se manda a bolinha, mais bonita fica a pintura.
Recursos Materiais:
Palhinhas
Detergente da loiça
Digitinta
Recipientes
Cartolinas A4 (tamanho mínimo, e cada criança deve ter uma cartolina para si)
Objectivos

Objectivo Geral:
Promover uma brincadeira como instrumento de Pintura

Objectivos Específicos:

Soprar devagarinho, de forma a fazer bolinhas de sabão

Perceber que se pode pintar e desenhar de variadíssimas formas
Estratégias:
Deixar os meninos misturarem as tintas com o detergente da loiça
Permitir que cada criança escolha a cor ou cores que quer utilizar na sua pintura
Repetir sempre que necessário, que o mais importante é soprar devagarinho
Registo Fotográfico da Execução da Actividade:

13 comentários:

Anónimo disse...

De facto, embora seja estudante de educação de infância, nunca tinha ouvido falar de tal técnica. O teu blog é muito bom por isso mesmo: dá-nos a teoria, através de textos sobre os mais variados assuntos, e dá-nos a prática. Esta simbiose, quanto a mim é perfeita. Já fiz copy/paste de algumas postagens tuas, esta é apenas mais uma. Parabéns pela criatividade.

Anónimo disse...

Olá!Como sempre esta é mais uma actividade simplesmente FANTÁSTICA!E ver o entusiasmo das crianças é deliciante!Há muitas actividades e divertidas,e esta foi sem dúvida uma pura diversão para todos. Acho óptimo que publiques as actividades que fazes pois, segundo várias pessoas que vêm o teu blog, há muitas actvs. que é graças a ti que as ficaram a conhecer.Continua assim, lindona!Bjs "gorda"!

Anónimo disse...

Olá, sou estudante de psicologia, e hoje encontrei este blog na internet, e só depois percebi que era de uma minha conterrânea. Parabéns, gostei e acho que o seu blog é uma ferramenta/apoio para estudantes e activos na área da infância. Adicionei-o aos favoritos porque sei que possivelmente me esqueceria da morada deste blog, e assim, sei que voltarei.

liliana brito disse...

bem,eu que tenho a pintura como hobby venho sempre descobrir novas técnicas no teu blog!gostei imenso da técnica dos berlindes,mas esta das "bolinhas de sabão" é simplesmente lindissima!
vou tentar fazer a mesma coisa mas em ponto maior...e em tela!(se for possivel)mesmo para libertar a criança que há em mim!que faz sempre muito bem!:)
beijokas

Anónimo disse...

Lindo!! Já conhecia pois vi este trabalho na tua casa, quando o fizeste com as crianças da tua família. Acho que esta pintura alia a técnica, que para todos os efeitos é originalíssima, à alegria e satisfação que a criança sente ao realizá-la. Esta parte lúdica é muitíssimo importante. Beijocas

Anónimo disse...

Aqui está uma actividade que quanto a mim me parece muito interessante, é pena é que nos trabalhos de final de ano dos meus filhos, nunca tenha recebido nada parecido com isto. A maioria das crianças fazem desenhos, pintura, colagens, recortes, modelagem de massa, e afins. Muito poucas vezes saem desta rotina. Parabéns Susana

susana disse...

Cláudia: Fico feliz em ver que voltaste ao meu blog. Se as minhas postagens de alguma forma te ajudam, acredita que isso me faz sentir mesmo muito bem, e dá-me forças para continuar. As tuas palavras são de facto muito motivadoras. Obrigado


Mafaldinha: Acho que já te disse que tu eras uma das maiores fãs deste blog...tenho tido o teu apoio diariamente. Adoro-te!!! Temos que combinar um encontro para bebermos um cafezinho, pois as saudades que tenho de ti já são amsi que muitas. Beijocas gordas de mim para ti.


Lia: Fiquei super feliz quando vi que tinhas voltado ao meu blog. Obrigado miga. Ah, é verdade, recebi a tua mensagem para nos encontrarmos. Bem sei que não te disse nada mas, acredita que o fiz por não ter tempo algum. Estou na recta final do 1º anos do mestrado e sem tempo para olhar ao espelho...e ver as olheiras que andam comigo há já algum tempo. Desculpa. Adoro-te.


Madalena: Beijocas de mim para ti, e digo-te o mesmo que disse à Mafaldinha: vocês têm sido um apoio constante no crescimento deste blog...não há palavras para tantos comentários que fazem. Simplesmente Obrigado.


Joana: Tente fazer esta actividade em sua casa, verá que não suja nada. Se puder fazer num chão que seja lavável, as crianças divertir-se-ão imenso.


Albino: Obrigado pelas suas palavras, e bem haja. Fico feliz em saber que gostou do meu blog.

Anónimo disse...

Parabens Susana,realmente existem imensas actividades muito giras que se podem fazer com as crianças e nesse sentido,e naõ so´,tens feito um trabalho exelente e põe exelente nisso. BEIJOS

susana disse...

Oi migo Migui, obrigado pelo teu apoio constante, mas muitas das actividades que tenho feito devo também ao teu menino. Se não fossem as crianças que me rodeiam e que pintam o meu mundo de cor-de-rosa, o meu percurso não seria o mesmo. Obrigado por tudo mesmo.

Anónimo disse...

Também já fiz esta actividade no estágio, e deixa-me que te diga que foi de facto a actividade que os miúdos de 4 anos mais deliraram...e olha que fiz mesmo muitas.

susana disse...

Eu realizei-a com crianças de 5, e também estas amaram esta actividade, pois é extremamente lúdica. Por vezes coisas simples trazem grandes resultados, mais que não seja a alegria que se revela através de cada sorriso no decorrer desta pintura.

Anónimo disse...

Esta pintura está um espectáculo, por vezes coisas tão simples e prazerosas para os putos, dão resultados incríveis.

Unknown disse...

Que fixe! Apetecia-me agarrar já num grupo de crianças e fazer a experiência, mas agora realmente não dá. Mas vai ser na primeira oportunidade, pode crer!