08 agosto 2007

Bloco Estampado com o Pé do Bebé

O pé estampado serviu para forrar um bloco de anotações para oferecer aos papás. Foi uma actividade muito gira e fácil de fazer.

Materiais:
- Cartolina
- Pincéis
- Tinta solúveis em água
- Toalhetes molhados
- Tesoura (para mim )
- Cola (não é utilizada pelos bebés)

Objectivos:

- Promover novas sensações (enquanto se pinta o pé de cada bebé)

- Proporcionar ocasiões de alegria

- Promover a exploração de novas texturas

- Despertar a curiosidade na criança

Estratégias:

-Pincelar devagar e muito bem o pé de cada criança, para que o decalque fique bem feito

-Transformar esta pintura numa brincadeira, fazendo cócegas nos pés dos bebés

-Limpar os pés de imediato (após a estampagem) e mostrar-lhes a pintura

-Bater palmas por se terem portado bem

Nota:

Nesta fase do desenvolvimento, as crianças ficam muito felizes sempre que percebem que fizeram algo que agradou às pessoas que a rodeiam.
Para além disto, quando se fez a estampagem, a maioria das crianças (pelo menos os mais velhos da sala) ficaram atentas ao resultado. Quando lhes batem palmas, após lhes limpar as mãos com uns toalhetes molhados e quentes, eles riam-se e era notório o ar de felicidade na cara deles. Embora sejam muito pequenos, são muito espertalhões e a cada dia que passa surpreendem-nos.
Os recortes da cartolina e respectiva colagem no bloco de notas para dar aos pais, ficaram ao encargo das pessoas adultas da sala. Nenhum bebé contactou com a tesoura nem com a cola.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ai ai, que saudades dos "meus" babys!Fiz esta actividade quando estive no berçário e foi interessante ver as diferentes reacções dos liiindinhooos!Claro os pais adoraram, adoram sempre como sabes ver os miminhos dos seus mais que tudo!
Mais uma vez um bom momento a recordar...lalalalalalalalalaalalala.....beijão "gorda"...e a falar em babys já está na hora de começares a trabalhar para isso...

Anónimo disse...

Concordo com a tua amiga Mafalda, já é hora de fazeres um baby...ah pois é! Esta actividade deve deixar os papás a babarem-se. Está linda! Beijo

Anónimo disse...

Esta pinturinha está o máximo. Gostei.


Carla Sacramento

Anónimo disse...

Pintura simples, sóbria mas com "estilo". Os miúdos devem gostar de ver estas pinturas quando crescerem.

Anónimo disse...

oi linda,desculpa, já há algum tempo que naõ visitava o teu blog mas tenho tido pouco tempo,sabes como é,naõ é.acho esta actividade muito gira e taõ simples de se fazer,e deve dar uns quadros muito giros para os pais babados terem por casa.já agora falando em babys naõ concordo com as tuas amigas Mafalda e Madalena,acho que tens tempo mas naõ demores muito,quero ser "tio" daqui a algum tempo eh eh eh .... beijocas grandes

Anónimo disse...

Então Susana, nunca mais postaste? Desististe do blog? Olha que não devias desistir. Fico à espera de postagens tão boas como as que fizeste até aqui

susana disse...

Obrigado a todos pelo vosso apoio constante, e espero continuar à altura das vossas espectativas. Por isso mesmo, quero postar cada vez mais recursos para que vocês, interessados pelo mundo da educação, possam utilizar no vosso dia-a-dia, sejam educadores, pais, ou simplesmente pessoas que adoram este mundo interminável de amor.

Margarida disse...

Susana até que enfim um blog sobre educação de maneira que todos entendam, continua , e parabens pelo teu trabalho.
Posso te adicionar, acho que nem vou esperar pela resposta, depois se não puder diz-me que eu tiro.
Bjs da avó Guida

susana disse...

Margarida: Fico feliz por ver que tem o meu blog em tão boa conta, acredita que é um orgulho para mim. Beijinho. Ah! A Margarida adicionou o meu blog e eu já adicionei 2 dos seus blogs no meu. Beijinho