22 outubro 2007

Actividade 2 – Construção de uma Lanterna com uma Abóbora

Esta actividade será sem duvida alguma a primeira actividade prática que as crianças irão realizar. Logo pela manhã, a educadora (que já havia falado com a cozinheira), terá na sua sala uma abóbora redondinha e que seja mais ou menos direita (isto leva a que esta actividade tenha o apoio de diferentes funcionários da instituição). Depois de falar com os meninos cerca de 10 minutos para explicar o que se irá fazer de seguida, há que começar a trabalhar. O corte “tipo tampa” no cimo da abóbora, é feito pela educadora (com a ajuda da auxiliar) na frente dos meninos, devido à necessidade de se utilizar uma faca, logo seria muito perigoso deixar os meninos fazer este corte em formato de tampa. Nestas idades qualquer objecto cortante pode ser um perigo, quanto mais uma faca que para o efeito pretendido terá que cortar bem. Antes de todo o grupo começar a descascar o interior da abóbora, a educadora deve dar 3 directrizes para organizar o grupo:
1. Por se tratar de uma tarefa com um material (abóbora) que em principio lhes é completamente novo (este tipo de actividade), irei comunicar a divisão do grupo, para que a aprendizagem da actividade seja feita em grupos pequenos, pois com toda a certeza que o impacto e a participação de cada criança será maior.
2. De acordo com o número de crianças em cada sala, deverá dividir-se a turma 4 ou 5 grupos, retirando a ordem pela qual os grupos irão descascar a abóbora, sob a supervisão da educadora.
3. Os meninos que assim quiserem põem umas luvas nas mãos, e os que não quiserem tocar sequer com as mãos no interior da abóbora, irão fazê-lo com uma espátula de madeira.
Após a abóbora estar completamente vazia, a educadora fará com uma faca, sozinha, os orifícios dos olhos, nariz e boca. Ao mesmo tempo explica todos os passos aos seus meninos. A abóbora está pronta! Após deixar o interior da abóbora secar durante 1 dia, pode-se colocar velinhas a arder no seu interior, e verificar o quanto bonita ficou. Os objectivos principais que esta actividade pretende alcançar, são:
Interacção grupo/educadora
Respeito pelo trabalho dos colegas e pelo tempo que estes demoram a descascar a abóbora ( 5 ou 6 minutos a cada grupo, e caso seja necessário recomeça-se novamente do 1º grupo )
Capacidade de Observação e de Atenção
Conhecimento de novos materiais, que proporcionem uma actividade pedagógica interessante e motivadora.

10 comentários:

CLAROBIJU disse...

Olá gostei muito da ideia vou experimentar fazer cá em casa para o dia das bruxas. muitos bjs

patwork disse...

Olá Susana,
Obrigada pela visita e comentário que deixaste no meu blog.
Somos colegas de profissão ( tb sou educadora) embora não esteja a trabalhar em nenhuma escola. Mas tenho dois "alunos" particulares e já fiz uma lanterna abóbora com eles. Adoraram!! O difícil foi deitar a abóbora fora, quando já dava sinais de "podre".
Bj Patrícia

Anónimo disse...

Olá liiindiiinhaaaa!
Esta actividade por mais que já a conheçamos (quem a conhece) nunca deixa de ser cansativa de a realizar, porque o que importa é ver a delicia com que as crianças vibram ao realizar a mesma.É muito divertida, e doce de abóbora derretido nas tostinhas,mham mham!
Foi mais um bom momento para recordar de quando estava a trabalhar com as minhas crianças e fiz esta actividade, velhos tempos!
Beijinhos!

Anónimo disse...

Esta actividade é já bastante conhecida, mas muito poucas vezes posta em prática, pelo menos desta forma como tu descreves. Beijocas

susana disse...

Clarobiju: Bem vinda ao meu blog. Fico feliz por saber que gostou do meu blog e desta actividade em questão. Obrigado pela visita ao meu cantinho. Beijocas

Patwork: Não sabia que era educadora de infância. Quando fui visitar o seu cantinho, foi para poder ver as suas artes e adorei. De facto as crianças quando gostam de algo, não querem nunca mandar fora. Parabéns por ter feito esta actividade com os seus meninos. Nem todas as pessoas, têm paciência para tal. Beijinho e obrigado por ter visitado o meu blog.

Mafaldinha: Pois é miga...esta actividade tem barbas enormes, no entanto continua a ser descurada pela grande parte das educadoras. As justificações são sempre as mesmas: dá trabalho, não arranjar abóboras, considerar perigoso (quando se houver cuidado...), etc, etc e tal. Já calculava que tivesses realizado esta actividade, até porque te conheço há muito tempo, logo o teu pensamento já não é para mim desconhecido. Beijinho grande do fundo do meu coração.

Mariana: Olá linda. Concordo plenamente com o que disseste (basta veres a resposta que dei à Mafalda). É dificil mudar pensamentos e atitudes, mas...consegue-se. Beijo grande

Anónimo disse...

Esta actividade é conhecida...logo, embora a considere importante na contextualização da temática, acho que a actividade da torta está de facto muito mais criativa. Gostei do teu blog, talvez porque também trabalhe com crianças.

susana disse...

Olá helena. Creio que nunca tinha visitado o meu blog. Se já o havia comentado...lamento muito não me lembrar, se ainda não o tinha visto nem comentado, seja bem-vinda e espero que volte. De facto esta actividade não é original...é do conhecimento de todos que a abóbora é um dos símbolos mais marcantes deste festejo. Beijinhos e obrigado pelo comentário.

Ana Karina disse...

Oi Susana!
Vira volta eu passo aqui pra ver tuas idéias super inteligentes!!
É incrivel ver que na brincadeira existem sempre objetivos sérios e importantes para o crescimento dos pequenininhos!!
Dá até vontade de "fabricar" alguns pra poder brincar com eles!! :)
Aqui é tradição fazer as lanternas no outono. Dá próxima vez que fizer, vou pensar em você e torcer pra que bastante criancinhas possam experimentar a brincadeira!
Beijinhos grandes
Ana Karina

Assunção disse...

Olá, amor, estás boa?
~Quando colocas actividades sobre o Natal? Não estou a perceber...
Beijinhos.
Assunção

susana disse...

Ana Karina: Oi minha linda, só hoje estou a responder à tua postagem, mas...lembro-me de ti várias vezes. A semana passada falei sobre ti com a tua amiga Liliana, que modéstia à parte eu já não via desde o casamente dela (também não foi assim há tanto tempo!). Estas lanternas são muito fáceis de fazer, basta querer. Beijoca e quando cá vieres não te esqueças de me dizer. Beijinho grande


Assunção: Oh minha querida, na data em que te estou a responder, até já postei sobre o carnaval, quanto mais o Natal. Espero que estejas bem. Beijo