16 outubro 2007

Qual a origem do Haloween?

O Haloween está à porta...por isso mesmo, vou dedicar os próximos dias a esta temática. Por isso mesmo, vou primeiramente explicar o que significa esta palavra - Haloween, e desta forma permitir a todos um maior conhecimento sobre a temática em questão. Postarei depois actividades direccionadas para a idade de Jardim de infância, esperando desta forma contribuir para a prática pedagógica de todos aqueles que desejem "trabalhar" esta temática.
Antes de mais e preciso que se saiba que a expressão “Haloween” deriva de “All Hallow Eve”, ou seja “Noite de Todos os Santos”, e por isso mesmo se celebra na noite de 31 de Outubro. Como todos sabemos, o dia 1 de Novembro e o “Dia de Todos os Santos”, e é designado por “All Hallows Day”. O Haloween comemorou-se em grande escala até há meia dúzia de anos atrás, nos Estados Unidos da América e no Brasil, no entanto esta tradição tende a alargar-se aos países da Europa, não pela crença no regresso das almas do outro mundo, mas sim pelo pretexto de brincadeira e diversão que se desencadeia!

Nos dias de hoje, esta festa é celebrada com mascaras de monstros, bruxas, fantasmas, mortos, etc., e sempre com um espírito de brincadeira. Alguns jovens reúnem-se perto de uma fogueira para contar histórias pela noite dentro; outros saem de casa para pedir doces de porta em porta: “doçuras ou travessuras”. O Haloween em Portugal está em franca expansão no “mundo” dos adultos. Vários bares e discotecas já fomentam a entrada de clientes apenas mascarados nesta madrugada. Sem duvida alguma, que a maioria das fardas alugadas, vendidas ou improvisadas, são para uso de jovens e adultos, até porque a hora tardia não permite que crianças pequenas se divirtam pela madrugada fora.
No entanto, nas faixas etárias mais baixas, o Haloween esta ainda um pouco “enublado”, pois só de há 2 ou 3 anos a esta parte é que as escolas e os Jardins-de-infância começaram a aceitar esta tradição que dizem ser tipicamente Americana.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem Susana, as coisas que tu descobres! Espectacular. Amei e vou tentar quando tiver um grupo só meu, criar uma história infantil para contar de onde deriva esta palavra. Fico então a aguardar as tuas propostas de actividades. Beijinhos

kakauzinha disse...

Olá Susana,

Bem, eu já conheço há muito este tema. Além de ter família nos Estados Unidos as minhas filhas estudaram num colégio inglês e era eu que lhes fazia as máscaras. Depois continuaram a festejar o Halloween com os amigos, é como dizes, mais um motivo para uma divertida reunião.

Beijinhos***:))))

Anónimo disse...

Olá querida!
Já tinha conhecimento do seu significado,mas nunca é demais recordar!
É verdade os adultos adoram divertir-se, eu por acaso nunca fiz uma noite de Halloween quem sabe se ñ é este ano contigo, porque ñ?
Beijocas e já vou espreitar de seguida as actividades.

susana disse...

Mariana: Para criar uma história basta por a criatividade a funcionar...e zás! Parabéns pela tua ideia. Desejo-te sorte para a tua historinha

Kakauzinha: Minha querida, é de facto uma forma de se ter diversão...mais uma reunião para nos divertirmos. Em Portugal está cada vez mais divulgado, mas ainda está muito por trilhar. Beijinhos e obrigado

Mafaldinha: Pois é miga...tu deves lembrar-te bem deste tema,de tantos que forma os dias a que nos dedicamos a ele. Afinal a faculdade sempre serve para alguma coisa. Lol