30 outubro 2007

Actividade 6 – Preparação das Fardas e Máscaras do Haloween para usar na Peça Teatral

A preparação de máscaras ou fardas para vestir, é sempre uma situação de festa para as crianças. A grande maioria dos meninos adora mascarar-se e poder encarnar alguém que na realidade não é. É importante salientar que para esta actividade, os meninos podem já ter sido medidos anteriormente pela costureira da instituição. Para esta actividade eu considerei viável a realização de 4 máscaras diferentes: Bruxa, Múmia, Monstro e Cabeça de Abóbora. A distribuição dos meninos pelas diferentes fardas será feita de acordo com o número de crianças existentes no grupo.
Após uma breve conversa com o grupo de crianças, diz-se quais as fardas possíveis de serem realizadas. Esta actividade conta com a participação dos pais que queiram estar presentes para ajudar e para dar ideias para ornamentar as vestimentas dos meninos. Por considerar viável e bastante prático, irei vestir os meninos de forma simples e engraçada, e sem que seja preciso dispender de elevados custos económicos.
As Bruxas:
Desta forma as/os bruxinhas/os, serão vestidos com uma batina preta previamente cedida pela secção de costura do jardim-de-infância, e o cabelo estará no dia da dramatização, todo desgrenhado e empastado.
As bruxinhas entrarão em palco sempre com uma vassoura na mão, pois tal como reza a historia, as vassouras são o meio de transporte que elas usam apara voar.
As Múmias:
As múmias serão feitas com base em rolos de papel higiénico. Assim no dia da Dramatização, estas crianças serão enroladas em papel higiénico, de forma a lembrar uma verdadeira múmia. Na cara das crianças serão postas uns pensos rápidos em forma de cruz, e na cabeça levarão um gorro branco.
Os Monstros:
Algumas crianças farão de monstro no dia 31 de Outubro. Estas crianças levarão uma batina (tipo lençol) castanha (também cedida pela secção de costura da escola) e na cara uma mascara muita feia, de dar arrepios de medo… Esta será uma das actividades que se pode fazer nesta manhã (antes de decidir quem é quem).
As Cabeças de Abóbora:
Esta farda terá como base uma batina cor de laranja até aos pés, e na cara uma mascara com o desenho de uma abóbora. Estas máscaras serão realizadas na sala de aula.
A Realização das Máscaras
Como já pudemos constatar, quer as bruxas, quer as múmias não requerem de trabalho, ao nível de sala de aula, para realizar máscaras. Assim serão necessárias apenas as máscaras de monstro e as máscaras de Cabeça de Abóbora. Então estas máscaras serão realizadas na manhã do 6º dia de trabalhos sobre o Haloween, após a conversa em que se explica o que é pretendido na Dramatização. A educadora, já terá arranjado previamente o desenho das mascaras, e o que será pedido aos meninos, é o enfeite das diferentes máscaras, ou seja a composição que cada uma vai ter no seu interior. Todos os meninos darão diferentes sugestões para realizar as máscaras, e só depois é que se decide quem interpreta cada personagem. Caso não se chegue a um consenso, a educadora deverá fazer um sorteio para decidir a personagem que cada criança irá representar. Caso haja tempo, ainda na parte da manhã a educadora deverá descrever o que cada personagem vai fazer no dia da Dramatização. Por ser tão acessível, os ensaios não terão de ser feitos exaustivamente, nem nada que se pareça. Os ensaios deverão e serão breves e fáceis. Sem duvida que as dramatizações, pela sua natureza multidisciplinar, constituem um dos melhores recursos globalizantes para o desenvolvimento das crianças.

11 comentários:

Anónimo disse...

Bem...tu não paras Susana. Ou gostas mesmo do Haloween, ou então nem sei! Estou a adorar as tuas postagens sobre esta época, mas que jeito me teriam dado qundo tive que fazer um trabalho na universidade sobre esta tradição. Beijinho. Continua assim.

Anónimo disse...

tia adoro as tuas postagens e principalmete o eu blog ! continua assim vais pelo caminho serto.amo-te beijocas da tua preincesa.da rafaela

Anónimo disse...

tia adoro as tuas postagens e principalmete o eu blog ! continua assim vais pelo caminho serto.amo-te beijocas da tua preincesa.da rafaela

Anónimo disse...

tia fis asneira pos anonimo!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Adorei a ideia e a explicação de como se podem fazer estas fardas.

Ah! Tens uma sobrinha muito "quida", pelo menos no que diz respeito ao carinho transmitido por ela através dos comentários a este post. Beijinhos

Anónimo disse...

Hi darling!
Esta é a minha expressão favorita, a expressão dramática. Adorei já estava a imaginar o cenário todo, a euforia contagiante, eh eh. Era bom que todas as instituições tivessem uma costureira,mas quando não há aparecem sempre umas avózinhas e mamãs simpáticas, que ficam todas babadas pelas suas artes, eh eh! Beijão lindona!

Anónimo disse...

A expressão dramática é de uma unidade curricular enorme, exige que várias expressões se juntem e se complemetem, é do melhor! Os miúdos adoram o facto de vestirem a pele de pessoas e seres que nunca foram e que dificilmente virão a ser. É sempre importante frisar e recomendar actividades com este cariz. Beijinho

susana disse...

Mariana: Eu bem sei do que falas...que tanta investigação tive que fazer sobre as várias quadras e épocas festivas do ano. Beijinho.

Rafaela: Meu amor fofo...minha princesa mangalona...minha linda...não há palavras para definir qual é o teu lugar na minha vida, pois sem ti eu não teria vida. AMO-TE princesa

Patricia: Estas fardas foram pensadas por terem um grau de dificuldade mínimo.
De facto tenho uma sobrinha muito querida, é a minha princesa boa. É uma quida

Mafalda: De facto minha querida, sempre que não se consegue caçar com cão, tem que se caçar com gato, que é como quem diz que se se não consegue costurar as fardas (ou outras coisas) dentro da instituição, tem de se pedir a colaboração dos papás e restantes familiares. A maioria deles até gosta de participar, especialmente as avózinhas que são muito queridas.
A expressaõ dramática sempre foi a tua expressão de eleição, bem sei! E que tanto nos divertimos nós nesta disciplina!!! Ainda hoje arrumei as fardas com que desfilei na nossa peça, lembras-te? Bj

Helena Relvas: Tento ao máximo diversificar as actividades que vou postando, para que estas abranjam o maior número de áreas curriculares possíveis. Acho que esta minha preocupação é válida, e fico feliz por saber que outras pessoas pensam como eu. É importante que a criança realize activiaddes qem vários âmbitos. Beijinho Helena

Assunção disse...

Olá, amiga, estás bem?
Quando pões actividades de Natal, é complicado, tens falta de tempo?
Beijinhos.
Assunção

susana disse...

Assunção: Fiquei estupefacta quando vi um comentário teu no meu cantinho miga. Adorei ver-te por cá. Bem sei que não tens muito tempo. Beijoca grande com muito carinho

Susana Alves disse...

Olá Susana, encontrei o teu blog por acaso e achei mto curioso ver as tuas actividades. Eu fui tua colega no curso de educação pela arte, no ispa!! Sou a outra Susana Fico feliz por te ver tão activa e sempre apaixonada pelo que fazes. muitos beijinhos e mta sorte e felicidade, Susana