Aqui fica um placar possível e fácil de fazer, para a abordagem do Corpo Humano/Esquema Corporal, diferenças e semelhanças entre os géneros. Este placar foi realizado por mim, e as figuras da menina/menino foram recortadas de uma revista direccionada para Educadores de Infância.
O mais importante é a criança participar aquando da montagem deste placar, pois as figuras (menina e menino) são fixadas no quadro através de velcro. Claro que esta actividade de montagem do corpo humano deve ser sempre precedida de uma conversa, e continuada com mais actividades.
Caixa com os diversos membros do corpo humano
Placard "Menino"
Placard "Menina"
Nota:
É importante que desde sempre se eduque para a sexualidade como sendo algo de inato. Mesmo em idade de creche, é importante responder às questões colocadas pelas crianças. Sempre que se inicia o ciclo de levar as crianças ao bacio, as crianças colocam questões de cariz sexual, e estas devem ser respondidas de forma natural e verdadeira (e no entanto não estão sequer em idade pré escolar). A curiosidade é normal nestas idades, e convém que eles se sintam esclarecidos desde sempre.
No entanto, sempre que se pensa em educação sexual, tem de se ter em conta o nosso próprio corpo, e as relações que estabelecemos com os outros e connosco próprios. Esta perspectiva alargada da educação sexual faz com que se perceba o quanto importante é esta temática na vida das crianças, pois só conhecendo e aceitando o nosso corpo é que podemos promover aspectos como a auto-estima e a capacidade de decisão e afirmação pessoal, aspectos estes que contribuem para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. A criança deve reconhecer-se como parte integrante de um género sexual, aceitando as diferenças e semelhanças entre o seu corpo e o dos seus amigos.