A preparação de máscaras ou fardas para vestir, é sempre uma situação de festa para as crianças. A grande maioria dos meninos adora mascarar-se e poder encarnar alguém que na realidade não é. É importante salientar que para esta actividade, os meninos podem já ter sido medidos anteriormente pela costureira da instituição.
Para esta actividade eu considerei viável a realização de 4 máscaras diferentes: Bruxa, Múmia, Monstro e Cabeça de Abóbora. A distribuição dos meninos pelas diferentes fardas será feita de acordo com o número de crianças existentes no grupo.
Após uma breve conversa com o grupo de crianças, diz-se quais as fardas possíveis de serem realizadas.
Esta actividade conta com a participação dos pais que queiram estar presentes para ajudar e para dar ideias para ornamentar as vestimentas dos meninos.
Por considerar viável e bastante prático, irei vestir os meninos de forma simples e engraçada, e sem que seja preciso dispender de elevados custos económicos.
As Bruxas:
Desta forma as/os bruxinhas/os, serão vestidos com uma batina preta previamente cedida pela secção de costura do jardim-de-infância, e o cabelo estará no dia da dramatização, todo desgrenhado e empastado.
As bruxinhas entrarão em palco sempre com uma vassoura na mão, pois tal como reza a historia, as vassouras são o meio de transporte que elas usam apara voar.
As Múmias:
As
múmias serão feitas com base em rolos de papel higiénico. Assim no dia da Dramatização, estas crianças serão enroladas em papel higiénico, de forma a lembrar uma verdadeira múmia. Na cara das crianças serão postas uns pensos rápidos em forma de cruz, e na cabeça levarão um gorro branco.
Os Monstros:
Algumas crianças farão de monstro no dia 31 de Outubro. Estas crianças levarão uma batina (tipo lençol) castanha (também cedida pela secção de costura da escola) e na cara uma mascara muita feia, de dar arrepios de medo… Esta será uma das actividades que se pode fazer nesta manhã (antes de decidir quem é quem).
As Cabeças de Abóbora:
Esta farda terá como base uma batina cor de laranja até aos pés, e na cara uma mascara com o desenho de uma abóbora.
Estas máscaras serão realizadas na sala de aula.
A Realização das Máscaras
Como já pudemos constatar, quer as bruxas, quer as múmias não requerem de trabalho, ao nível de sala de aula, para realizar máscaras. Assim serão necessárias apenas as máscaras de monstro e as máscaras de Cabeça de Abóbora.
Então estas máscaras serão realizadas na manhã do 6º dia de trabalhos sobre o Haloween, após a conversa em que se explica o que é pretendido na Dramatização.
A educadora, já terá arranjado previamente o desenho das mascaras, e o que será pedido aos meninos, é o enfeite das diferentes máscaras, ou seja a composição que cada uma vai ter no seu interior. Todos os meninos darão diferentes sugestões para realizar as máscaras, e só depois é que se decide quem interpreta cada personagem. Caso não se chegue a um consenso, a educadora deverá fazer um sorteio para decidir a personagem que cada criança irá representar. Caso haja tempo, ainda na parte da manhã a educadora deverá descrever o que cada personagem vai fazer no dia da Dramatização. Por ser tão acessível, os ensaios não terão de ser feitos exaustivamente, nem nada que se pareça. Os ensaios deverão e serão breves e fáceis.
Sem duvida que as dramatizações, pela sua natureza multidisciplinar, constituem um dos melhores recursos globalizantes para o desenvolvimento das crianças.