09 junho 2007

As Crianças e sua Relação com a Natureza

Desde sempre se tem dito que a criança deve contactar com a natureza. Mas na realidade muitas são as vezes em que esta desconhece por completo que existem locais destinados à plantação/criação de flores, árvores e plantas, de forma a satisfazer as vontades incessantes de clientes muitas vezes exigentes,. e que procuram diversidade e qualidade para os seus jardins/terraços. Para além disto, é importante estreitar as relações dos mais novos com a natureza que os rodeia, transmitindo-lhes o quanto importante são estes seres vegetais no nosso planeta.
1ª ActividadeVisita a Viveiros /Centros de Jardinagem

Para que a criança tenha contacto com a natureza, penso que primeiramente deveria saber que existem locais apropriados para a criação de hortas e jardins, de forma a constatarem como nascem e vivem as diferentes plantas. Em cada viveiro/Centro de Jardinagem existem monitores aptos a responderem às dúvidas que lhe fossem colocadas, explicando de uma forma mais óbvia, sucinta e fácil, a melhor maneira de plantar um ser vegetal. É até possivel combinar com este monitor, uma visita com crianças (seja uma ou duas, ou uma turma de uma escola) na hora em que ele esteja a plantar algo, de forma a explicar e exemplificar o que vai dizendo, e deixando um menino ou dois experimentar.

2º ActividadePé de Feijão

Material: - 1 copo alto transparente
- 1 pedaço grande de algodão
- 2 ou 3 feijões
- 1 folha de papel grosso
Como Fazer:

- Forra-se o interior do copo com o papel grosso
- Enche-se o copo com o algodão e coloca-se o feijão entre o vidro e o papel, para desta forma ver-mos o feijão a desenvolver.
- Enche-se o copo de água até meio e coloca-se num local que não apanhe sol directamente, à espera que os feijões cresçam.
- O crescimento dos feijões é um processo lento, por isso temos que mentalizar as crianças deste facto para que não se desmotivem. Deve-se regar todos os dias, ou pelo menos de dois em dois dias, de forma a que o algodão não chegue a secar.
- Volvidos alguns dias iremos começar a ver os feijões a crescerem e a formarem raízes que se agarram ao copo todo.
Nota: A cada criança cabe a função de zelar pela sua respectiva plantinha.

08 junho 2007

Reciclar

Reciclar é uma forma de valorizar os materiais que já foram utilizados, transformando-os noutros materiais úteis. Isto significa que os materiais considerados inúteis são aproveitados para serem transformados em novos produtos ou em matérias-primas de forma a diminuir a quantidade de resíduos, poupar em energia e recursos naturais valiosos, através da reintrodução de resíduos recuperados no seu próprio ciclo de produção. A reciclagem tem que, antes de mais, ser enquadrada como uma aquisição de novos hábitos em que todos nós temos um papel fundamental. Com isto, quero dizer que os programas de deposição e recolha selectiva de papel, vidro, metal, plásticos e pilhas, têm que ser encarados como um primeiro passo para a reciclagem de materiais não biodegradaveis.

Existe uma enormidade de actividades de reciclagem que se podem fazer com as crianças, mas como estamos na semana do Ambiente, nada melhor do que construirmos o nosso Planeta Terra.
ActividadeConstrução de um globo
(com Papel Reciclado)
Material:
- 50 jornais de formato grande
- Espátula ou colher de madeira
- Bola insuflável de tamanho médio
- Alguidar
- Trituradora
- Globo
- Cola Branca
Como fazer:
1º - Rasga-se as folhas dos jornais em tiras e depois em pequenos pedaços
2º - Coloca-se os bocadinhos de folhas no alguidar e junta-se água quente
3º - Com a espátula, amassa-se o mais que se conseguir ( não nos podemos esquecer de usar luvas devido às tintas dos jornais)
4º - Deixa-se a mistura repousar até ao dia seguinte
5º - Introduz-se a mistura na trituradora, reduzindo-a desta forma a pasta. Não convém triturar demasiado, porque para o efeito pretendido a pasta tem que ter alguma consistência e espessura.
6º - Junta-se ao preparado duas a três colheres de cola
7º -
Após a pasta de papel ficar pronta,enche-se (de ar) a bola insuflável.
8º - Forra-se a bola insuflável com a pasta anteriormente feita, de forma a fazer lembrar um mundo.
9º - Deixa-se secar
10º - Será preciso uma nova quantidade de pasta de papel, que servirá para desenhar diferentes continentes e Oceanos.
11º - Deixa-se secar muito bem
12º - Pinta-se de forma a parecer um globo

07 junho 2007

Dia dos Oceanos

Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água A menina Gotinha de Água vivia no mar sem fim. E era linda, tão linda, vestida de esmeralda e luar. Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma, ela brincava com as suas irmãs. (…)
Papiniano Carlos in Menina Gotinha de Água
Neste Dia dos Oceanos é importante lembrar e reflectir, sobre a importância que a água tem nas nossas vidas. Cabe aos adultos alertar as crianças para a importância que água tem no nosso Mundo. Assim, proponho algumas actividades que se podem realizar com os mais novos:
Actividade 1:
Contar a história "A Menina e a Gotinha de Água"
Objectivo Geral:
- Sensibilizar as crianças para a importância da água na vida de todos nós
Objectivos Específicos:
- Desenvolver a Linguagem
- Interiorizar o Ciclo da água
- Compreender o que é um "ciclo"
- Recontar a história e nomear alguns elementos do ciclo da água
Recursos Materiais:
- Livro da História
- Imagens do ciclo da água
- Papel e lápis
Actividade 2:
Brincar e fazer experiências com a água
Objectivos Gerais:
- Conhecer algumas propriedades da água
- Promover a noção de quantidade
Objectivos Específicos:
- Interiorizar novas aprendizagens
- Perceber que diferentes materiais têm um contacto diferente com a água
Recursos Materiais:
- Piscinas insufláveis ou alguidares
- Copos de plástico (altos)
- Copos de plástico (pequenos)
- Esponjas
- Bolas pequenas de borracha
- Aventais
- Copo de medição de líquidos
Actividade 3:
A Água no Nosso Dia-a-Dia
Objectivo Geral:
- Perceber que a água é de facto um bem essencial
Objectivos Específicos:
- Identificar rotinas diárias
- Perceber que sem água não se viveria
- Reconhecer rotinas em placards
Recursos Materiais:
- Placards com imagens em que se utiliza a água (tomar banho, regar plantas, lavar a cara, lavar a loiça, nadar e mergulhar, beber água, cozinhar,etc.)
Exemplo de imagens que se podem mostrar às crianças:
__________________________
Material de Apoio:

Legenda:

1- A água dos lagos, rios e mares está no estado líquido.

2 - O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.

3 - Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

06 junho 2007

A Compostagem

O aumento colossal da população, a utilização desregrada dos recursos naturais e a poluição provocada pelos próprios homens, vêm causando graves desequilíbrios ambientais. Todos estes factores têm-se repercutido no nosso planeta da forma mais abrupta possível, pondo em causa não só a saúde e qualidade de vida do Homem na Terra, como a sobrevivência do próprio planeta.
A Compostagem é um modo natural de transformação dos lixos orgânicos através de reacções químicas e físicas, donde deriva o Composto. Este resultado final da Compostagem é um fertilizante natural que na maioria das vezes é usado como adubo para as plantas. No entanto tem que se ter em atenção ao que é colocado na pilha de Compostagem. Em principio, os resíduos vegetais e animais (como por exemplo os restos de alimentos e os resíduos de jardim) , podem ser compostados.
Acredito plenamente que a Compostagem é um importante passo para a sensibilização ambiental, mas no entanto sei que a maioria das crianças nem nunca ouviu falar de tal palavra. Nos dias de hoje é difícil encontrar meninos que saibam o quanto pode ser útil as cascas de batatas ou cebolas.
Assim, a Compostagem a meu ver tem dois objectivos primordiais:

- Sensibilizar os alunos para a importância da diminuição dos resíduos que muitas vezes consideram lixo face à possibilidade de aproveitamento deste para outros fins.
- Aproveitar a matéria orgânica da cozinha da nossa casa/escola para ser utilizada num pequeno jardim ou horta, possibilitando desta forma a observação do crescimento das flores e plantas que os próprios alunos cultivam.
A Câmara do Seixal tem um Guia de Compostagem dirigido a um público adulto muito interessante, e que está online. Tem também um Caderno de Compostagem destinado à comunidade escolar, de forma a que as crianças compreendam melhor do que trata esta temática. Assim, para os consultarem ou até imprimirem basta clicar na imagem respectiva em baixo.

05 junho 2007

A Importância de um Ambiente Saudável

Hoje é o Dia Nacional do Ambiente, e como tal, é hora de começarmos a educar as nossas crianças para uma maior sensibilização ambiental. Hoje em Lisboa, vi algumas actividades de rua, que com muita pena minha não fotografei (não tinha a máquina fotográfica comigo). É urgente a valorização da importância do Eco Ponto no dia-a-dia de todos nós. Ao longo dos últimos anos, muito se tem falado do preço que estes recipientes coloridos têm (eco ponto); pois é , alguém se lembra que se pode separar o lixo, mesmo sem ter que se comprar o "caixote" apropriado? Pode-se até fazer um eco ponto artesanal, que é como quem diz, feito por cada um de nós! Tenho a certeza que a maioria das crianças até gostariam de ter esta oportunidade, ainda mais se esta fosse realizada na companhia, e com a ajuda dos seus papás. Existem de facto pequenas questões que a muitos parece irrelevante, mas que podem alterar os valores de poluição e destruição em que se encontra este nosso planeta.

04 junho 2007

Semana do Ambiente

Cada vez mais devemos sensibilizar as nossas crianças para as questões ambientais, pois eles serão os Homens do futuro, e os habitantes deste nosso planeta. É importante educá-los para os valores, e que estes incluam, claro está, questões de carácter ambiental e ecológico. Assim, e porque esta semana se comemora a temática do ambiente, vou antes de mais, indicar-vos algumas actividades pedagógicas que pesquisei, e que considero extremamente interessantes para os mais novos. Amanhã, dia 5 de Junho (Dia Nacional do Ambiente), haverá na Feira do Livro às 17 horas, uma peça teatral intitulada "O Meu Filho Manuel", alusiva a esta temática ambiental, e organizada pelo Departamento de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa. Ainda na capital, haverá no Jardim Zoológico, um leque muito vasto de actividades relacionadas com esta temática. Assim, as actividades ambientais do Zoo de Lisboa decorrerão de 4 a 10 de Junho, e prometem divertir e sensibilizar as crianças que por lá passarem. Assim, no dia 5 de Junho, existirão diversos ateliers a decorrer no Centro Pedagógico do Zoo, entre as 10:00 e as 13:00, e entre as 14:00 e as 17:00. Entre estas actividades encontra-se um Atelier de Origami (construção de animais em papel), Atelier de Máscaras construidas através de reaproveitamento de materiais de desperdício, e um Atelier que aborda os 5 sentidos e sua importância para o conhecimento de tudo o que nos rodeia.
Ainda durante o dia de amanhã, estará no Zoo a Sociedade Ponto Verde, que fará uma acção intitulada "Separar Vai Colar", onde se visa sensibilizar os visitantes deste espaço para a colocação das embalagens no Ecoponto.
No dia 7 de Junho (Dia dos Oceanos) às 15:00, os D`ZRT irão cantar duas músicas na Baía dos Golfinhos. No entanto, as informações de preservação dos Oceanos só serão dadas no dia 8 de Junho, onde vem indicado todas as maneiras de ajudar a manter os Mares e Oceanos limpos e com vida.
A MercoAlcobaça (Festa da Criança e do Ambiente em Alcobaça) já começou, e tem sido um verdadeiro sucesso. Esta festa propõe que as crianças participem em inúmeras actividades que despertem a sua criatividade, curiosidade e sensibilidades para temas como a cidadania, o ambiente e a solidariedade. O Zoo de Lisboa também participa neste evento, marcando a sua presença com um stand interactivo e ateliers diversos, mas sempre ligados à temática ambiental, social e cultural.
Em Torres Novas a Semana do Ambiente é também festejada com muita alegria e cor.
A Câmara Municipal do Porto também propõe actividades para grandes e pequenos, sendo que o ambiente também está no centro destas comemorações.