19 maio 2007

Pintar

"A pintura pela sua consistência e pela sua textura, assim como pelo atractivo das cores, ajuda muito a criança a encontrar bastante prazer. É interessante ver uma criança a utilizar a cor, aplicando-a com cuidado e minúcia, com rapidez e frenesim para obter toda a gama de emoções variadas que o material lhas suscita. (...). Diferente de pintar com guaches por causa da textura que se torna mais volumosa ao tocar, a pintura com os dedos permite um contacto directo com o material. Está mais próxima dos impulsos orgânicos fazendo os interditos saírem. Anula tabus, atinge o prazer sensorial, táctil e visual. Favorece a exploração das cores e a experiência das misturas. (...). Liberta elementos de escape e de espontaneidade gestual muito benéfica para a criança. (...). É um jogo de expressão que pode muitas vezes ser considerado erradamente, como gratuito, visto não obter resultados concretos. "
Isabel Andrea in Pedagogia das Expressões Artísticas

Vejam bem a alegria que esta criança sentiu quando se pintou toda! Não há nada melhor do que deixá-los explorar o mundo que os rodeia.

16 maio 2007

Dia Internacional dos Museus

No dia 18 deste mês (sexta-feira que vem) comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Neste âmbito muitos museus estarão abertos até bastante tarde, e outros nem encerrarão. O Museu Nacional de Arte Antiga promove o Dia Internacional dos Museus a 18 deste mês, e a Noite dos Museus a 19. O programa parece-me extremamente interessante e o telefone é o 21 391 28 00.
A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva também está a promover uma programação especial para esta data, festejando tal como o Museu Nacional de Arte Antiga, o dia e a noite dos museus. Na noite de 19, a Fundação Arpad tem actividades até à 1 hora da manhã. As entradas são grátis...pelo menos que o seja uma vez por ano! (vejam o contacto nos links interessantes que constam neste blog).
A Gulbenkian está a promover uma visita guiada intitulada "A arte de conservar o património", às 11h e às 15h do dia 18 (também encontram o contacto nos links do meu blog).

15 maio 2007

Matemática a Brincar

Uma eficiente educação pré-escolar irá reflectir-se sem dúvida alguma no percurso escolar da criança. O grande medo da maioria dos estudantes é a matemática...mas até esta pode ser dada a brincar. Numa altura em que me foi proposto na universidade apresentar uma forma de abordar as figuras geométricas com crianças de 5 anos, decidi em conjunto com uma colega, realizar um placar que abordasse o corpo humano, mas todo construído com figuras geométricas, como se metaforicamente nós fossemos um aglomerado de geometria. Na face do boneco colocámos velcro (no local dos olhos, nariz e boca), para que cada criança escolhesse que tipo de olhos, nariz, boca, etc., escolheria para compor o seu boneco. Para isso, tínhamos uma caixa cheia destes elementos que compõem o ser humano. O placar foi realizado sob o tom azul forte, por ser esta a cor em que qualquer outra mais tem contraste. As figuras geométricas que abordámos foram o rectângulo, quadrado, círculo e triângulo. É preciso salientar que todo o boneco está preso ao placar por velcro, e que então deveria a criança montá-lo desde o início, e não apenas enfeitar o seu rosto.
Esta actividade foi apenas um exemplo, pois se as aprendizagens se fizerem de forma lúdica, a criança irá cimentar mais facilmente aquilo que aprendeu, permitindo-lhes encarar a matemática com um sorriso nos lábios. Uma amiga minha fez o ano passado, através da APEI, uma formação intitulada "Matemática a Brincar", destinada a educadores de infância. Não pude realizar esta acção de formação, mas tive realmente muita pena.

14 maio 2007

Brincar

"As aprendizagens das funções que se exercem com a figura maternal e paternal não bastam para que o bebé cresça e para que a criança se torne adolescente, e o adolescente adulto. É necessário também aprender através da experiência não utilitária do brincar. Brincar é movimentar-se. Brinca-se com o que se move, brinca-se em movimento externo e interno ou mental. (...). O brincar exige reciprocidade, antes de se passar à prática da brincadeira solitária e da reflexão sem movimentos. É na reciprocidade do jogo com o outro que oferece, retira, recusa ou prodigaliza, que se aprende a comunicar."
João dos Santos in "Ensaios sobre Educação II"