26 março 2008

Actividades a Partir de uma Obra de Arte

Aqui fica uma actividade que realizei com as minhas crianças de 5, 6 e 7 anos (sobrinhos e afilhados), diferente das comuns, e garanto-vos que os mais novos vão adorar! Decidi fazer actividades directamente relacionadas com obras de arte. Claro está que primeiro contextualizei uma série de pormenores, como por exemplo: O que é uma obra de arte? E um pintor? E o que é uma escultura?

Enfim...deparei-me com algumas dificuldades face ao conhecimento desta terminologia, pois para a maioria das crianças um pintor é somente a pessoa que pinta a casa!!! Pois é...isto revela o quanto o nosso país aposta na educação e na cultura, mas em TGV, estádios e afins... é melhor nem comentar!
Após abordar as questões iniciais para a introdução desta actividade, falei-lhes da pintora Vieira da Silva, pois tinha entre mãos várias fotocópias de quadros seus, tendo optado por fazer uma actividade a partir de um quadro desta artista que tanto admiro.
Pedi-lhes então para escolherem um dos vários quadros de Vieira da Silva, mostrando-lhes todos os que tinha em mãos. Manipularam as impressões plastificadas, discutiram entre si qual o quadro mais giro mesmo sem saber o que iriam fazer de seguida. Houve uma criança que interrompe o diálogo com os amigos para me questionar acerca de que tipo de actividade se estava a falar. Quando eu disse “pintura” todos esboçaram um sorriso nos lábios. Escolheram então o quadro "Estação de Metropolitano" de Vieira da Silva, cuja pintura está postada já de seguida.

Objectivo Geral:

- Realizar uma pintura, integrando um quadro de Vieira da Silva colado ao centro da cartolina

Objectivos Específicos:

- Observar o quadro atentamente
- Seleccionar as cores que se adaptem ao quadro da pintora, para desta forma o integrar na pintura dos mais novos o melhor possível.

Conteúdos:

- Integração

- Cor

- Forma

- Linhas

- Técnica

- Continuidade

- Pintura

Aqui fica a foto do resultado final. Digam lá que o quadro não está lindo. Está um verdadeiro Show!!!