Para esta actividade, a educadora deve fazer atempadamente uma pesquisa de histórias que se possam relacionar com o tema a que estamos subjugados. Após terminar de contar a/as historia/as, deve-se conversar com as criança
s, para ter o feedback necessário que permita à educadora perceber se estão ou não a gostar do tema que estamos a “estudar”.
De seguida a educadora deve pedir-lhes para eles explorarem revistas de forma a encontrar imagens que se relacionem com o Haloween. Estas imagens tanto podem ser monstros, como aranhas, como bruxas ou até morcegos. Fica ao critério de cada criança, fazer com que uma imagem possa se relacionar directa ou indirectamente com o tema,
sem ser preciso ser explícita essa mesma relação. A criança recortará as imagens que pretenda, sempre sob o olhar atento da educadora e da auxiliar.
Após a fase dos recortes, a criança explicará a todos porque é que acha que a imagem que recortou está relacionada com esta época festiva. Cabe a nós Educadoras, estar aptas a aceitar as diferentes opiniões das crianças, e as diferentes maneiras de encarar a questão base – O Haloween.
s, para ter o feedback necessário que permita à educadora perceber se estão ou não a gostar do tema que estamos a “estudar”.
De seguida a educadora deve pedir-lhes para eles explorarem revistas de forma a encontrar imagens que se relacionem com o Haloween. Estas imagens tanto podem ser monstros, como aranhas, como bruxas ou até morcegos. Fica ao critério de cada criança, fazer com que uma imagem possa se relacionar directa ou indirectamente com o tema,
sem ser preciso ser explícita essa mesma relação. A criança recortará as imagens que pretenda, sempre sob o olhar atento da educadora e da auxiliar.
Após a fase dos recortes, a criança explicará a todos porque é que acha que a imagem que recortou está relacionada com esta época festiva. Cabe a nós Educadoras, estar aptas a aceitar as diferentes opiniões das crianças, e as diferentes maneiras de encarar a questão base – O Haloween.Os objectivos desta actividade são:
இ Desenvolver a capacidade de concentração por audição
இ Capacidade de Decisão (quando escolhe as imagens para recortar) e de fundamentação
இ Coordenação da Motricidade Fina
____________
Nota: Esta actividade serve de base à actividade que se fará no dia seguinte. Irei postá-la assim que puder.

