26 outubro 2007

Actividade 4 - Histórias e Recortes sobre o Haloween

Para esta actividade, a educadora deve fazer atempadamente uma pesquisa de histórias que se possam relacionar com o tema a que estamos subjugados. Após terminar de contar a/as historia/as, deve-se conversar com as crianças, para ter o feedback necessário que permita à educadora perceber se estão ou não a gostar do tema que estamos a “estudar”. De seguida a educadora deve pedir-lhes para eles explorarem revistas de forma a encontrar imagens que se relacionem com o Haloween. Estas imagens tanto podem ser monstros, como aranhas, como bruxas ou até morcegos. Fica ao critério de cada criança, fazer com que uma imagem possa se relacionar directa ou indirectamente com o tema, sem ser preciso ser explícita essa mesma relação. A criança recortará as imagens que pretenda, sempre sob o olhar atento da educadora e da auxiliar. Após a fase dos recortes, a criança explicará a todos porque é que acha que a imagem que recortou está relacionada com esta época festiva. Cabe a nós Educadoras, estar aptas a aceitar as diferentes opiniões das crianças, e as diferentes maneiras de encarar a questão base – O Haloween.
Os objectivos desta actividade são:
Desenvolver a capacidade de concentração por audição
Capacidade de Decisão (quando escolhe as imagens para recortar) e de fundamentação
Coordenação da Motricidade Fina
____________
Nota: Esta actividade serve de base à actividade que se fará no dia seguinte. Irei postá-la assim que puder.

24 outubro 2007

Actividade 3 - Realização de uma Torta de Haloween

Antes de mais é necessário salientar que esta actividade poderá (e deverá!) será realizada com o contributo que cada família der para a realização desta torta. Quando esta estiver confeccionada, a família deverá receber um convite do Jardim-de-Infância no sentido de irem "provar" a torta que os seus filhos fizeram.
Assim, e após a reunião de todos os elementos necessários a esta confecção, a Educadora deve passar a ler a receita em alto para os meninos ouvirem e perceberem como se irá fazer a torta. Posteriormenete, chama-se um por um para misturar o ingrediente que trouxe de casa. A ordem que cada criança mexerá a massa da torta, fica então sujeita ao momento em que o seu ingrediente é introduzido. De seguida irei apresentar a receita, e posteriormente a forma como os ingredientes foram distribuídos pelos meninos.
Torta de Haloween
Com Molho de “Sangue”
44 Colheres de bolacha Maria raladas (são raladas na cozinha da escola, ficando apenas meia dúzia para os meninos ralarem devagar, e com a ajuda da Educadora)
4 Colheres de Açúcar
3 Colheres de Manteiga ou Margarina derretida
1 Colher de sobremesa de Fermento
2 Pacotes de Queijo cremoso – “tipo Philadelphia”
1 Lata de Leite Condensado
4 Ovos
4 Colheres de sobremesa de Sumo de Limão
Para o Molho de “Sangue”:
Geleia de Morango q.b.
Material Necessário para realizar esta torta:
2 Tigelas
1 Ralador
1 Forma
Papel Vegetal
Batedeira

Modo de Preparação:
Esta Torta é uma delícia e muito fácil de preparar. A Educadora deve ir à cozinha antes de começar a confecção da torta para pedir para porem o forno a aquecer em temperatura media. Numa tigela mistura-se a bolacha ralada, o açúcar e a manteiga. Com a mão ( lavada! ) cada criança terá oportunidade de amassar este conteúdo. Reserva-se. Numa outra tigela a educadora bate os dois queijos até ficarem bem cremosos. Mistura-se aos poucos ( sob observação dos meninos , havendo sempre um deles a mexer devagarinho – neste caso será o menino que trouxe o leite condensado ) o leite condensado, até ficar bem misturadinho. Junta-se os ovos e o sumo de limão e bate-se tudo. Para isto a educadora necessita de uma criança para forrar a forma e barrar o seu interior. Então por sorteio, por exemplo, poderá ser escolhida uma criança que será encarregue de tal actividade, sempre sob o olhar atento da Educadora e da auxiliar de educação (pode também ser uma criança que tenha participado de forma menos activa na confecção da torta). Coloca-se então dentro da forma este ultimo preparado com o primeiro que havíamos reservado. Leva-se ao forno por 55 minutos, até estar bem cozidinha. Depois de fria cobre-se com muito “sangue” de morango.

Nenhum Vampirinho vai resistir!!!

Nota: Devido a levar queijo, convém que esta torta esteja sempre em ambiente frio, pode ser até no frigorifico.
Forma de Distribuição dos Ingredientes
Pelas Diferentes Crianças

_________________
Nota.: Esta distribuição que coloquei na tabela, foi realizada a partir de um grupo com 15 crianças.
_________________

Os Objectivos desta actividade são:
Exploração e conversa sobre o olfacto
Proporcionar uma tarde diferente e divertida ao grupo, visto os familiares irem lanchar connosco.
Exploração do Tacto
Compreensão da relação da torta com o Haloween
Promover a noção de número e quantidade

22 outubro 2007

Actividade 2 – Construção de uma Lanterna com uma Abóbora

Esta actividade será sem duvida alguma a primeira actividade prática que as crianças irão realizar. Logo pela manhã, a educadora (que já havia falado com a cozinheira), terá na sua sala uma abóbora redondinha e que seja mais ou menos direita (isto leva a que esta actividade tenha o apoio de diferentes funcionários da instituição). Depois de falar com os meninos cerca de 10 minutos para explicar o que se irá fazer de seguida, há que começar a trabalhar. O corte “tipo tampa” no cimo da abóbora, é feito pela educadora (com a ajuda da auxiliar) na frente dos meninos, devido à necessidade de se utilizar uma faca, logo seria muito perigoso deixar os meninos fazer este corte em formato de tampa. Nestas idades qualquer objecto cortante pode ser um perigo, quanto mais uma faca que para o efeito pretendido terá que cortar bem. Antes de todo o grupo começar a descascar o interior da abóbora, a educadora deve dar 3 directrizes para organizar o grupo:
1. Por se tratar de uma tarefa com um material (abóbora) que em principio lhes é completamente novo (este tipo de actividade), irei comunicar a divisão do grupo, para que a aprendizagem da actividade seja feita em grupos pequenos, pois com toda a certeza que o impacto e a participação de cada criança será maior.
2. De acordo com o número de crianças em cada sala, deverá dividir-se a turma 4 ou 5 grupos, retirando a ordem pela qual os grupos irão descascar a abóbora, sob a supervisão da educadora.
3. Os meninos que assim quiserem põem umas luvas nas mãos, e os que não quiserem tocar sequer com as mãos no interior da abóbora, irão fazê-lo com uma espátula de madeira.
Após a abóbora estar completamente vazia, a educadora fará com uma faca, sozinha, os orifícios dos olhos, nariz e boca. Ao mesmo tempo explica todos os passos aos seus meninos. A abóbora está pronta! Após deixar o interior da abóbora secar durante 1 dia, pode-se colocar velinhas a arder no seu interior, e verificar o quanto bonita ficou. Os objectivos principais que esta actividade pretende alcançar, são:
Interacção grupo/educadora
Respeito pelo trabalho dos colegas e pelo tempo que estes demoram a descascar a abóbora ( 5 ou 6 minutos a cada grupo, e caso seja necessário recomeça-se novamente do 1º grupo )
Capacidade de Observação e de Atenção
Conhecimento de novos materiais, que proporcionem uma actividade pedagógica interessante e motivadora.

21 outubro 2007

100 Postagens! Brutal!!!

Esta é a minha postagem número 100, e se cheguei até aqui devo a todos vocês. Beijinho e bem-haja a todos.
Aqui fica a foto de duas postagens que fiz sobre o Diferenças...marcou-me muito ter conhecido esta associação...estas crianças são muito especiais!