13 setembro 2007

Questionário para Breve!

Olá a todos. A postagem que vou colocar amanhã é uma simples brincadeira dirigida a todos os que queiram nela participar, mas será mais fácil para quem seguiu o meu blog ao longo dos últimos meses. Refiro-me a um questionário em flash, no qual constam perguntas relacionadas com o mundo da educação e cujas respostas se encontram nas postagens que já fiz. Agradeço que tentem responder e caso não acertem em todas as perguntas...sejam curiosos e procurem as respostas neste blog. Obrigado pelo vosso constante apoio.

12 setembro 2007

Jogos e Actividades de Apresentação

O início do ano lectivo é sempre uma caixinha de surpresas para os alunos e para os educadores dos Jardins-de-Infância. Quando se inicia uma etapa em que se recebe algumas crianças novas na sala, deve-se promover desde logo actividades e jogos de apresentação, de forma a tornar a que o grupo de conheça e se torne mais coeso desde logo. Muitas vezes entram 4 ou 5 crianças para um grupo já existente, devendo haver um especial cuidado na integração destas. Se por outro lado o grupo for todo novo, a própria educadora sentir-se-à receosa face ao desafio que lhe é apresentado. É sempre uma incógnita recheada de novidades!
Pode-se então fazer uma série de jogos e actividades de apresentação, seja para integrar 4 ou 5 crianças (por exemplo), seja para apresentar as crianças todas umas às outras e também à educadora e auxiliar da sala.

Jogos e Actividades
A Bola tem Nome

As crianças sentam-se no chão com as pernas à chinês em forma de roda, e a educadora mais a auxiliar também. Depois de ter-mos a roda composta, a educadora pega numa bola e manda para as mãos de outra criança. No momento em que cada criança recebe a bola, tem de dizer o seu nome e a sua idade.
Esta é uma forma simples de decorar os nomes de todas as crianças, e claro está da educadora e auxiliar.
Ao fim de algum tempo a jogar, passa-se a dizer o nome da pessoa que está sentada ao nosso lado direito. Nesta parte do jogo, haverá muitas gargalhadas, pois muitas são as crianças que ainda não decoraram o nome dos novos amigos. Por outro lado, está-se também a trabalhar a questão da lateralidade, que é fundamental adquirir e cimentar em idade de Jardim-de-Infância.
Vamos Desenhar
Nesta actividade dá-se a cada criança uma folha grande e pede-se para que cada um desenhe o contorno da sua cara. Convém explicar que aqueles que considerem que têm o rosto mais redondo, farão esse mesmo contorno também mais redondo e vice-versa. A educadora deve exemplificar e desenhar o seu próprio contorno do rosto. No canto superior direito de cada folha, escreve-se o nome da pessoa a quem pertençe aquele contorno do rosto. De seguida, de forma aleatória, trocam-se as folhas com os amigos, devendo a educadora e a auxiliar trocar também as suas. Vou então esquematizar o número de vezes que se deve rodar as folhas e com que fim:
1 - pede-se para desenhar os olhos do amigo a quem pertençe aquele rosto (os meninos terão que ser ajudados a identificar o nome do amigo)
2 - pede-se para desenhar o nariz da criança
3 - pede-se para desenhar a boca
4 - pede-se para desenharem os pormenores que considerem relevantes ao rosto do amigo
Nota:
O desenho deve ser completado por diferentes crianças e nunca pode ser feito pelo próprio. Cada criança desenha um elemento pertencente à cara de cada amigo, devendo cada um desenhar apenas uma única vez em cada folha.
Resultado: Estes desnhos ficam realmente incríveis, pois os resultados desta actividade supera todas as expectativas. Por incrível que pareça, muitos dos rostos ficam semelhantes às próprias crianças. Os pormenores ajudam imenso. Os miúdos tendem a colocar tudo o que vêem na cara do amigo, seja os óculos, a borbulha ou uma cicatriz, o que faz com que se descubra e se assemelhe à criança a que se refere determinado desenho. Esta actividade permite que as crianças se fiquem a conhecer melhor, para além de que é de facto um momento de grande prazer para os mais novos.

10 setembro 2007

A Criança e a Arte

“…da expressão livre ou espontânea da criança em que a personalidade pouco a pouco se revela através de diversos meios expressivos, corporais e instrumentais, até ao domínio da expressão “artística”, no limiar da necessidade de comunicação com outrem, início do diálogo onde a arte já aflora, criativamente."
Arquimedes Santos in
Mediações Artístico-Pedagógicas, Pág. 45

09 setembro 2007

Olá a Todos!!!

Olá a todos. Já tinha saudades de postar no meu blog, mas...férias são férias e as minhas foram fantásticas. Fui para o Brasil, mais precisamente para Salvador da Bahia e Arraial da Ajuda. Amei e deu para descansar. Trabalhar e estudar o ano inteiro cansa qualquer um, mas aqui estou eu de volta a Portugal e com vários trabalhos do mestrado para concluir. Espero continuar a postar regularmente e que o apoio de todos vocês me dê forças para continuar. O novo ano lectivo está à porta, e muitas actividades se podem fazer por esta altura. Até breve