02 junho 2007

Feira de Oeiras

A Feira de Oeiras começou hoje dia 2 de Junho e terá a duraração de 16 dias.
Mais um ano que Oeiras promove as Festas do Concelho. Durante este mês haverá inúmeras actividades, entre as quais, música, teatro, exposições, moda, festivais e desporto, que prometem animar este concelho e atrair mais uma vez milhares de pessoas ao concelho. Hoje às 17 horas foi a abertura da Feira no Jardim Municipal de Oeiras (17H00), e teve lugar o primeiro grande concerto neste local.
Os Filarmónica Gil - grupo constituído por João Gil, Nuno Norte, Rui Costa, Bruno Vaz, Tiago Reis e Pedro Santos - vão então actuar por volta das 22H00, trazendo-nos o seu novo álbum de originais, intitulado "Por Mão Própria". A entrada é gratuita.
O Mundo da Fantasia irá participar com um belíssimo stand dedicado às crianças, onde estas poderão encontrar uma variedade enorme de atracções, desde roupa, a peças ornamentais infantis, até balões e brinquedos... É uma empresa espectacular que tem crescido muito nos últimos tempos, fruto da dedicação à área da infância. O blog do Mundo da Fantasia encontra-se neste blog, inserido no espaço "outros blogs interessantes". Aqui fica o convite para irem à feira de Oeiras e conhecerem este stand, que há bem pouco tempo atrás na Feira de Moura, fez um sucesso entre miúdos e graúdos.

Nos últimos dias do mês, haverá um evento inédito, e totalmente dedicado às crianças: O Meu 1º Festival, no Parque dos Poetas em Oeiras. Será o primeiro festival para crianças, apresentado pela primeira vez em Portugal. Como tal, são esperadas cerca de 20 mil pessoas por dia neste evento. O mais importante agora é tentar comprar os bilhetes (preços a partir de 20 euros), embora saiba que os preços não são assim tão baixos, no entanto, este evento tem um programa extremamente interessante. Mais perto da data deste festival, irei falar-vos mais pormenorizadamente acerca dele, mas não se esqueçam que os bilhetes já estão à venda, e que podem esgotar. Os bilhetes estão à venda nas lojas FNAC, Pavilhão Atlântico, El Corte Inglês, Agências ABEP, Agência Alvalade, Casa Viola, ACP (Sede, Centro Comercial Colombo e Amoreiras), e na Loja de Informação e Divulgação Municipal (Oeiras Parque). As principais atrações deste festival são o Ruca, Bob o Construtor e claro está...o Noddy.

Vejam o Programa desta feira, e vão ver que Oeiras nos proporciona um mês de Junho inesquecível!!

01 junho 2007

Declaração dos Direitos da Criança

1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.

2- A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.

3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.

4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.

5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.

6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.

7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.

8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.

9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer índole.

10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

Informação obtida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_criança

31 maio 2007

Vamos ao Teatro!

No próximo Domingo, dia 3 de Junho, o Espaço Animateatro apresenta um espectáculo de Teatro de Marionetas Hansel e Gretel, para maiores de 3 anos.

Na Aula Magna haverá no próximo dia 7 de Junho o musical intitulado "O Areias". Este espectáculo decorrerá a partir das 16 horas.

_________________________________________
Contactos:

Animateatro:
tel: 21 2254184 / 91 9432556

Aula Magna:
Tel: 21 7967624
Preços:
Entrada livre a menores de 3 anos
Adultos: 10 euros
Crianças com mais de três anos: 7,50 euros

30 maio 2007

As crianças como Criadoras de Símbolos

«Rudolf Arnheim (1974/1954) e Claire Golomb (1974), psicólogos e colegas de longa data no estudo da arte infantil, viram a representação como um processo de resolução de problemas criativos no qual as crianças inventam formas estruturalmente adequadas de simbolizar objectos e acontecimentos complexos. Retirando conclusões a partir dos dados sobre a arte e as brincadeiras das crianças, Golomb (1974) relata que "quer a brincadeira simbólica, quer a arte representam aspectos da realidade e criam equivalentes dessa realidade, simbolizando atributos salientes dos objectos e das suas funções" (p.185). Por exemplo, como construtoras de símbolos as crianças inventam formas eficazes de serem um gatinho, usam um bloco como secador de cabelo, ou transformam um monte de barro numa pessoa. " A brincadeira simbólica é uma importante fonte de actividade criativa, e a tentativa da criança pequena em eliminar contradições e inconsistências através de renomeação, redefinição e de procedimentos lúdicos e narrativos, ilustra bem este processo" (Golomb, 1974, p.188).
(...) Ao se expressarem através das representações criativas, as crianças desenvolvem um sentido de investimento pessoal no seu trabalho e brincadeira: "Olhem para o meu desenho!" "Vejam, estamos a pôr neve!" "Fui eu que fiz!" Golomb (1992) documentou este processo e relata que "ao usar formas para representar objectos a criança tende a desenvolver sentimentos de pertença, um interesse pessoal e mais duradoiro no produto e um desejo para o perservar." (...) Ao fazer-de-conta, fazer reproduções, pintar e desenhar, as crianças pré-escolares constroem os seus próprios textos e imagens e tornam-se conscientes de si próprias como actoras e construtoras de imagens. »
Excerto retirado do livro Educar a Criança, p. 476

28 maio 2007

Actividades para o Dia da Criança

Na próxima sexta-feira é o dia da criança. Decidi então pesquisar algumas actividades/programas, para que as famílias passem um dia diferente com os seus filhotes.
Na zona ribeirinha de Portimão (festa promovida pela Câmara Municipal de Portimão), entre as 17 e as 21 horas, o dia da criança será celebrado com muita cor e música, pois o Avô Cantigas irá visitar esta festinha, assim como os nossos amigos palhaços, malabaristas, ilusionistas, teatro de fantoches, ateliers de barro e papel, face painting, um espaço radical com torre de escalada com rappel, slide e touro mecânico, insufláveis e matraquilhos humanos, são algumas das iniciativas a ser desenvolvidas e que prometem fazer as delícias dos mais novos, e onde não irá faltar uma personagem muito querida do imaginário infantil – o Noddy.
Em Évora, haverá no dia 1 de Junho às 18h00 no Convento dos Remédios, um espectáculo intitulado “Pequenos Músicos”, destinado a crianças dos 5-12 anos. Para além disto haverá a actuação da Orquestra Orff, Coro Infantil, Orquestra de Violinos, etc.
Em Palmela haverá um programa diversificado, com actividades lúdicas e desportivas, teatro, workshops de graffiti e hip-hop, marionetas, construção de fantoches, jogos tradicionais, expressão plástica, entre outras actividades que irão fazer a festa dos mais pequenos. Do programa do dia Mundial da Criança, destacam-se as iniciativas "Vivá Rua", no Largo de S. João, em Palmela, o espectáculo "Agakuke e a Princesa Putri Telur", no Cine Teatro S. João, o espectáculo "Papirus" (no Auditório Municipal em Pinhal Novo), o programa de animação dinamizado pelo grupo de jovens da Sociedade de Instrução Musical, em Quinta do Anjo, que inclui expressão plástica e jogos tradicionais, o Peddy Paper, organizado pelo projecto "Crescer a Ler", em parceria com o Infantário "A Cegonha", no Poceirão e, por último, o espectáculo "O Quarto dos Brinquedos", pela companhia de teatro "Espelho Mágico", numa organização da Junta de Freguesia da Marateca.

Vai também haver um concurso no dia 1 de Junho , promovido pelo Diário de Notícias, em que se poderão inscrever crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. É uma oportunidade de ganhar fantásticos prémios. Só têm de reciclar alguns diários, utilizar uma boa dose de criatividade e o DIÁRIO promete recompensar os 8 primeiros vencedores. Para isso Envia-se uma fotografia da criança e outra da obra de arte criada por esta, acompanhadas de uma frase sobre o DIÁRIO de Notícias para:Concurso Dia da Criança - Rua Dr. Fernão de Ornelas, n.º 56-3º, 9054-514 Funchal. Se quiserem inscrever os vossos filhotes só o poderão fazer até ao dia 30 de Maio.Para mais informações devem ligar para linha gratuita 800 200 020.

No dia da Criança as actividades são para elas! Todas as crianças que entrarem no parque receberão um presente do Zoo de Lisboa (uma surpresa de que irão gostar!). A animação será uma constante ao longo do dia: animadores em andas, pinturas faciais, modelagem de balões, animação de bancada infantil nos intervalos dos espectáculos dos golfinhos e “animais à solta” (promotores vestidos de animais que divertirão os visitantes). Durante o dia, várias mascotes que fazem parte do dia-a-dia das crianças desfilarão na avenida principal do Zoo acompanhadas por uma banda de música. Haverá também um insuflável gratuito para todas. Em parceria com o Centro do Yoga de Benfica haverão aulas de Yoga para todas as crianças no Coreto do Zoo, sendo de acesso livre, às 11:00, 14:00 e 16:00!

Ainda na grande área de Lisboa, poderá encontrar uma tarde diferente na Feira do Livro. Está previsto para as 11 horas e também para as 12 horas o Teatro Musical "Yoco na Ilha do Tesouro", em que os mais novos terão mesmo que completar um mapa de forma a desvendar mistérios que os levem até ao famoso baú do tesouro. Às 17,30h haverá um Atelier de Origami. Para as crianças que gostem de jardinagem, a Feira do livro preparou um atelier acerca desta temática para as 11h e para as 15h.

O Grupo de Teatro Infantil Animarte, estreia a peça "Robin dos Jardins" no dia 1 de Junho, e vai estar em cena até 8 de Julho no Jardim Botânico da Ajuda. De Segunda a Sexta a peça decorrerá às 10,30h (exceptuando grupos escolares), e aos Sábados, Domingos e Feriados será às 16 horas. O número de telefone é o 214531277.

ANIMARTE 2007 volta ao Cadaval, de 1 a 3 de Junho, sendo o tema principal deste certame "A Família", e estando as comemorações do dia da criança incluídas dentro desta temática. É o XI Certame Municipal das Artes e da Educação. Haverá então pinturas faciais, escultura de balões, malabaristas, insufláveis, jogos tradicionais e ateliers diversos.

27 maio 2007

O Espaço e a Criança

"A inteligência espacial nasce da acção que a criança exerce sobre o mundo. (...) ...é a capacidade das crianças reconhecerem instâncias do mesmo acontecimento; a capacidade de reconhecerem a transformação de um elemento num outro; e a capacidade de produzirem uma semelhança gráfica com base em informação espacial"
Howard Gardner in Teoria das Inteligências
Múltiplas (cap. Inteligência Espacial)