15 junho 2007

Orientações Globais para o Educador

Já devem ter ouvido falar das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Estas orientações são fundamentais para o educador reflectir sobre a prática profissional e encontrar respostas educativas adequadas a cada criança com quem trabalha; É então um documento de organização educativa. Num dos capítulos deste guia educacional, constam 6 orientações globais que todo e qualquer educador deve ter em conta, e que são primordiais para o exercício das suas funções. De seguida vou explicar de forma resumida estes 6 itens.

Observar

Deve observar as crianças com quem trabalha, e caso seja necessário adoptar a diferenciação pedagógica. Só assim é que o educador conhecerá cada uma, e todas as crianças no global.

Planear
O educador irá planear o processo educativo de acordo com o que já conhece da criança, ou seja, de acordo com o que já observou. O educador terá já de saber em que contexto social e cultural se insere cada menino, e irá planear as intenções educativas de forma a estas se adaptarem a todos e a cada um dos meninos. Este planificação terá também em conta as diferentes áreas de conteúdo. Então cabe ao educador planear aprendizagens que sejam suficientemente motivadoras para estimular as crianças ( de forma coerente, sem exigir demasiado ), apoiando de forma mais minuciosa aquelas que demonstrem dificuldades na aquisição e realização de novas.

Agir
Esta etapa traduz-se no momento em que o educador passa para a acção as suas intenções educativas.
Avaliar

O educador através do que observou e reflectiu, irá criar a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança. Só deste modo poderá avaliar os meninos, tendo em conta as necessidades de cada um, e a própria evolução do grupo.
Comunicar
Nesta fase, o educador irá partilhar o conhecimento que já tem das crianças, com as respectivas famílias de cada uma. Assim, a troca de ideias e opiniões com os pais, irá permitir um melhor conhecimento das crianças e dos contextos em que estas estão inseridas. Para além do educador comunicar com os pais, poderá em primeira mão trocar impressões com o auxiliar de acção educativa que também conhece e convive com a criança.
Articular
Cabe ao educador promover a continuidade educativa, ou seja, será ele o responsável pelo processo de transição da pré-escola para o ensino básico. Há então a preocupação de proporcionar uma articulação favorável com o 1º ciclo.

14 junho 2007

Teatro Infantil

No Centro Cultural Olga Cadaval, está a decorrer no Palco Auditório Jorge Sampaio, a peça imfantil "Memé mesmo aqui ao Pé" até ao dia 1 de Julho do próximo mês. A peça foi criada a pensar em crianças com idade pré-escolar, e transporta as crianças ao tempo em que os animais falavam e dançavam, levando-as a participar numa pequena viagem rural, sendo este o propósito desta encenação, em que se pretende despertar o imaginário dos mais novos. Este teatrinho dura aproximadamente 35 minutos, e tem sido um sucesso entre os mais novos.
"O Feiticeiro de OZ" será apresentado no próximo dia 17 de Junho (Domingo), às 16 horas pela Animateatro, e podem assistir a este espectáculo de teatro infantil, crianças com mais de 3 anos.
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Nota: Ver o Site do Centro Cultural Olga Cadaval nos links do meu blog.
Animateatro (Seixal):
Tel: 21 225 41 84 / 21 225 41 72
Preço: 3 euros (adultos) / 2, 50 euros (crianças)

13 junho 2007

A Importância da Música

"A nossa cultura parece dar cada vez menos importância à educação musical das crianças. Quando é necessário fazer cortes nos orçamentos escolares, as aulas de música (bem como as de arte e educação física) são as primeiras a ser eliminadas. É desencorajante verificar como estas três matérias básicas, tão importantes para melhorar a qualidade de vida, são geralmente consideradas supérfluas no actual clima educativo. Privada de um contacto sério com a música, a criança atinge a adolescência, tentando então compensar a sua privação na infância com um investimento desordenado de energia psíquica na sua própria música. "
Mihaly Csikszentmihalyi in Fluir, pág. 157