23 março 2007

Herbert Read

"Estou seguro de que o que está errado no nosso sistema educativo é precisamente o nosso hábito de estabelecer territórios separados e fronteiras invioláveis; e o sistema que proponho (...) tem por único objectivo a integração de todas as faculdades biologicamente úteis numa única actividade orgânica. Afinal não faço distinção entre ciência e arte, excepto no que respeita aos métodos, e julgo que a oposição criada entre elas no passado se deveu a uma visão limitada de ambas as actividades. A arte é a representação, a ciência a explicação - da mesma realidade."
Herbert Read in "A Educação pela Arte" - Leiam este livro ... verão como não se arrependerão! Eu já o conheço há alguns anos, mas no âmbito do mestrado que estou a realizar tive que me debruçar de forma mais profunda sobre esta obra. Vale a pena!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho estudado este autor ao longo do meu curso (estou a estudar para ser educadora de infância), e embora o ache por vezes "maçudo", tem um pensamento que me agrada e que eu admiro imenso. Obrigado pelas frases que colocas e que revelam a pessoa que és!