29 março 2007

Visita ao Diferenças

Ontem estive no DIFERENÇAS - Centro de Desenvolvimento Infantil, no Centro Comercial da Bela Vista. Fui recebida com muita atenção por todos os funcionários deste Centro, e tive uma reunião com a Dra. Ana Rita Gomes, que se disponibilizou a esclarecer todas as minhas dúvidas e inquietações. A Dra. Ana Rita é uma das Psicólogas Educacionais que este Centro tem, e foi incansável comigo. Para ela aqui vai um beijinho com um muito obrigado associado. O Diferenças é uma Unidade Autónoma da APPT21(Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21), e por isso mesmo, não recebe apenas crianças com Trissomia 21. Este Centro está apto a receber todas as crianças com Perturbações do Desenvolvimento Infantil, para uma consulta de desenvolvimento, sendo que o acompanhamento que a criança vai necessitar, é decidido pelo director Clínico- Dr. Miguel Palha, e pela sua equipe de apoio ( Programa de Intervenção específico para cada tipo de Perturbação do Desenvolvimento Infantil). A produção de material lúdico-pedagógico tem sido uma prioridade da equipe do Diferenças, de forma a apoiar não só as dificuldades dos meninos, como também as dificuldades que muitas vezes os pais têm em lidar com os diferentes problemas que os seus descendentes têm. Este Centro não funciona como "escolinha", embora esteja em contacto com a realidade escolar de cada criança, e com o seu ambiente familiar. Então, embora realizem actividades variadas com os meninos, nem sempre estas têm um cariz plástico/artístico.Actualmente já têm jogos para o computador, que potenciam o desenvolvimento cognitivo das crianças. É preciso esclarecer que estes materiais didácticos produzidos pela equipe do Diferenças, servem para toda e qualquer criança, não tem de ser necessariamente para crianças com problemas de desenvolvimento.
Quando pensarem em oferecer um jogo/brinquedo a um menino/a com mais de 3 anos, dêem um pulinho até à Bela Vista e comprem "Os Números da Mimocas", "O Jogo da Mimocas" e/ou "As fichas da Mimocas". Embora estes 3 cd`s estejam interligados uns com os outros, pode-se comprar perfeitamente apenas um. Joga-se na mesma, brinca-se e aprende-se de forma lúdica. De seguida vou colocar algumas fotos das salas deste Centro de Desenvolvimento, e também dos espaços de brincadeira livre, pois acho que estão extremamente apelativos e atractivos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já vi que conseguiste colocar o link d'O Mundo da Fantasia. Ia agora fazer uma explicação detalhada... Continuação de um bom trabalho no blog Arte e Desenvolvimento Infantil

Anónimo disse...

O Centro Comercial da Bela Vista é o de Chelas, onde está o Feira Nova?

susana disse...

O Diferenças fica de facto no Centro Comercial onde está o Feira Nova. O melhor é estacionar no Parque Nascente, onde o acesso é gratuito, e procurar a loja 32. Se for ao site deste Centro, poderá imprimir o croqui do local.

mhf disse...

Não sabia que funcionava no Centro.
Fica aqui tão perto, vou tentar dar lá um salto.

Anónimo disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

Anónimo disse...

Olá Susana.A Marta falou-me do teu blog e quando pude dei por aqui uma espreitadela e acima de tudo gostei muito daquilo que li.Vejo que evoluiste e as causas que defendes hoje em dia são diferentes mas igualmente MUITO NOBRES (tu percebes). Beijinhos e todas as felicidades do mundo