25 março 2007

É Preciso Ler para Acreditar!!!

Hoje fui a um aniversário de uma criança de 5 anos. A festa foi realizada numa instituição de cariz privado, e a actividade pré acordada com eles foi a de artes plásticas. Até aqui tudo bem, não fosse depois eu ouvir o que ouvi...pois é, à frente destes tipos de eventos estão muitas vezes pessoas que de pedagogia nada percebem! A dada altura, uma criança convidada, pinta a copa de uma árvore em tom de roxo, e logo foi avisada pela "técnica" de que as árvores não eram daquela cor, e sim verdes! Onde está a criatividade desta pessoa responsável pela actividade? E porque é que a árvore não pode ser roxa? O mal dos adultos é castrar muitas vezes o imaginário dos mais novos, não os deixando dar asas à sua imaginação. Não existe maior liberdade, do que a de nos podermos expressar livremente, sem medo de criticas, sem ter receio de ir contra o que está pré-concebido. Estamos em pleno Séc. XXI, e mesmo assim continuamos presos às mesmas teorias de há muitos anos atrás. Como é que é possivel? Quando marcarem um aniversário dentro destes moldes, informem-se primeiramente das regras que a instituição tem, certifiquem-se de que as crianças não irão ser obrigadas a pintar com as cores "ditas" correctas, de acordo com as regras que a "técnica" que dinamiza a actividade tem.
As crianças ao longo da sua aprendizagem, têm realmente que aprender e adquirir certas regras e técnicas de pintura, recorte, colagem, etc.,mas isto não implica que se castre a criatividade da criança.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Susana, o que há mais por aí são educadoras a dizer disparates destes. Criatividade? O que é isso? Elas nunca devem ter ouvido falar. Hoje enquanto percorria o teu blog, deparei-me com esta postagem e senti-me a reviver uns certos momentos que me aconteceram em tepos que já lá vão. Costumo dizer que tristezs não pagam dívidas...há gente muito parva! Parabéns pelo blog.

Catarina disse...

Como eu concordo contigo Susana!!!!
Mas porque é que um sol não pode ser azul, e um telhado não pode estar "ao contrário", e que história é essa de pintar com cores bonitas???
Já estava a pensar que eu é que estava um pouco deslocada, obrigada por este post ;)