21 maio 2007

Entreter as Crianças com Questões Culturais

As questões culturais entram cada vez mais nas nossas vidas. Como tal, e como para mim é uma prioridade dar a conhecer os nossos monumentos e museus às nossas crianças, aqui ficam algumas actividades que se realizam nestes espaços.
No Museu da Marioneta realiza-se uma actividade intitulada "A Caixa dos Bonecos", para crianças com mais de 3 anos, e que tem por objectivo a utilização de diversos bonecos, que estimulam por sua vez as diferentes áreas de expressão.
No Museu das Crianças realizam-se um sem número de actividades. Para crianças dos 4 aos 12, está patente a actividade "Mozart no Museu", onde se tenta sensibilizar a criança para a magia da música deste grande compositor. O esquema corporal é outra temática abordada na actividade "Viagem Pelo Meu Corpo", mas só podem participar crianças dos 6 aos 12 anos. "

No Centro Cultural Franciscano (Carnide), está em exibição a peça teatral "Jardim das Fábulas". Esta peça ganhou o prémio de melhor espectáculo e adaptação de teatro no Rio de Janeiro. As crianças podem (e devem) ir acompanhadas pelos seus pais. Atenção que só está em cena aos Sábados e Domingos às 17 horas, e o preço é de 7,50.

No Centro Cultural de Belém está a decorrer "A Galinha da Minha Vizinha" até à próxima Sexta-feira, dia 25 de Maio, às 15.30h, para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e no dia 27 de Maio às 11.30h.

Na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva realizam-se também actividades para a família, e têm como público-alvo crianças com idades entre os 3 e os 10 anos e suas respectivas famílias. Esta fundação tem ainda actividades abertas cujo tema se decide de acordo com as idades dos participantes. __________________________________________________________ Museu da Marioneta : www.egeac.pt tel: 21 3942810

Museu das Crianças: www.museudascriancas.eu/ Tel: 21 3976007 / 21 7268082

Todas as restantes instituições que referi, têm acesso directo através do meu blog (ver links interessantes)

5 comentários:

Anónimo disse...

Falaram-me deste blog e resolvi 'espreitar', não sou profissional na área de educação mas como tenho duas filhas é um tema que me interessa. Não vi o blog todo mas chamou-me a atenção a activida sobre Mozart, quero ver se lá vou.
Graça Romão

Anónimo disse...

Olá mais uma vez! Penso que a actividade do Museu da Marioneta deve ser um momento muito interessante para levar as crianças...pois hoje em dia os Museus deveriam ser ainda mais visitados do que aquilo que são...por estas idades! Penso que estas actividades culturais são uma optima maneira/iniciativa de chamar á atençao de pais e escolas! Beijinhos * * *

Anónimo disse...

Gostaria de sugerir um local óptimo para levar os nossos filhos no concelho de Oeiras, a Estação Agronómica Nacional em Oeiras. Uma quinta aprazivel, com passeios para um contacto mais próximo com os animais em liberdade (porcos, cavalos, cabras, etc). Sugiro pois esta quinta para passar uma manhã ou uma tarde agradavél!


(Estação Agronómica Nacional

Av. República, Quinta do Marquês, Nova Oeiras
2784-505 Oeiras
Telefone / Fax : 214403500 / 214416011)

Um abraço de Miguel de Moura

susana disse...

Olá Graça. Antes de mais quero agradecer-lhe por ter vindo ver o meu blog. Inicialmente nem sabia quem era a Graça, mas como me disse que lhe tinham falado do blog, tentei saber com as pessoas que mais me rodeiam quem era. Muito Obrigado, e fico feliz que tenha gostado. Espero que continue a visitá-lo. Beijinhos

susana disse...

Miguel, como já é costume os teus comentários são sempre muito "produtivos". Já postei acerca da estação Agronómica de Oeiras, e aproveitei falei também de outros parques onde se pode ir passear. Sempre que souberes de algo que dê para colocar no meu blog, diz. O Pedro já te Pediu o que eu lhe disse para ele te pedir? Beijo. (Acho melhor seres tu a lembrar o meu maridão).