19 maio 2007

Pintar

"A pintura pela sua consistência e pela sua textura, assim como pelo atractivo das cores, ajuda muito a criança a encontrar bastante prazer. É interessante ver uma criança a utilizar a cor, aplicando-a com cuidado e minúcia, com rapidez e frenesim para obter toda a gama de emoções variadas que o material lhas suscita. (...). Diferente de pintar com guaches por causa da textura que se torna mais volumosa ao tocar, a pintura com os dedos permite um contacto directo com o material. Está mais próxima dos impulsos orgânicos fazendo os interditos saírem. Anula tabus, atinge o prazer sensorial, táctil e visual. Favorece a exploração das cores e a experiência das misturas. (...). Liberta elementos de escape e de espontaneidade gestual muito benéfica para a criança. (...). É um jogo de expressão que pode muitas vezes ser considerado erradamente, como gratuito, visto não obter resultados concretos. "
Isabel Andrea in Pedagogia das Expressões Artísticas

Vejam bem a alegria que esta criança sentiu quando se pintou toda! Não há nada melhor do que deixá-los explorar o mundo que os rodeia.

12 comentários:

Anónimo disse...

Faz hoje precisamente 7 anos que começou o nosso namoro, desde à 7 anos que sem usares tintas, todos os dias pintas a minha vida de alegria.Amo+te mais do que tudo na vida!!!

Anónimo disse...

Olá Susana
Adorei ver o bebé todo pintado sabes fiquei com saudades, das pinturas corporais da minha criança (Inês ) á uns anitos
beijos
Paula silva

susana disse...

Oi Maridão! Adorei o teu comentário, não tenho palavras. Faço minhas as tuas palavras, pois embora tenhamos 7 anos de namoro (5 dos quais já casados), a verdade é que se eu pinto a tua vida, é porque em todas as etapas pelas quais tenho passado, sempre tiveste do meu lado. A tua nova caminhada começa este ano, e eu espero estar à altura de tudo o que tens feito por mim. Amo++++te mais do que tudo na minha vida. Da tua Sue.

susana disse...

Sabes Paula, no dia que te dei o endereço do meu blog, nunca pensei que o visitasses tanto. Por mais que queira nunca te poderei agradecer. Espero que gostes dos conteúdos, e qualquer dúvida que tenhas...diz. Obrigado linda.

Anónimo disse...

Quando a minha filha mais velha (tem 17) era pequena preocupava-me muito com o facto de ela andar limpinha, acho que queria que vissem que eu sabia cuidar dela e a trazia sempre arranjadinha, agora com a mais pequena claro que cuido da higiene dela mas o lema é outro: sai de casa limpa, brinca á vontade e quando a brincadeira acabar toma um grande banho e fica outra vez limpa pelo meio sujou-se toda mas divertiu-se muito.
Graça Romão

Anónimo disse...

Ola!! Acho importante as crianças explorarem as artes de uma forma livre e despreocupada! Quanto mais sujidade (eheh) tiver a criança...mais podemos afirmar que ela está a retirar prazer do que está a fazer! Preocupante são aquelas crianças quem não gostam de se sujar nem tocar em certos materiais de expressao plastica! Com isto...Susana...lembrei-m de uma menina nossa!! ehehe *

susana disse...

Sandra:

Creio que sei de quem estás a falar (como se fosse difícil adivinhar!). Melhorou nuns aspectos, piorou ou manteve outros. É o que dá ter famílias complicadas. Beijo grande de mim para ti.

Isabel Andrea disse...

Suzana,

Sou a Isabel Andrea.

Gostei de ver que te tinha srvido para alguma coisa o que escrevi. Vê os meus blogues, irei recomeçar dentro em breve

Isabel Andrea

Margarida disse...

Grande artista este pequeno pintor.
Que sorte teem as crianças por terem uma educadora assim.
e que bom que a educadora ama o seu projecto de vida :EDUCAR.
BJS DA AVÓ GUIDA

susana disse...

Isabel Andrea: Pois é Isabel, a formação que fiz consigo ajudou-me imenso a perceber que o que eu queria seguir mesmo para mestrado era sempre algo relacionado com a arte e a educação, como se de mãos dadas andassem. Beijinhos e obrigado por tudo o que me transmitiu.

Margarida: Amo mesmo este projecto de vida que é EDUCAR, no entanto ainda não tive oportunidade de ter os meus próprios filhotes, vou ajudando a educar o dos outros. Beijinho

Isabel Andrea disse...

Olá Suzana,

Fico sempre muito feliz quando vejo como foi útil para ti a minha participação. Já te deixei coisas de propósito para ti no meu blog, e até à próxima.

Bjs.

Isabel Andrea disse...

Olá Suzana,

Fico sempre muito feliz quando vejo como foi útil para ti a minha participação. Já te deixei coisas de propósito para ti no meu blog, e até à próxima.

Bjs.