20 junho 2007

High/Scope

A abordagem High/Scope foi inicialmente criada para servir as crianças “em risco” de bairros pobres em Ypsilanti, Michigan. Este projecto foi iniciado por David P. Weinkart para dar resposta ao insucesso persistente de alunos do ensino secundário provenientes do bairro que atrás referi. No entanto com o passar dos anos concluiu-se que o insucesso escolar destes jovens no ensino secundário se relacionava directamente com a inadequada preparação escolar que eles haviam tido ao longo do ensino primário. Desta forma começou a pensar-se que o mais adequado seria aplicar o projecto High/Scope Perry Preschool Project ( como foi inicialmente conhecido ) desde logo a partir dos 3, 4 anos.

Princípios Curriculares Orientadores dos Profissionais na abordagem High/Scope

Aprendizagem pela Acção
O projecto pré escolar High/Scope tem como “lei” a aprendizagem activa da criança, ou seja, acredita que as vivências directas e imediatas que as crianças vivem no seu dia a dia, são muito importantes se essa criança retirar delas algum significado através da reflexão.
Interacção Adulto – Criança
Esta aprendizagem activa que o Currículo High/Scope tanto fala, depende inequivocamente da interacção positiva entre os adultos e as crianças. Os adultos deverão apoiar as conversas e brincadeiras das crianças, deverão ouvi-las com atenção e fazer os seus comentários e observações que considere pertinentes. Desta forma a criança sentir-se-á confiante e com liberdade para manifestar os seus pensamentos e sentimentos.
Contexto de Aprendizagem
O Currículo High/Scope dá uma grande importância ao planeamento da estrutura da pré escola e à selecção dos materiais adequados. As crianças integradas num contexto de aprendizagem activa, têm a oportunidade de realizar escolhas e tomar as suas próprias decisões. Deste modo, os adultos dividem o espaço de brincadeira em áreas de interesse específicos ( área da carpintaria; área das actividades artísticas aonde podem pintar, desenhar, fazer colagens, etc. ; área da dramatização, entre outras ). Estas diferentes áreas contêm materiais facilmente acessíveis que as crianças podem escolher para depois usarem conforme o que tinham planeado, para levar a cabo as suas brincadeiras e jogos. Quando a criança termina a tarefa que realizou, arruma devidamente no lugar os materiais que utilizou. Para que isto aconteça é necessário que todos os materiais se encontrem em prateleiras baixas, dentro de caixas transparentes aonde esteja colado uma etiqueta com o símbolo do que a caixa contém.

Rotina Diária
Todos os dias, os adultos fazem um plano de uma rotina que apoiará a aprendizagem activa da cada criança. Os adultos ficam a saber o que as crianças pretendem fazer ( processo planear – fazer – rever ) questionando-os. As crianças põem depois em prática aquilo que planearam, e cabe ao adulto depois incentiva-las a rever as suas experiências. Isto não significa que elas tenham que contar de forma oral todos os passos que deram dentro da área aonde estiveram a fazer o que havia sido planeado. A criança pode fazer uma revisão da sua experiência e do que acha que aprendeu, através de um simples desenho. Por outro lado, além dos planos individuais, podem criar-se pequenos grupos numa sala, devendo o educador encorajar as crianças a explorar e a experimentar novos materiais. Quando se trabalha em grandes grupos pode optar-se por actividades de música e de movimento e de jogo cooperativo ( incentivando a coesão de grupo ).

Avaliação
Avaliar segundo a abordagem pré escolar High/Scope implica um conjunto de tarefas. Os professores deverão fazer um registo diário de notas ilustrativas, baseando-se naquilo que vêem e ouvem quando observam as crianças. Avaliar significa então trabalhar em equipa para construir e apoiar o trabalho nos interesses e competências de cada criança. Estes 5 princípios básicos formam o enquadramento da abordagem educativa High/Scope. De seguida é possivel ver o Diagrama intitulado “ Roda da aprendizagem” que inclui estes 5 princípios e que serve de orientação aos profissionais envolvidos na abordagem High/Scope.

18 comentários:

Anónimo disse...

Lindinha,tudo o que falas neste nosso blog que como dizes é de todos aqueles que gostam de ti, por isso digo NOSSO,é importante. Este modelo High/Scope é para mim um dos melhores e deve de servir como um bom exemplo de trabalho para todos os educadores/professores. A criança precisa de bons modelos educativos, sendo como sabemos seus pais/família os primeiros educadores que devem acompanhar o crescimento físico e psíquico dos seus educandos.Quanto aos profissionais de educação devem fazer o seu trabalho profissional o melhor possível, pensando sempre e apenas no melhor para as crianças, pois bons modelos dá crianças FELIZES!Beijokinhas, gorda!Tenho muitas saudades tuas gorda!

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma este é o modelo curricular que mais se aproxima com o meu pensamento. Também gosto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna, mas o High/Scope é bem mais interessante. A trilogia do Planear/Fazer/Rever, é quanto a mim fundamental para uma boa educação Pré-Escolar. Beijinho

Anónimo disse...

Estou farta de ouvir falar deste currículo, mas só agora percebi mais ou menos o que era, mas não percebi tudo, como é óbvio.

Anónimo disse...

É suposto todas as escolas estarem regidas por este modelo escolar? Não creio que a da minha filha o pratique. O seu blog está optimo, especialmente para pais de primeira leva como eu, que têm dúvidas existenciais quanto ao facto de quererem ser os melhores pais do mundo. A Susana já é educadora há muito tempo?

susana disse...

Sérgio Matias: Olá, creio que nunca tinha comentado o meu blog, como tal quero dar-lhe as boas vindas. Em relação ao que me pergunta, deixe-me dizer-lhe que nem todas as escolas (nem nada que se pareça) adoptaram o modelo curricular High/Scope, pois existem variadíssimos modelos, e todos eles com os seus aspectos interessantes. De qualquer forma, a maioria dos pré-escolares não são regidos por modelo nenhum, e a prática pedagógica do dia a dia decorre de acordo com aquilo em que a educadora da sala acredita ser o melhor. Isto é o mais comum, e não é de todo alarmante! De qualquer forma, aconselho-o a pedir para ver o projecto da escola da sua filhota, assim como o projecto sala, se é que ainda não o viu. Os pais devem estar dentro do mundo em que os seus filhos também estão, e nede melhor do que a trilogia - família, criança e escola - em que a criança deve ser sempre o centro de interesse de todos. Obrigado pelo seu comentário.

Anónimo disse...

Já dei este modelo curricular e achei fascinante. Inclusivamente, comprei até o "Educar a criança" da Fundação Gulbenkian, que é de facto um livro estrondoso. Também gostei do movimento da escola moderna, ainda tenho esperança de encontrar algo no teu blog acerca deste modelo pré-escolar. Com isto não quero dizer que não gosto do High Scope, muito pelo contrário, mas sinto-me balançada entre este e o MEM.

Anónimo disse...

O high scope foi o modelo curricular que eu menos dei ao longo destes 4 anos de curso (falta-me só um exame em setembro para concluir o curso de ducadora). Tenho pena, pois tenho ouvido maravilhas deste método de ensino/aprendizagem. Pelos vistos, na tua opinião também será dos melhores.

susana disse...

Cláudia: Também comprei esse livro na altura que ainda estava a realizar a lincenciatura. É muito bom mesmo. Eu também gosto do MEM, mas o High/Scope é quanto a mim ainda mais completo.


Inês: Existe um livro intitulado "Educar a Criança" que aborda este modelo curricular de uma forma muito simples. Este livro funciona como bíblia. Tenta comprar, e vais ver que não te arrependes. Dá-te as orientações teóricas deste modelo, e como pô-lo em prática. Tenho pena que ainda haja universidades de ducadores que não dêem importancia a coisas que quanto a mim são fundamentais. Beijinho

Anónimo disse...

Sou aluna de Educação de Infância na Universidade do Minho e é com uma grande admiração que me apercebo que infelizmente o modelo high scope é ainda pouco conhecido, eu estou no terceiro ano e desde o primeiro que passo pelo menos 4 horas semanais a trabalhar sobre este modelo, e muito sinceramente pensei que muita mais gente o conhecia, o problema é que infelizmente os programas das Universidades do nosso país não têm critérios muito bem definidos sobre seus conteudos. Na verdade, e uma vez que tenho estagio semanal desde o primeiro ano, penso que este modelo curricular é extremamente interessante embora em certas alturas deva, por exemplo, ser acompanhado por fichas para as crianças com mais dificuldades, coisa que não é aconselhada por exemplo no livro Educar a Criança de Mary Hohmann e David Weikart, já agora comprem e leiam porque é delicioso, magnifico, um grande auxilio a quem deseje trabalhar com este modelo curricular.

susana disse...

Minha linda, fico também muito espantada por ver que o curriculo escolar feito para futuras educadoras está ainda tão fraco. Também adorei o educar a criança, li e tornei a ler os aspectos que mais amei! Mas, de facto este modelo nem é muito conhecido, nem tão pouco é utilizado. Espero que voltes a este blog, no entanto fiquei sem saber o teu nome. Beijinhos grandes para ti.

www.artedesenvolvimento.blogspot.com

Anónimo disse...

Por favor, alguém pode me informar onde encontrar o livro "Educar a Criança",da Fundação Gulbenkian?

Desde já agradeço.

Ângela

susana disse...

O Educar a Criança está à venda na própria livraria da Gulbenkian, será fácil de encontrares. No entanto, já o vi à venda nas livrarias normais, desde a Bertrand è Fnac. Não será difícil obteres o livro e vou-te desde já dizer que é um livro bastante interessante. Beijinhos e obrigado pela visita ao meu blog.

clau disse...

Oi susana, o que você acha de utilizar ou aplicar esse currículo na Educação Infantil de uma Escola Especial? Estou impressionada , eu nunca tinha ouvido falar nesse currículo, estou fazendo uma pesquisa para um projeto de implementação pedagógica e li sobre ele no livro do Miguel A. Zabalza-Qualidade em Educação Infantil.Achei-o muito interessante e vem de encontro com o que orienta o RCNEI.O que mais você tem sobre ele?
Um abraço

Anónimo disse...

Ao fazer um pesquisa sobre o tema, acabei encontrando a sua matéria. Trabalho em uma instituição que trabalha com alguns princípios da proposta high/scope, isto já faz 07 anos e faça o convite para quem quiser conhecer a prática dessa proposta dentro da realidade brasileira, ver fica mais fácil de entender. Avenida Estrada de Taipas, 2630 tel (11) 5549-8216 - Carla

Anónimo disse...

Boa tarde, será que me podem informar de escolas para 1º ciclo na região de lisboa, para além da escola raiz, que sigam o modelo High/Scope?

eliene moraes disse...

tenho pesquisado muito sobre a high/scop e adorei seu blog

Unknown disse...

Sou educadora de infância..tenho pesquisado sobre estas metodologias e ultimamente tenho ficado fascinada com o Modelo Walford..é bastante interessante!!

Unknown disse...

Bom dia, meu filho, com 2 anos, frequenta escola com ensino high scope. Neste ano, a sala terá crianças de 1 a 3 anos, crianças que ainda não andam. Isto não prejudicará o ensino? Obrigada. Tenho vindo a ler sobre este método mas não encontro nada sobre as idades porque penso que eles aprendem observando e copiando , assim seria regredir não?