18 junho 2007

Pintar com as Mãos e com os Pés

Como estamos quase a chegar ao fim do ano lectivo, aqui fica uma ideia (que aprendi na Universidade) para fazer com os mais novos, especialmente com a idade de creche. Este trabalho pode servir como capa de trabalho, como cartão para acompanhar a capa com os trabalhos finais das crianças, ou simplesmente como mais um trabalho para juntar aos já existentes. Se os papás quiserem também a poderão realizar em casa! É fácil de fazer e fará um quadro belíssimo para o quarto dos mais novos.
Quadras:
De pé e mão
Fiz esta composição
Com tintas e papel
E ainda um cordel
A mão lavei
Na tinta esfreguei
Decalquei no papel
Tudo isto sem pincel
O sapato desatei
A meia descalcei
O pé esborratei
E nem me sujei

12 comentários:

Anónimo disse...

AMEI Susana, Lindo, espectacular! Amei mesmo!!! Tão simples e tão bonito. Mais uma vez se prova que muitas vezes na simplicidade é onde se encontra a maior riqueza. Beijo

Anónimo disse...

É liiiindo!Que mimoso!Deu-me uma saudade quando estive no berçário e podia tocar nos pezinhos fofinhos dos babys!
É verdade cheguei a fazer trabalhos com os pézinhos para o dia da mãe e do pai e como eles ficam babados!É nestas pequenas coisas, que se vê a grandiosidade da simplicidade!Bjs

susana disse...

Madalena: Fico muito feliz por teres gostado. Um beijinho muito especial para ti.



Mafalda: Olha linda...amorosa como tu és, acredito perfeitamente que sejas uma óptima profissional de educação!!! Aprendemos muitas coisas juntas, também devido ao facto de termos feito o curso juntas, mas também por nos apoiarmos mutuamente e nos motivarmos uma à outra para a constante aprendizagem. Obrigado por tudo o que me ensinaste. Beijo.

Anónimo disse...

As sensações que as crianças sentem ao pintar com o corpo são de facto muito importantes para a sua estimulação sensorial. Este quadro está lindo! Vou copiar. Aliás, nunca tinha vindo a este blog, e hoje numa pesquisa do google vim cá parar. Adorei!

Anónimo disse...

A minha filhota já tem 2 anos e nunca fez actividades destas na escola, e atenção, julguei que nem se fizesse actividades plásticas em idade de creche. Fiquei intrigado com esta postagem e a minha dúvida é se realmente se costuma fazer trabalhos de arte com crianças tão pequenas? É que a Susana refere que este trabalho poderá (e deverá) ser feito com os mais pequenos ("...para fazer com os mais novos, especialmente com a idade de creche."). Na creche da minha Laura só os vejo a fazer rabiscos, que penso que me darão na festa de despedida da creche (férias de verão). Adorei este quadro.

susana disse...

Filipa Salgueiro: Bem haja para ti. Fico feliz que tenha gostado. Por mim pode copiar este e tudo o que quiser, se não fosse assim, não os colocaria na internet, ao alcançe de todos. Beijinhos e espero que volte.

susana disse...

Sergio: Os rabiscos de que fala (cientificamente conhecidos como GARATUJAS), são muito importantes na fase em que se encontra a sua filha. Quando uma criança agarra num lápis e "risca", está a desenvolver a preensão, a motricidade fina e a iniciação à escrita.´De facto, existem outras actividades igualmente importantes, que caso não as façam na escola, aconselho-o a fazê-las em casa, se tiver tempo claro! A meu ver, nada é melhor do que dialogar com a educadora da sala da sua filha. Obrigado pelos seus comentários, e deixe-me dizer-lhe que é um pai muito atento.

Anónimo disse...

OUVE, TÁ O MÁXIMO,UM ESPECTÁCULO!!!
ADORO ESTA IDEIA, TEMOS QUE EXPRIMENTAR COM AS NOSSAS CRIANÇAS.
ADORO-TE MUITO. BEIJOS

susana disse...

Vera: É de facto uma boa ideia, é uma questão de combinarmos, até porque os "putos" adoram estar conosco, mesmo que nós lhe ralhemos!!! Eles adoram as actividades que nós lhe propômos, e isto deixa-nos feliz. Beijo do tamanho do Mundo (isto faz-me lembrar algo?!) e obrigado.

Anónimo disse...

Adorei esta ideia, seja ela para aplicar como quadro no quarto de uma criança, seja como postal num dia da mãe, seja...dá para inúmeras coisas!!! Está de facto muito lindo.

Anónimo disse...

este placard/quadro está lindo e super fofo, especialmente para fazer com os mais novos. Mais uma vez te digo que se tivesse visto o teu blog na altura em que estagiei em creche, teria realizado algo do género. Com isto não quero que penses que não fiz nada de jeito! Claro que fiz, mas nunca é demais saber coisas novas. Eu fiz massa de maizena, não sei se sabes o que é, e os pequenotes amaram.

susana disse...

O teu perfil indica queres saber sempre mais, que não te satisfazes com o que já aprendeste, e (muito importante) tens a humildade de o assumir. Parabéns e não me importo nada que me copie. Beijinho