17 junho 2007

Uma Boneca de Trapos

Era uma vez uma boneca de trapos. Feita pelas mãos pequenas de uma menina.
Feita de trapos azuis, vermelhos, verdes, amarelos, rosas, violetas, cor-de-laranja...
Feita de trapos, de espanto à maneira que nascia.
E de flores. Eram flores aquelas cores do arco-íris.
E dois olhos bordados a retrós, com duas contas negras de vidro a servirem de meninas. As meninas negras dos olhos.
Dois olhos sempre abertos que nunca adormeciam. Sempre à espera de ver nascer o Sol.
E a Menina, que fizera a boneca por suas mãos, embalava-a.
Para a adormecer.
E sabia que aqueles olhos negros não se fechariam nunca, nunca.
Como se fecham os olhos das bonecas ricas que têm pálpebras delicadas e pestanas de seda. Subindo e baixando.
E a menina cantava para a adormecer. Com uma voz fininha feita de luz e ternura.
E a boneca - porque era de trapo - aconchegava-se nos braços pequenos da Menina.
E dormia de olhos abertos. Dormia a ver o Sol.
Toda ela espanto e flores. As meninas negras dos olhos-contas a brilhar.
E a Menina que fizera a boneca, que a cosera de muitos trapos - com agulhas de Chuva, dedais de Sol, linhas de Lua - , dizia, parando de cantar:
- Ela adormeceu...
E ficava muito quietinha, também, a olhar o Sol. Com a boneca aconchegada ao peito. Ambas de olhos abertos.

Matilde Rosa Araújo in "O Sol e o Menino dos Pés Frios" (Contos)

9 comentários:

Anónimo disse...

OI NI!ADOREI ESTE CONTO...LEMBRA-ME DE QUANDO ERAMOS PEQUENAS.-AS HÍSTORINHAS DA VÓVÓ.-BEIJO GRANDE AMO-TE MUITO.

Anónimo disse...

OLA TIA GOSTO MUITO DESTA HISTORIA FIQUEI SEM PALAVRAS PARA DESCREVER ESTA HISTORIA .Ta tao linda olha eu sei que dou muitos erros a escrever mas e com muito carinho que te mendo este comentario .tabem te amo muito , para a melhor tia que algem podia ter beijinhos da tua princesa ok amo-te xauu.hestoria da bonecas de trapos era uma vez uma princesa chamada: susana que era mito bonita tinha uma sobrinha que saio a ela que se chamava:rafaela que tinhao um princepe, camado :pedro que era o heroi delas .vitoria vitoria acabousse a historia.xauuuu.

susana disse...

Vocês as duas, são sem dúvida, duas das estrelas que guiam o meu caminho e a minha vida. Com o vosso amor, carinho a apoio ( e da restante família também ) tenho conseguido alcançar novas etapas na minha vida...isto só acontece porque encontro em vocês todos a calma e a paz que me faz viver. Obrigado mana, e obrigado Rafaela!!! Amo-vos muitooooo!

Anónimo disse...

Ouvir contos e como este é tão booooooooooom!
Eu adoro contar histórias e há uma diversidade imensa que podemos ser recorrer para contar ou simplesmente saborear, obrigada por este momento!Beijocas!!!...

susana disse...

Minha querida, ainda estava a acabar de postar acerca da expressão dramática, já tu estavas conectada com o meu blog, e a fazeres comentários!! Adoro-te, e tens sido um apoio imenso nesta minha caminhada. Obrigado.

Anónimo disse...

Esta história é linda...mas não é de admirar, pois a Matilde Rosa Araújo tem contos fabulosos. Bem escolhido miga (e não muito grande, que é para o pessoal não se cansar a lêr).

susana disse...

Madalena: Esta escritora é de facto fenomenal! Beijinhos

Margarida disse...

Adoro as bonecas de trapos , recordam a minha infancia, quando eu as fazia para e minhas primas, e fazia os fatos delas. ainda hoje as faço e é sempre com imensa ternura, porque sei que uma criança vai brincar com ela, embalá-la e amá-la.
Fiz ontem um blog chamado "BONECAS DE TRAPO".
Este texto é emocionante.
bjs da avó Guida

susana disse...

Eu também amei este texto da matilde de Rosa Araújo, até porque tal como a Margarida eu também adoro bonecas de trapo. As bonecas da Margarida são um espanto, fiquei a amar o seu blog. Beijo