06 outubro 2007

As flores bebem água?

Quando se realiza uma experiência destas com os mais novos, está-se a contribuir para o aumento da curiosidade natural da criança, e para o desmistificar de algumas questões pertinentes. Muitas crianças não percebem ao certo como é que as plantas bebem água, havendo mesmo aquelas que duvidam deste facto. Esta experiência vai permitir que as crianças confirmem se as flores bebem ou não água.
Tempo Previsto de Duração: 3 horas até colorir ( a concepção da actividade demora cerca de 20 minutos)
Recursos
Recursos Humanos:
- Educadora de Infância
- Crianças
Recursos Materiais:
13 cravos
­- Corante alimentar de várias cores
Copos com água
Etiquetas
­- Caneta de feltro
Objectivos

Objectivo Geral:
Perceber se as flores bebem ou não água
Objectivos Específicos:
Escolher a cor em que deseja submergir a sua flor
Perceber o porquê da coloração da flor
Esperar pacientemente, sem retirar a flor do copo
Estratégias:
Questionar os meninos quanto ao facto das flores crescerem
Explicar-lhes que elas precisam de água para viver
Pedir ajuda para misturar o corante com a água
Dar a escolher aos meninos a cor em que querem submergir a sua flor
Desenvolvimento:
Esta actividade foi realizada em grande grupo, e todas as crianças se mostraram muito atentas no decorrer da mesma. A curiosidade foi o grande trunfo desta manhã. Inicialmente, misturei na água os diferentes corantes. Havia então três copos com cores diferentes. Um dos copos tinha corante alimentar vermelho, o outro tinha corante amarelo ovo, e o terceiro copo tinha corante verde. Perguntei às crianças quais as cores em que queriam colocar o caule da sua flor. É preciso não esquecer, que o caule já havia sido cortado por mim, na diagonal, para não ficar encostado ao fundo do copo. É preciso criar condições para que a flor possa beber. Antes de se colocarem as flores dentro dos copos, de acordo com as cores escolhidas pelas minhas crianças, etiquetou-se cada uma delas. Assim, cada flor tinha uma etiqueta com o nome do respectiva dono. Para não ficarem parados à
espera de ver a flor a colorir, pedi-lhes para fazerem uma outra actividade, ou seja, cada criança desenhou uma flor e coloriu-a de acordo com a cor do corante que havia escolhido para colorir o seu cravo. Falou-se muito acerca da experiência em si, de acordo com as transformações que iam acontecendo. O mais curioso e intrigante para os mais novos, foi o facto das flores que estavam com o corante alimentar vermelho, colorirem muito mais rápido do que as restantes cores.
Nota:
Sempre que se faz esta experiência, deve-se colocar as flores na vespera, fora de água, de forma a terem sede no dia seguinte.

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Eu lembro-me de teres falado comigo sobre esta experiência que eu acho muito simples mas ao mesmo tempo muito rica a nível de conteúdo para os mais novos! Continua...vou sempre retirando ideias para a minha futura intervenção pdagógica...ahah...mto bem,gostei! ;) Beijinhos e queijinhos

Anónimo disse...

Olá miga linda!
Esta experiência se não estou em erro fizemo-la na cadeira de S.I.II!? É úma actividade onde se pode aprender as riquezas da natureza, que são como dizias na introdução formas de ensinar as crianças que muitas das vezes não acreditam em certas coisas e com esta brincadeira divertem-se e aprendem algo diferente e útil.
Compo sempre uma boa sugestão, sinal de muito trabalho e dedicação e este querido blog.
Um grande beijinho e um xi-coração muito apertado, sinal de saudades tuas e muitas.

Anónimo disse...

esta actividade está o máximo Susana. Adoreiiiiii!

Anónimo disse...

As experiências são uma das melhores formas de conhecer o mundo que nos rodeia de forma empírica. Quando as crianças comprovam um dado facto, ficam a conhecê-lo e a dominá-lo. Gostei!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá minha querido,grata pela tua visita a um dos meus cantinhos.
Adorei o teu blogue e as postagens.
Beijinhos,
Fernandinha

O Profeta disse...

Tem um particular encanto o teu espaço...


Beijinho

Anónimo disse...

pois é, muitas são as experiências que devem deixar as crianças "boquiabertas". Gostei. Continua assim, o seu blog vai num bom caminho

Paulo Afonso Ramos disse...

Olá Susana,

Obrigado pela visita ao meu blog e como gostas de poesia (algo em comum, mas há mais) deixo-te aqui (desconheço o e-mail, sorry) um convite:

Visita este Site:

http://www.luso-poemas.net/

Beijo

susana disse...

Sandra: Fico feliz em saber que retiras ideias do meu blog para a tua futura prática pedagógica ("qui ça não tiras para o teu estágio?). Beijocas e vais ver que este ultimo ano passa a correr. Beijinho

Mafalda: Realmente fizemos esta experiência na disciplina de Seminário Interdisciplinar II, que modéstia à parte...aprendi imensas coisas com esta professora. Tento ter tanta dedicação a este blog, quanto é possível, pois sabes que sempre fui muito perfeccionista, e quando algo não corre como eu quero...está o jogo estragado! Lol! Pois é miga, tenho saudades tuas, temos mesmo que voltar a combinar outro programinha. Beijoquinha.

Mariana: Fico feliz por teres gostado desta actividade. volta sempre!

Patrícia: Tudo o que a criança experiencía, permite-lhe uma aprendizagem directa...logo, irá interiorizar este novo conhecimento, e cimentá-lo de forma mais fácil. Obrigado pelo comentário.

Fernanda: Fiquei muito feliz por ver que tinha vindo visitar o meu blog. Espero que volte e que este a agrade sempre. Até breve.

Profeta: Pois é...embora em áreas diferentes, conseguinmos gostar de coisas comuns:poesia e crianças. Fiquei feliz por ver que o meu cantinho te tinha agradado. Beijinho

Osvaldo: De facto as crianças ficam espantadas com certos resultados de inúmeras actividades, incluindo esta. Beijinho grande

Paula Afonso: A poesia é algo muito belo...enriquece-nos e deixa-nos libertar para um novo mundo. Espero que tenhas gostado do meu blog, e acredita que vou já ver o site que me aconselhaste. Beijinho e obrigado pelo comentário.

Teresa Ferreira disse...

Olá, sou educadora de infancia e por acaso encontrei o seu blog.
Gostei muito da sua experiência, sendo simples é muito interessante e muito interessante para as crianças.
Estou a trabalhar a area da natureza e as sementeiras vou fazer também esta experiência.
Continue, parabéns. Teresa Ferreira

susana disse...

Olá Teresa, fico feliz em saber que encontrou o meu blog numa simples pesquisa do google, e que este lhe agradou. Volte sempre, é um prazer poder contribuir para a prática pedagógica das minhas colegas educadoras. Beijocas

P.S.: Caso precise de alguma coisa ou pretenda que eu aborde determinado assunto, diga! Tento sempre corresponder às expectativas dos meus infonautas.

Anónimo disse...

Maravilha amiga!!!
Encontrei a experiência que eu precisava, vou fazer com minha sala de 1ª série.

BeijoS
Obrigada!

Anónimo disse...

Olá gostaria de saber que corante alimentar posso usar? pois gostaria de usar este exeperimento na aula de Hidraulica, para exemplificar a propiedade dos liquidos.