14 outubro 2007

As Educadoras do Futuro

Cabe a nós Educadores/as a mudança gradual de mentalidades ao nível de toda a comunidade educativa que integre a instituição. Isto significa que não basta preparar um projecto pedagógico que verse sobre determinado assunto para um dado grupo de meninos, sem que os agentes da comunidade educativa estejam sensibilizados para tal acontecimento. Então a Educadora deve comunicar a sua intenção não só ao seu grupo de crianças, mas também às Auxiliares de Educação, Pais e outras pessoas com responsabilidades educativas relacionadas com a instituição escolar.

O nosso papel não é mais do que respeitar os padrões de desenvolvimento de cada criança e de todas em conjunto, nos domínios do afectivo, social, cognitivo e emocional. Toda esta preocupação com o desenvolvimento saudável da criança deve ter em atenção as diferenças individuais de cada uma, mas sem esquecer o grupo, e é também no contexto escolar que se explora os mais variados níveis de desenvolvimento das crianças. A Educadora deve então ser a transmissora de conhecimentos e experiências vividas, mas sem esquecer que deve partir dos saberes que cada criança já adquiriu.
Assim, tendo nós as educadoras um papel fundamental no desenvolvimento da criança, cabe-nos a tarefa de evoluir e aceitar as tradições que vão chegando até nós. Desta forma devemos permitir o contacto das crianças com outras culturas que não sejam só os de origem Nacional, e permitir-lhes de forma natural contactar com o mundo artístico, visto este ser potenciador de capacidades e desinibidor de sentimentos.

Então, a Pratica Pedagógica dos/as Educadores/as deve ser encaminhada por objectivos por si determinados, tendo sempre em conta o grupo com o qual se trabalha, pois só desta forma é que se consegue alcançar o sucesso educativo de todas as crianças.
A arte por ser nomeadamente uma manifestação cultural, deve ser aceite cada vez mais nos jardins-de-infância do nosso país, sem qualquer preconceito ou ideias desactualizadas, estando esta directamente relacionada com o desenvolvimento da criatividade.

14 comentários:

kakauzinha disse...

Olá Susana,

Desde já muito obrigada pela tua visita ao meu cantinho de chocolate.

Estou muito familiarizada com o teu texto porque trabalho num sindicato de professores. Tenho uma licenciatura via ensino mas nunca dei aulas numa escola, sou explicadora e tradutora.

Sei que a tua área é muito importante porque as crianças precisam de um bom suporte escolar e penso que farás um excelente trabalho. Desejo-te as maiores felicidades na realização de todos os teus objectivos.

Beijinhos****:))))

Sofia disse...

Olá susana...obigada pela tua visita, ja te vou adicionar nos blogs preferidos para poder visitar-te!!Concordo plenamente com o teu texto, cabe a nos valorizar a nossa profissao, no dia.a.dia.


muios, muitos beijinhos

Line disse...

As educadoras do futuro tem que ser as do presente :D

susana disse...

Kakauzinha: Obrigado pela visita que fizeste ao meu blog. Quando descobri o teu, andava a pesquisar viagens, e...aí estava o teu "passeio" a Hong Kong. Espero que se estejam a divertir.
Fiquei admirada por também seres da área da educação, pois não tinha percebido tal situação. Beijocas e obrigado

Sofia: Oi Sofia. Também já te adicionei no meu blog, assim não me esqueço de te visitar mais frequentemente. Nós temos nas nossas mãos os Homens do amanhã, por isso creio que tempos uma das profissões mais importantes e gratificante de entre tantas que existem. Beijoquinhas e até breve.

Line: Olá, fico feliz por ter visitado o meu blog. Cliquei no seu nome (azul), mas não consigo ver o seu blog, pois está aberto apenas a leitores convidados...Gostava de poder ver o seu blog, mas não posso. Obrigado na mesma pela visita que fez ao meu, e de facto as educadoras do futuro deverão ser as do presente...este título é uma chamada de atenção para aquelas que ainda não se enquadram nem se revêem nestes moldes de educação. Beijinho

Catarina disse...

Olá Susana!
Obrigada pela tua visita ao meu cantinho.
Não conhecia o teu blog e também o achei muito interessante...
Vou passar e ser visita assídua.
Bjinhos

susana disse...

Catarina (Pó D`Água): Oi linda, quando descobri o teu blog, achei-o o máximo. Prometo ser também uma visita assídua...beijoquinhas para ti. Ah! Adicionei o teu blog no meu cantinho.

Anónimo disse...

Tudo isto...é filosofia da minha escola...há basicamente quatro anos que aprendi este lema e concordo plenamente!! Acho correctissimo tudo aquilo que escreveste,é mesmo muito importante acima de tudo respeitar-mos a criança, nas suas experiências, diferenças e conhecimentos!
Respeitar todos os outros adultos que fazem parte de uma equipa quem por base o sucesso da criança e um bom ambiente de trabalho! Respeitar e inserir as familias no contexto educativo, incentivando-as sempre!
Ouvir e respeitar a crianças nas suas escolhas...ensinando-as partindo do que elas já sabem ou dos que as intriga :D Continua susanita! Beijinhos grandes

"Educai as crianças e não será preciso castigar os adultos!"

kakauzinha disse...

Olá Susana,

Venho-te contar alguns pormenores da viagem da minha filha mais nova, Cat. Depois te confirmo porque, de momento, ainda não tenho mais informações, mas estará neste momento na ilha de Siargao, nas Filipinas. Ela e o namorado são surfistas e foram precisamente para lá pelas boas condições para o surf.

Antes estiveram a viver em Taranaki, New Plymouth, na Nova Zelândia, e trazem na bagagem uma experiência muito enriquecedora, "cantinho" em que a cultura maori foi respeitada e se fundiu na perfeição com a britânica tornando-o num país de paz e respeito.

Fizeram escala em Hong Kong e, se não mudarem os planos, aí voltarão novamente para ficar um dia ou dois e conhecer um pouco desse oriente. Depois será a volta a Lisboa com uma breve escala em Londres.

Queria também contar-te que ao dar ali uma espreitadela ao blog da turma li a referência ao Museu Thyssen. Já o visitei, nos anos noventa, e gostei imenso. Adoro pintura e desenho e extasiei-me com Toulouse Lautrec, Dali e Edward Hopper, além de muitos outros, é claro. Destes dois últimos até inseri algumas obras nos meus textos.

Desde criança que visito museus e penso que se deve ter contacto com a arte, em todas as suas formas, desde muito cedo porque ajuda a formar o carácter e a entender melhor a vida e o mundo.

Sempre que uma criança acompanha os pais ao sindicato eu dou-lhes livros, papel e canetas para lerem e pintarem, de modo que a espera seja mais leve. Há dias a filha de uma das professoras associadas ofereceu-me um desenho e pude constatar como aquela menina é feliz e está em paz com a família e o mundo em geral. Não é difícil entender os sinais pelas cores, pelos símbolos, pelos sorrisos, é deveras interessante, e eu como mãe sempre tive essa percepção e agora também como avó. Ajudar a desenvolver o espírito de uma criança é um grande contributo para a sua idade adulta, para a sua correcta inserção na sociedade em que vive.

Há sempre muito a dizer, desculpa este testamento (risos).

Beijinhos e uma óptima semana para ti*****:))))))

kakauzinha disse...

Como recebi há pouco notícias, venho deixar-te o endereço do local onde eles estão.

http://www.ocean101cloud9.com/index.html

Bjs.

A Professorinha disse...

Olha, gostei!!... Não sou educadora de infãncia, mas reconheci-me no teu texto :)

Quando tiver tempo para actualizar os meus links, adiciono-te...

Beijos

Anónimo disse...

Olá minha querida!
Espero que estejas bem!
Muito poderia dizer acerca deste texto, mas sinto-me sem forças para falar do mesmo, quero desejar a ti Educadora e a todas as Educadoras a maior FORÇA, PERSISTÊNCIA E QUE NUNCA DESISTAM dos seus objectivos, sem dúvida que EDUCAR PELA ARTE é o teu lema e que contagies esse mesmo lema a todos os educadores, pois é fundamental.Tenho a certeza que com este teu FANTÁSTICO blog consigas passar a mensagem.
Muitos beijinhos e um abração muito forte, sentis-te?pois é a minha energia e eu consegui sentir!...

Anónimo disse...

Susana tu és fantástica...o teu blog é 5*****.
Beijos do tamanho do mundão

Anónimo disse...

Tu e a arte e a arte e tu...concordo perfeitamente contigo, só tenho pena que o nosso pensamento não esteja adequado nem ajustado à sociedade em que vivemos

susana disse...

Sandrinha: Pois é...muita parra, pouca uva! Fala-se tanto e tão pouco se faz. minha amiga linda, concordo plenamente com o que disseste. Beijocas grandes de mim para ti.

Kakauzinha: Obrigado pela descrição promenorizada da viagem. Adorei o site que me enviou. Não me vou esquecer desta atitude nunca...valeu!

Professorinha: Minha querida, também te vou adicionar. Fico feliz que tenhas gostado do meu cantinho. Beijinho grande


Mafaldinha: Minha linda...já não tenho palavras para ti...concordo sempre com o que dizes, tens sempre comentários bastante pertinentes. Obrigado pelo apoio constante

Patricia: Pois é...sempre com frases fortes que me deixam toda babada! Beijoquinha grande de mim para ti

Mariana: Pois é minha linda..a sociedade está em constante mutação...temos que acreditar num futurao mais...artístico, ou seja, mais inovador e menos castrador. Beijo grande de mim para ti