24 outubro 2007

Actividade 3 - Realização de uma Torta de Haloween

Antes de mais é necessário salientar que esta actividade poderá (e deverá!) será realizada com o contributo que cada família der para a realização desta torta. Quando esta estiver confeccionada, a família deverá receber um convite do Jardim-de-Infância no sentido de irem "provar" a torta que os seus filhos fizeram.
Assim, e após a reunião de todos os elementos necessários a esta confecção, a Educadora deve passar a ler a receita em alto para os meninos ouvirem e perceberem como se irá fazer a torta. Posteriormenete, chama-se um por um para misturar o ingrediente que trouxe de casa. A ordem que cada criança mexerá a massa da torta, fica então sujeita ao momento em que o seu ingrediente é introduzido. De seguida irei apresentar a receita, e posteriormente a forma como os ingredientes foram distribuídos pelos meninos.
Torta de Haloween
Com Molho de “Sangue”
44 Colheres de bolacha Maria raladas (são raladas na cozinha da escola, ficando apenas meia dúzia para os meninos ralarem devagar, e com a ajuda da Educadora)
4 Colheres de Açúcar
3 Colheres de Manteiga ou Margarina derretida
1 Colher de sobremesa de Fermento
2 Pacotes de Queijo cremoso – “tipo Philadelphia”
1 Lata de Leite Condensado
4 Ovos
4 Colheres de sobremesa de Sumo de Limão
Para o Molho de “Sangue”:
Geleia de Morango q.b.
Material Necessário para realizar esta torta:
2 Tigelas
1 Ralador
1 Forma
Papel Vegetal
Batedeira

Modo de Preparação:
Esta Torta é uma delícia e muito fácil de preparar. A Educadora deve ir à cozinha antes de começar a confecção da torta para pedir para porem o forno a aquecer em temperatura media. Numa tigela mistura-se a bolacha ralada, o açúcar e a manteiga. Com a mão ( lavada! ) cada criança terá oportunidade de amassar este conteúdo. Reserva-se. Numa outra tigela a educadora bate os dois queijos até ficarem bem cremosos. Mistura-se aos poucos ( sob observação dos meninos , havendo sempre um deles a mexer devagarinho – neste caso será o menino que trouxe o leite condensado ) o leite condensado, até ficar bem misturadinho. Junta-se os ovos e o sumo de limão e bate-se tudo. Para isto a educadora necessita de uma criança para forrar a forma e barrar o seu interior. Então por sorteio, por exemplo, poderá ser escolhida uma criança que será encarregue de tal actividade, sempre sob o olhar atento da Educadora e da auxiliar de educação (pode também ser uma criança que tenha participado de forma menos activa na confecção da torta). Coloca-se então dentro da forma este ultimo preparado com o primeiro que havíamos reservado. Leva-se ao forno por 55 minutos, até estar bem cozidinha. Depois de fria cobre-se com muito “sangue” de morango.

Nenhum Vampirinho vai resistir!!!

Nota: Devido a levar queijo, convém que esta torta esteja sempre em ambiente frio, pode ser até no frigorifico.
Forma de Distribuição dos Ingredientes
Pelas Diferentes Crianças

_________________
Nota.: Esta distribuição que coloquei na tabela, foi realizada a partir de um grupo com 15 crianças.
_________________

Os Objectivos desta actividade são:
Exploração e conversa sobre o olfacto
Proporcionar uma tarde diferente e divertida ao grupo, visto os familiares irem lanchar connosco.
Exploração do Tacto
Compreensão da relação da torta com o Haloween
Promover a noção de número e quantidade

10 comentários:

Anónimo disse...

Esta receita está muito gira (e apetitosa)!!! Os miúdos devem adorar fazer esta torta. Boa postagem

Sofia disse...

linda...tenho andado a tentar postar novidades mas anda a dar problemas...tou a tentar mais uma vez...espero que nao desistas q me visitar...mil beijinhos...

kakauzinha disse...

Ora aqui está uma óptima receita para todos. Vou enviá-la à minha filha para podê-la fazer com a minha neta. O infantário onde está a Francisca já tem certamente planos para o evento mas esta é mais uma sugestão para as crianças meterem a mão na massa e encher a salinha e as paredes com deliciosas marcas, já para não falar das roupas e dos cabelos. Mas é assim que as crianças se divertem e nós gostamos de ver.

Lembrei-me da primeira vez que aprendi a fazer um queque, aos seis anos, com a minha avó materna. Cozêmo-lo num púcaro e ficou mesmo bom, eu muito orgulhosa e a minha avó sorrindo imenso (por acaso até nem sujei muito, eheheh!)A partir daí nunca mais deixei de ajudá-la e a aprender os segredos de culinária.

Deixo-te aqui mais um link para espreitares, onde a Cat esteve por último. Segue-se uma visitinha a HK e talvez depois a Macau. Vou-te pondo a par para juntares às tuas possibilidades de viagens.

Beijinhos grandes****:)))))
http://www.surigaoislands.com/sohoton.html

Anónimo disse...

Ola! Realmente este teu post prima pela originalidade...em relação ao hallowen...já tinha imaginado muita coisa para fazer nesse dia, mas nunca na vida me passou pela cabeça nem tinha ouvido falar numa torta com molho de sangue!! eheheh tas la*

Anónimo disse...

Esta torta deve ficar uma delícia. Foi óptimo teres postado esta actividade, até porque a considero muito original. Adorei. Mais uma vez parabéns.

susana disse...

Helena: De facto os miúdos adoram participar nes actividades que julgam pertencer apenas aos adultos (cozinhar por exemplo). Beijinho

Sofia: Claro que não desisto de te visitar...estranhei a ausência das tuas postagens, foi só isso. Beijinho

Kakauzinha: Minha querida Kakauzinha, na verdade as experiências da nossa infância marcam e determinam a nossa vida para sempre. Também guardo na memória tudo o que os meus avós me ensinaram, até porque vivi com eles da 2ª classe ao 12º ano. Foram fantásticos comigo, e é com muita pena minha e muito sofrimento que digo que já não tenho avozinho. É tudo tão efémero...mas tão marcante. Aconteceu, marcou, acabou...menos na memória, esta dá-me energias para recordar diariamente a minha infância. Brinquei tanto!!!!

Em relação à Cat, quero que lhe diga que se divirta por mim e por ela...acho fantástico conseguir-se fazer uma viagem como a dela. Bem...não pago viagens TAP, é melhor não reclamar. De seguida vou dar um "olhinho" ao site que me indica. Beijinho e obrigado por tudo.

Sandrinha: Pois é miga...achei esta actividade curiosa, por isso decidi postá-la. É preciso diversificar actividades, pelo menos no que diz respeito a datas festivas que são festejadas anualmente. Já reparaste que todos os anos no dia-da-mãe se faz sempre uma prendinha? E que tál uma canção? No Natal fala-se sempre do Pai-Natal, da árvore e do presépio! Com isto não quero dizer que não o farei, simplesmente considero que dentro destas temáticas anuais se devem introduzir actividades bastante diferentes das dos anos anteriores. É tudo muito igual!!! Pelo menos esta é a minha opinião. Uma criança dá o Haloween aos 3 anos, aos 4 anos, 5 ano e por aí fora. Se não diversificarmos, cai-se no erro que pode ser fatal para o desinteresse da criança face à temática. Beijocas grandes de mim para ti minha linda.

P.S.: O outro dia fugi! Depois explico-te.

Mariana: Muito obrigado pelas tuas palavrinhas. Beijoquinhas

Anónimo disse...

Olá linda!Andei um pouquinho "desaparecida" mas jamais em tempo algum abandonaria as visitas ao teu simpático blog.
Esta receita é divinalmente divinal, quem sabe se nos próximos tempos a colocarei em prática lá em casa.É sempre bom conhecer variedades de actividades e tu és a "madame des activités", claro que tenho registado as mesmas desde que passei a visitar o teu blog, quem sabe se num futuro próximo quando estiver a trabalhar novamente com as crianças, concerteza que serão muito úteis.
Um grande beijinho e obrigada por todo o teu apoio.ADORO-TE!

susana disse...

Mafaldinha: Não ssabes o quanto me alegra saber que o meu blog pode de alguma forma auxiliar os profissionais de educação, como TU! Agora...isto de me agradeceres sabe-se lá o quê...não está com nada! ADORO-TE, não há nada a agradecer. Beijocas gorduchinhas do fundo do meu coração.

Unknown disse...

HUMMM que fome... finalmento um post a falar de comida loool, tudo bem prima?
O teu blogspot tá muito fixolas continua assim, beijos e abraços....

susana disse...

Tem uma descriação deliciosa não tem primo??? Beijo grande