21 dezembro 2007

Actividade 1 - Modelar com Massa de Sal

Esta actividade surge no âmbito do Natal, mas pensando sempre que esta quadra já havia sido abordada na sala de jardim de infância. É importante que a criança esteja familiarizada com o tema base de todas as actividades, de forma a compreender o sentido de todas as actividades propostas pela educadora. Esta actividade deve então ser proposta após a educadora já ter falado com os seus meninos sobre esta época festiva, podendo até já ter desenvolvido outras actividades mais típicas desta quadra, como por exemplo, escrever uma carta ao Pai Natal.

Actividade

Modelagem

Explicação
Os meninos modelarão massa de sal com a intenção de fazerem motivos relacionados com o Natal, para posteriormente pendurarem na árvore de Natal da escola.
Recursos
Recursos Humanos
Educadora

Auxiliar

Estagiária

Crianças

Cozinheira
Recursos Materiais
Farinha

Água

Copo
Tabuleiro

Sal

Alguidar

Colher de Pau

Formas

Rolo de cozinha
Objectivos

Objectivo Geral

Permitir o contacto com novos materiais
Objectivos específicos
Provar novos sabores
Estimular a criatividade

Desenvolver a preensão e força das mão e pulsos

Apurar a motricidade fina

Desenvolver o sentido do tacto
Estratégias

Permitir que as crianças provem os diferentes ingredientes
Deixar que as crianças explorem livremente a massa de sal
Falar com os meninos sobre as formas que se estão a modelar
Desenvolvimento

A educadora deverá explicar aos meninos o que irão fazer, e deverá deixá-los misturar os ingredientes necessários à confecção da massa de sal. Caso eles queiram a educadora deverá deixá-los provar os diferentes ingredientes, e também a própria massa após estar feita. Como não é utilizado qualquer produto químico, não prejudicará em nada a saúde dos meninos. Os meninos não devem ser obrigados a fazer só formas natalícias, devem sim fazer formas livres, que depois de pintadas ornamentarão de igual maneira a árvore de Natal da escola. No entanto existirão formas plásticas para os meninos que queiram utilizar, tendo estas, o formato de estrelas, sinos, árvore de natal, coroa natalícia, etc. Após a modelagem da massa de sal, todos de forma organizada colocarão as figuras que modelaram dentro de um ou dois tabuleiros. Será uma dos adultos da sala, quem irá levar o tabuleiro à cozinha, para que estas formas cozam no forno.

Receita da Massa de Sal

Ingredientes
1º – Dois copos de farinha
2º – Um copo de sal
3º – Um copo de água
Como Fazer:
Deita-se a farinha e o sal num alguidar e mistura-se bem com a ajuda de uma colher de pau, acrescentando a água pouco a pouco. A massa tem de ficar homogénea, ou seja, se ficar demasiado pegajosa, coloca-se um pouco mais de farinha. Se ao contrário, a massa ficar muito seca, junta-se um pouco de água. Quando a massa estiver com a consistência certa para ser modelada, irá colocar-se a massa sobre uma superfície plana e limpa. Convém polvilhar a superfície com farinha, para que a massa não pegue. A massa de sal está pronta para ser trabalhada de forma a realizar as mais variadas imagens.

9 comentários:

Alexandra Caracol disse...

Olá Susana,

Tens desenvolvido temas muito interessantes no teu blogue. Se não te importas colocarei um link do teu blogue no meu em:

http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/28633.html onde falo de educação e ensino.

Feliz Natal para ti e família.

Beijinhos

Alexandra Caracol

Alexandra Caracol disse...

Sou eu de novo.

Se quiseres podes visitar
http://projectoportuguesfacil.blogs.sapo.pt/761.html

onde tem temas muito interessantes sobre ensino de bebés e crianças.

Beijinhos

Alexandra Caracol

kakauzinha disse...

Querida Susana,

A minha pequenina duende já fez das dela... com a mão na massa! É delicioso ver o rostinho de uma criança cheio de farinha e apreciar a alegria que isso lhe traz. Pequenas e simples coisas que são, afinal, tão importantes.

Deixo-te um beijão e os melhores desejos para que passes esta quadra com toda a alegria e amor que mereces. Feliz Natal!

(*)

vermelhinha disse...

Adoro estas actividades com as crianças que as ajudam a ter uma serie de conhecimentos de si próprias e do que as rodeia, nomeadamente sobre o sentido da época em que estamos.
A minha filha pegou em massa fimo e fez um presépio sozinha, sem lhe dizerem nada e está á entrada da porta para quem quiser vÊr.

Desejo-te um bom Natal e um ano de 2008 cheio de actividades bonitas.

ps- é verdade, todos os textos da flor são da minha autoria, umas vezes bem outras menos bem. Mas gosto de escrever o que me vem á alma.

Mais um beijo da flor.

Catarina disse...

Susana: Um Feliz Natal e um excelente 2008! Bjinhos

susana disse...

Alexandra Caracol: Olá minha querida, fico feliz por teres voltado a ver o meu blog. Não pude ir ao lançamento do teu livro, mas acredita que fiquei mesmo muito triste. Beijinho e até breve.

P.S.: AH, é verdade, faço muito gosto em saber que queres colocar o link do meu blog no teu.

Kakauzinha: Espero que a tua duende te surpreenda sempre...é tão bom vê-los crescer e descobrir o mundo. Beijinho e obrigado pela tua constante visita ao meu cantinho.


Flor: Olá minha querida. Estimo saber que existem pais como tu - que valorizam as obras de arte dos seus mais que tudo. Beijinho grande e até breve


Profeta: Caro Profeta, até no meu cantinho já fazes poesia...adorei! Obrigado por teres cá vindo e especialmente por me teres feito esta quadra. Beijinho


Pó D`Agua: Beijinho grande para ti minha linda

Anónimo disse...

A massa de Sal, por mais que seja do conhecimento geral, é uma das actividades que os miúdos mais gostam de fazer. Beijinho

susana disse...

Mariana: Os miúdos adoram explorar e construir algo com a massa de sal, concordo plenamentre com o teu pensamento. Beijoca

C. Moniz disse...

antes de mais, parabens pelo seu blog :)

gostaria de tirar umas duvidas em relaçao à massa, quanto tempo devo deixar esta no forno? como sei que ja esta mesmo pronto para ser retirada? e a quantos graus devo coloca-la lá?

sei que ja faz algum tempo que postou essa receita, mas se puder tire-me essas pequenas duvidas sff :)

um abraço*