18 dezembro 2007

Natal: Significado e Importância para as Crianças

O Natal representa acima de tudo a comemoração do nascimento do menino Jesus, mesmo para quem é de outra religião ou até ateu. Mesmo que o Natal não tenha contornos religiosos, todos sabem o que está subjacente a esta época festiva. Os dias que antecedem a esta festa tão bonita, são sempre de grande confraternização e de reunião de meios económicos para ajudar os mais pobres e oprimidos. O mais triste desta quadra é o facto das pessoas só se lembrarem dos outros por esta altura. Problemas existem ao longo de todo o ano, e não apenas no mês de Dezembro.

Outra das características desta quadra, é o elevado consumo que se dá em todas as zonas comerciais. Cada vez mais as pessoas vivem de aparências e de compras exacerbadas, que na maioria dos casos ultrapassam o orçamento que cada família deveria gastar. No entanto é preciso salientar que no mundo das crianças o Natal tem particular relevo e importância. Todos os meninos esperam ansiosamente pela noite em que recebem as prendinhas de Natal. Nas famílias mais tradicionalistas, é o “Pai Natal” quem as entrega
São Nicolau
São Nicolau foi um bondoso bispo de Mira, que nasceu em 301 D.C., no Sudoeste da Ásia Menor, onde hoje se situa a Turquia. A sua fama espalhou-se pelo mundo inteiro, no entanto é a Holanda o país que mais o festeja, pois há quem diga que foram os Holandeses que trouxeram as primeiras notícias deste bom homem para o norte da Europa. Nos Estados Unidos da América, o seu nome foi abreviado para Santa Claus (Santos Nicholaus).

Sem dúvida alguma que a bondade de S. Nicolau se tornou lendária, pois este tinha por hábito visitar as aldeias por onde ia passando, deixando brinquedos às crianças. Para além disto este bispo matou a fome a muita gente.

Filho de Epifânio e Joana, o seu nome não foi escolhido ao acaso, pois “Nicolau” foi o nome que lhe deram por significar “pessoa virtuosa”. Os seus pais eram Cristãos, e acreditavam que o nome teria influência na personalidade do seu filho, por isso lhe deram o nome que representava o virtuoso, pessoa que só faria bem ao mundo. Os pais de Nicolau eram bastante abastados, não tendo quaisquer necessidades económicas.
A lenda de S. Nicolau está envolta em algumas simbologias, sendo uma das mais importantes, a lenda das bolas de ouro. Esta lenda conta que Nicolau ainda jovem, decidiu dar três sacos de ouro a três filhas de um velho pobre, para evitar que estas fossem para a prostituição. Ele ofereceu então os três sacos em três alturas diferentes: sempre que as raparigas atingiam a idade de casar, Nicolau colocava o saco de ouro dentro da casa delas através da chaminé. Os pais de Nicolau morreram, ainda este não era adulto. Então Nicolau decidiu, por conselho de um tio, visitar a Terra Santa. Rumou à Palestina e depois ao Egipto, no entanto nem tudo correu bem nesta viagem. Ao longo do percurso ocorreu uma enorme tempestade, que poderia ter levado à morte de muitas pessoas, no entanto tudo acalmou quando Nicolau começou a rezar. Daí em diante Nicolau ficou conhecido por salvar marinheiros e pescadores vítimas de tempestade.
Após o regresso da viagem, Nicolau decidiu doar toda a sua fortuna aos pobres, passando ele a viver na pobreza. Nicolau começou então a dedicar a sua vida cada vez mais a Deus, e a toda a igreja Católica. Foi então que se tornou bispo de Mira, que embora não fosse a sua aldeia Natal, era a aldeia aonde Nicolau tinha decidido viver no mundo da pobreza. Já depois de ter sido indicado bispo, S. Nicolau continuou a distribuir presentes pelas crianças, levando esta sua devoção aos mais novos, à abertura de um orfanato. São Nicolau faleceu a 6 de Dezembro de 342, passando este dia durante muito tempo a ser festejado por todo o mundo. Todas as pessoas o passaram a associar à doação de presentes, o que levou a que a entrega de presentes anual fosse comemorada no dia 6 de Dezembro. No entanto, esta tradição dilui-se com a ideia do menino Jesus e sua respectiva entrega de presentes a dia 25 de Dezembro. O Papa Paulo VI, devido à pouca documentação relativa ao São Nicolau ordenou que a festa alusiva a ele, fosse retirada do calendário oficial Católico Romano.
Embora nos dias de hoje não festeje o dia de S. Nicolau, a verdade é que o “Pai Natal” representa a versão moderna deste homem que tão bem fez em seu redor. O pai Natal mais não é do que uma figura que entrega prendas a todas as crianças do mundo, não fosse ele uma recriação de São Nicolau.
Pai Natal
A figura de São Nicolau foi usada para representar o Pai Natal dos nossos dias. Este “boneco” é associado à ideia de um homem de idade avançada, com barbas grandes e brancas, muito barrigudo, de faces rosadas e sempre vestido com uma fato vermelho e branco. Este simpático senhor, tal como S. Nicolau, distribui por todas as crianças do mundo os mais variados brinquedos, sem olhar a etnias e a questões económico-sociais. É sem dúvida encarado como sendo imparcial e justo. No fundo a única condição que impõe aos meninos para que estes recebam prendinhas, é o bom comportamento ao longo de todo o ano, ou pelo menos é esta a versão que a maioria dos papás conta aos filhotes. O Pai Natal está espalhado por todo o mundo, assumindo vários nomes, dependendo do país e até da cultura em questão. Esta personagem que encanta crianças de todo o planeta, é sempre encarada como um homem bem disposto, generoso e bonacheirão. Actualmente ninguém sabe ao certo aonde é que mora o Pai Natal, mas a maioria das versões aponta para a Lapónia, na Finlândia. Mas há também quem aponte o Pólo Norte como sendo a verdadeira morada deste velhinho de barbas brancas.
A maioria das crianças tentam de alguma forma entregar uma carta ao Pai Natal, onde expressam os seus desejos face às prendas que querem receber.
Alguns meninos entregam a cartinha dos pedidos natalícios a um Pai Natal que encontram na rua; outras pedem às mães para enviarem por correio, e outras ainda dizem que irão enviar o pedido de presentes por e-mail. O mais engraçado é que o Pai Natal adivinha quase sempre o que os meninos querem, mesmo que estes não lhe transmitam o que desejam receber. Numa última hipótese os meninos deixam a cartinha junto à chaminé da sua casa, para que o “velhinho” a leia.
O mais curioso, é que o Pai Natal está envolto num mundo de magia, ou seja as suas renas voam mesmo sem terem asas, e os seus duendes são sem dúvida os seus grandes ajudantes.
Reunidas estas condições, o Pai Natal sabe onde mora cada criança, sabendo então o comportamento que esta teve ao longo do ano. No entanto, este velhinho bonacheirão tem de usar a sua magia para numa única noite conseguir distribuir os brinquedos desejados, por todas as chaminés deste mundo.
Para além das renas voarem, também o seu trenó é mágico, deixando as crianças maravilhadas e concentradas no mundo da fantasia.

11 comentários:

Anónimo disse...

Então tia tudo ben contigo? Exqueces-te de uma coisa entao e as 7 renas do pai natal qual o nome delas, e não esqueçêmonos do rodolfo a que tem o nariz vermelho.XD
beijos do jorginho

kakauzinha disse...

Querida Susana,

Lá em casa vivemos o Natal sem exageros, apenas apreciando o momento de estarmos todos juntos.

Mas como muito bem referiste, é uma época muito importante para as crianças e todas deveriam ter um presente à sua espera.

Infelizmente ainda não é assim e a juntar-se às crianças estão também os adultos que passam esta quadra na pobreza e na solidão porque as ajudas não chegam a todos.

Para mim é a celebração do nascimento de Jesus e tento que este espírito se prolongue durante todo o ano contribuindo como posso.

Assim, este Natal vou pedir o mesmo de sempre, que o Mundo se transforme em Esperança.

Beijinhos grandes****

GarçaReal disse...

Natal sem crianças....Era como se não houvess mundo...Nem vida...Nem aquilo a que se chama alegria.

Bjgrande

Volta sempre

*Um Momento* disse...

E estamos sempre a aprender um pouquinho mais :))))

Deixo um beijo abraçado em sonhos que se possam tornar realidades:))))

Boas Festas Desejo!!
(*)

A Professorinha disse...

Ena tanta coisa sobre o Natal. Este ano só espero que passe rápido... por mim adormecia amanhã e só acordava dia 2 de Janeiro, pronta para um ano novo... Sem ter que passar por mais nada...

Beijos

GarçaReal disse...

Um beijinho grande e feliz Natal para ti também.

Lá do Lago te deixo uma ternura

Sofia disse...

Um beijao enorme...espero que estejas bem!

Anónimo disse...

Esta postagem está completissima...de épocas festivas percebes tu. bj

susana disse...

Jorginho: Olá meu amor, tudo bem contigo doce? O Natal, foi bom? Muitas prendinhas no sapatinho? Tenho saudades tuas...


Kakauzinha: Não há palavras para o teu comentário querida amiga...nem tudo é igual para todas as crianças do mundo, mas todas as crianças são iguais...nascem da mesma forma e sonham as mesmas coisas, mesmo que algumas apenas possam sonhar durante pouco tempo...tenho tanta pena. Beijoca


Garça Real: O mundo sem crianças não era mundo...qual era a piada??? Beijinho grande e até breve



Um Momento: Boas festas também para ti e até breve



Professorinha: O Natal nem sempre é bem encarado por todos, porque de facto é uma época em que reina a hipocrisia e a falsidade...é pena! Beijinho grande para ti minha linda



Sofia: Estou bem minha linda, espero que também estejas e que o novo ano te traga a conclusão daquilo que tu tanto esperas ( e eu também!!!). Tanto estudo!


Mariana: Tentei de facto informar-me de algumas questões, mas...a maioria das coisas que sei sobre esta época festiva, ainda são do tempo da minha licenciatura. Beijinho miga

Anónimo disse...

Bem...tanta coisa sobre o Natal, está impecável. Já não vinha ao teu blog há algum tempo, e vou-te dizer uma coisa...está cada vez melhor. Parabéns Susana

susana disse...

Patricia: Fico feliz por achares que o meu blog está cada vez melhor, pois isto significa evolução!!! Se de facto isto acontece, devo a vocês todos que me têm apoiado e me têm levado a pesquisar cada vez mais coisas, para cada vez mais postar algo que vá de encontro ao vosso pensamento e necessidades. Não gosto de postar sempre as mesmas coisas, tento diversificar ao máximo, por isso é que posto actividades pedagógicas, poemas, frases célebres, curiosidades e actividades que estejam a decorrer em algum lado, entre outras coisas. Obrigado minha linda