13 junho 2007

A Importância da Música

"A nossa cultura parece dar cada vez menos importância à educação musical das crianças. Quando é necessário fazer cortes nos orçamentos escolares, as aulas de música (bem como as de arte e educação física) são as primeiras a ser eliminadas. É desencorajante verificar como estas três matérias básicas, tão importantes para melhorar a qualidade de vida, são geralmente consideradas supérfluas no actual clima educativo. Privada de um contacto sério com a música, a criança atinge a adolescência, tentando então compensar a sua privação na infância com um investimento desordenado de energia psíquica na sua própria música. "
Mihaly Csikszentmihalyi in Fluir, pág. 157

6 comentários:

Unknown disse...

acho óptimo que neste blog espectacular se reflicta sobre essa pouca importância dada à música na educação porque realmente parece-me que ela é uma excelente via para desenvolver a sensibilidade e o sentido crítico, ajudando a criar pessoas menos brutas e menos pimba (e os deuses sabem como estamos necessitados!)

Unknown disse...

Não resisto a deixar aqui também o meu comentário, não a este post em particular, mas a todo o blog. Parabéns, Susana! Achei espectacular, muito completo, com informações, reflexões, sugestões e links interessantes e relevantes para todos os que se interessam por estas questões da arte, da educação e da sua inevitável (ainda bem!) interligação. Parabéns, mesmo!

Anónimo disse...

Querida Susaninha!
Quero-te dizer que foste uma pessoa que desde o dia em que te conheci,cativas-te!És uma pessoa muito simpática, bem disposta, alegre,optimista,conversadora,inteligente,bonita,persistente,e outras tantas qualidades que ainda não tive oportunidade de conhecer, mas acho que ainda vou a tempo!!!Fico feliz por estares a realizar o mestrado que tanto falavas quando ainda estavamos na ESEAG,e por estares a realizar o que tanto querias.É bom vir ao teu blog e saber que há tanta variedade com qualidade, peço desculpa se não vim cá desde o momento em que tive conhecimento do mesmo, mas não foi por mal, mas mais vale tarde do que nunca e como nunca me esqueço de quem é querido, aqui estou eu a
tentar acompanhar o teu desenvolvimento do mestrado.
Na nossa vida há pessoas que passam e há outras que ficam e tu ficas-te, para os bons há sempre 1 lugar! Linda, quanto há MÚSICA é sem dúvida algo fascinante e que o nosso país tem muito a evoluir nas nossas escolas,principalmente, aliás, na educação em geral,mas é de pessoas como tu e de muitas que estão escondidas com medo de se revelarem que este país precisa, e tu utilizas concerteza sempre a teoria da frase que uma vez ouvi e nunca mais esqueci "Parar nunca,desistir jamais,avançar sempre". A música, faz-nos libertar principalmente quando dançamos, a expressão através do corpo e da alma, soltar a voz, brincar com instrumentos musicais e construi-los com materiais recicláveis, portanto não digam que os instrumentos são muito caros que quem diz isso é um grande mentiroso!Continua assim com essa criatividade e força para todos os dias.ADORO-TE!Beijinhos!

Anónimo disse...

O pessoal cresce e só quer é música: bares, discotecas e muita alegria. Deve ser um complexo de édipo mal resolvido com a disciplina de educação musical ao longo do nosso percurso escolar, não achas Susana? Era bom que o teu blog tomasse outras proporções, e que quem de direito o lê-se e reflectisse sobre o assunto. Considero muito importante todo e qualquer tipo de expressões, sejam elas a plástica, musical ou física. Beijo grande

susana disse...

Cristina: Obrigado pelas palavras lindas que utiliza para definir o meu blog. Creio que não a conheço, mas de qualquer forma agrada-me mesmo muito que tenha gostado do conteúdo das minhas postagens, ficando então a aguardar que me visite de novo. Beijinho e obrigado.

susana disse...

Mafalda: Os teus comentários são sempre muito pertinentes e de grande reflexão para mim. Obrigado miga linda!


Madalena: Penso que a disciplina de Educação Musical tem realmente uma lacuna muito grande nos seus conteúdos, para já não falar da carga horária que tem no currículo escolar (possui um lugar subalterno no ensino). Beijo miguinha e obrigado.