29 abril 2008

Dia da Mãe

O Dia da Mãe está à porta, por isso mesmo decidi deixar aqui umas dicas que vos pode interessar. A imagem que coloquei em cima do texto, pode servir como postal para acompanhar a prendinha que a criança faz para a sua mãe. Para mim o mais importante é a prenda em si, desde que feita totalmente (ou quase) pela própria criança. Isto significa que eu não sou adepta de prendinhas fantásticas que não são feitas pelos filhotes, mas sim pela educadora e auxiliar da sala deste. O valor de algo feito por uma criança, está na simplicidade e sinceridade desta oferta!! Este postalinho teria apenas a mão da criança estampada com um coração colado pela educadora ou pela própria criança, e um poema escrito pela educadora da sala.
Este postal foi feito a pensar em crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos, pois caso sejam maiorzinhas já podem fazer um postalinho totalmente concebido por si próprias. Claro que isto é apenas uma sugestão!!!
Como prendinha sugiro:
Moldura
Materiais:
4 Paus de Gelado ou de médico por cada criança
Cartolina Cola Canetas de Feltro Uma Argola (para o verso da moldura) Fita-Cola Fotografia de cada criança (claro!!!)
Como se faz:
Primeiro a criança deve pintar livremente os 4 paus que lhe são dados pela educadora. Só após a secagem da pintura/desenho é que se procede à colagem dos 4 paus, para que fique um quadrado perfeito. Coloca a foto após os paus estarem secos, e vira a moldura ao contrário para poder colocar uma cartolina em cima do verso da foto. Cola-se a cartolina aos dois paus que estão na horizontal, de forma a que a foto não caia. Só após isto é que se prende na parte de trás a argola para pendurar a moldura, e esta é presa com fita-cola. Acho que esta moldura é um mimo que as mamãs vão amar!!!
Valência: Creche
Caixa para Botões

Ao longo de todo o percurso académico das crianças, as mamãs recebem inúmeras prendas. Por este motivo, é cada vez mais necessário que se faça algo que tenha um real valor utilitário.

Assim, decidi aqui postar a ideia de se fazer uma caixa para as mamãs colocarem os seus botões, assim a sua caixa de costura fica mais completa!

Materiais:

Embalagem tipo Nesquik

Materiais de decoração - lãs, botões, papeis de várias cores e texturas, restos de tecidos

Cola UHU líquida e baton

Como se faz:
Primeiro a criança decide se quer pintar a embalagem e depois enfeitar, ou se quer apenas utilizar materiais de desperdício, como por exemplo restos de tecidos e lã. A educadora pode sugerir que pelo menos na tampa deverão ser colados botões, pelo menos um, para que a caixinha denuncie a utilidade que tem! Mas cabe a cada criança a decisão de querer ou não colar botões na tampa da caixinha.
Valência: Jardim de Infância

6 comentários:

Ana Rita disse...

Só boas ideias ;) Bom feriado!

one disse...

Olá Susana! Suas idéias são muito legais! Adorei amãozinha e a frase também! Continue nos alegrando com sua criatividade! Um grande beijo!

Anónimo disse...

Oi miguinha. A ideia da caixa para pôr boto~es é de facto a que apresenta o maior real valor utilitário, como tu mesma dizes. No entanto, tenho que confessar que gostei mesmo muito da moldura, que tal como também dizes é super simples de fazer, e até crianças de baixa idade o conseguirão fazer muito facilmente, e do postal que colocaste antes do início do texto! Amei miga, como tu dizes... está um must!!! Beijinho grande

kakauzinha disse...

Os sorrisos que nos provocam estas prendinhas tão engraçadas, "uma moldura com paus de gelado, uma caixinha de botões com o pacote do leite", um colar de massinhas, um cartão pintado com corações, enfim, singelas mostras de afecto que enchem o coração de uma mãe.

Um beijo grande e muito colorido(*)

Sementinhas disse...

Passei e gostei.... Sónia Serra. wwwdaprof

Mil Folhas disse...

Lindas ideias!!! Fazer prendas para as mamãs é sempre mais fácil do que para os pais... as mães adoram tudo eheheh

Bjinhos