03 abril 2007

Terapia pela Arte

« Os terapeutas que ajudam as crianças a lidar com traumas emocionais, encorajam-nas a desenhar. A criança que desenha os seu sentimentos não precisa de os traduzir em palavras ou de os compreender, nem de se preocupar por poder dizer coisas erradas (Groth-Marnat, 1984).
As cores que a criança escolhe e o que a criança representa podem exprimir emoções profundas (Garbarino, Dubrow, Kostelny & Pardo, 1992). "O uso terapêutico do jogo e da arte pode ajudar a criança a reinstalar o seu sentimento de controlo interno...e a sua auto-estima e a desenvolver...a confiança" (p.204) e assim restituir a saúde emocional. » [in O Mundo da Criança,´Mc Graw Hill, pág.291]

9 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais, quero dar os parabéns à autora deste blog espectacular, não é todos os dias que se vêm pessoas a discutirem temáticas tão importantes. Há algum tempo li um artigo que dizia que era possivel descobrir, atravéz dos dezenhos de uma criança se ela tinha sido violada ou se sofria de maus tratos, por exemplo, li também que existem crianças que quando lhes morre um familiar, pintam sempre a preto. É isto possivel? Gostaria mesmo de saber algo mais desta temática. Mais uma vez muitos parabéns.

Anónimo disse...

Os nossos diabitos são uma fonte de energia inesgotável. De manhã à noite, de segunda a domingo não param, fazendo-nos implorar por descanso! Mas aquele sorriso maroto num instante do dia dá-nos aquela sensação de paz e alegria suficiente para mais algumas traquinices.
Miguel

Anónimo disse...

Adorei o seu blog, está lindo! Estive a vê-lo todo e apetecia-me fazer comentários em qualquer temática que nos apresentou. Gosto da sua abordagem directa e pratica aos assuntos que pesquisa. Adorei o incentivo que dá para a prática de leitura onde nos indica inclusive, livros de autores conceituados, vou tentar fazer o workshop que a Susana fez o ano passado sobre animação de bibliotecas. Parabéns e obrigado, é só o que posso dizer.

Anónimo disse...

A arte é sempre uma temática muito aliciante para mim, especialmente quando se refere às crianças. A aprendizagem da educação visual e plástica em educação infantil é o meio de expressão que, juntamente com a palavra e o movimento, constitui a base da inter-comunicação futura. É um dos meios que a criança dispõe para expressar tudo aquilo que sucede ao seu redor.
Os primeiros anos de vida são talvez os mais importantes, pois durante este período, ela começa a estabelecer normas de aprendizagem e um certo sentido de si mesma como ser.

A arte pode contribuir muitíssimo para este desenvolvimento, pois a aprendizagem tem lugar na inter-acção da criança e do ambiente.

Parabéns pelo seu blog, aproveitando para lhe desejar os melhores resultados no mestrado!!!

=)

susana disse...

João Miguel: Os desenhos são de facto mediadores e até reveladores do mundo em que a criança está inserida. Por exemplo: uma criança que tenha sido abusada sexualmente, ou simplesmente molestada (há efectivamente diferenças entre estes dois termos), pode revelar estes factos através de desenhos. No entanto, nem todos estamos habilitados a interpretar estes desenhos. Se uma criança abusada for acompanhada por uma pedopsiquiatra, será mais fácil para esta última a revelação dos acontecimentos, através de atitudes que ao comum dos mortais passaria ao lado. Mas para simplificar, digo-lhe que na maioria dos casos em que há abuso, a criança desenha este abusador como sendo um "homem monstro". Este "homem monstro" geralmente não tem um elemento da cara desenhado (pode ser os olhos, o nariz ou a boca). Sem ser propositado, a criança quando desenha a família (caso o abusador se encontre neste meio), desenha todos muito lindos, com muitos pormenores, ficando apenas o Homem que a magoa, com um desenho, que para além de puder não ter um elemento na face, tem os membros enormes. Isto significa que a criança desenha as mãos desse Homem que a magoa, por exemplo, com um tamanho despropositado face ao desenho em si. Sem dúvida que é mais complexo do que aquilo que se possa pensar.
No que se relaciona com as cores com as quais as crianças desenham, posso-lhe dizer que existem inúmeras teorias para esta questão. Há de facto quem diga que pintar de preto todos os desenhos é pronuncio de algo errado. No entanto, já li teorias que contradizem esta ideia. Prometo que assim que tiver mais tempo, irei pesquisar mais sobre o tema das cores, e postarei sobre esta temática. Espero tê-lo esclarecido. Obrigado pelo elogio que deu ao meu blog.

Anónimo disse...

Adorei o tema, puseste-me a pensar em coisas que ainda ñ as tinha visto nessa perspectiva. Acho k vais ser uma óptima profissional e o mundo precisa de pessoas como tu, com essa sensibilidade emocional que transpõe para a realidade a sua forma mto própria de ver a vida!!!! pARABÉns

Anónimo disse...

Parabéns pela escolha!!!

Anónimo disse...

Há mto que não nos vemos mas soube por intermédio de outras pessoas que tinhas este blog e tive curiosidade de ler sobre este tema pois tenho uma vizinha cujo o filho tem problemas nessa área.Recomendei-o e já soube k lhe agradou.Um beijão e parabéns pelo blog e qd puder vou passando por aqui

susana disse...

Martinha Linda, uma grande parte da minha sensibilidade emocional, devo-a também a ti. Passámos tantos momentos juntas, tanta brincadeira e risotas...crescemos e evoluímos todos os dias como pessoas, sempre tentando contribuir para um mundo melhor. Nem sempre sei como o fazer, mas acreditar que vou conseguir, faz-me seguir em frente. Obrigado pelo teu apoio constante. Beijoquinha.