02 maio 2007

Expressão Dramática/Teatro

" A expressão dramática é um dos meios mais valiosos e completos de educação. A amplitude da sua acção, abrangendo quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e a grande diversificação de formas que pode tomar, podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios de que se dispõe, tornam-na por excelência a principal forma de actividade educativa. (...) O objectivo principal desta forma de educação é a expressão, ou seja, o estimular da criança para que expresse livremente todos os seus sentimentos, desejos e tensões interiores."

Alberto B. Sousa in Educação pela Arte e Artes na Educação
A propósito desta frase, lembrei-me de vos dizer o quanto é importante fomentar o gosto pelo teatro, assim como pelas demais actividades culturais. Actualmente já existe uma oferta enorme de peças teatrais para crianças, ao contrário de há alguns anos atrás. Vou então colocar algumas peças que estão actualmente em cena.

«A Casinha da Floresta» - Contos de Fadas em teatrinhos de marionetas para crianças até aos 4 anos. Esta peça está em cena no museu da criança.

http://www.museudascriancas.eu/

No Teatro Infantil de Lisboa está em encenação a peça "A Flauta Mágica", e posso vos dizer que fui ver esta peça e adorei. vejam o site e não se arrependerão.

Durante todo o ano, o Espaço Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa apresenta várias peças de teatro infantil no seu Auditório. Esteja atento à programação.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Susana, muito obrigado pela resposta às minhas duvidas postas no meu anterior comentario. A ideia de ir a teatros infatis com crianças é óptima, penso que lhes pode estimular o gosto pelas artes e em particular pela representação. Mostrar á criança que existe algo mais para além da tv é sempre uma ideia genial.

susana disse...

Concordo plenamente João. Infelizmente, cada vez mais as crianças ficam "agarradas" à T.V. para ver desenhos animados ou outros, ou jogam playstation. Faz-me confusão porque passei a minha infância toda a brincar na rua. Para além da importância do brincar, creio que um pouco de cultura nunca fez mal a ninguém. Obrigado por continuar a visitar o meu blog.

Anónimo disse...

tia gostei muito do teu comentario que fizeste sobre a flauta magica .Poriço digo que foi no Natal ver essa peça como tu, entao dessido vir a este blog muito bonito,dizer o que disses-te e muito jiro.adorei a flauta magica e entao participei,com tigo este comentario que to a fazer para a tia mais linda do mundo que es tu.

susana disse...

Meu amor...a tia ama-te muito e fiquei muito feliz de saber que o teu mano te ensinou a comentar o meu blog. Eu já sabia que tinhas ido ver a Flauta Mágica, pois foi por esse motivo que eu agora também a fui ver. Falaste-me tanto da peça, já não te lembras? Olha amor,tenta melhorar a tua escrita, pois estás a dar alguns erros!!! A tia ama+++te muito, e tu és a princesa da minha vida.

Anónimo disse...

Adorei este post...Os leitores, principalmente aqueles que têm filhos, tenham consciência do quão importante é para as crianças, como também para os adultos, darem-lhes a oportunidade de explorar os seus próprios sentidos, emoções, criatividade.Acho que todos nós, pelo menos uma vez na vida, deveríamos pisar um palco e deixar fluir, sem medos,tudo o que de mágico existe em nós e criarmos por momentos um mundo de fantasia.O "faz de conta" é saudável, acreditem,faz-nos sonhar...É a experiência de quem faz há cerca de 9 anos teatro não amador mas por amadores!!!!
Um beijo enorme para esta minha GRANDEEEEEEEEEE AMIGA SUSANA

susana disse...

Pois é miga, eu também te adoro, e tal como tu (por isso é que temos tanta empatia uma com a outra), também sei que o teatro é muito mais que um hoby, é uma filosofia de vida! Recordo até hoje coisas que aprendi e que se encaixam no meu dia a dia, ou seja, aprendi a resolver certas situações desde que entrei para o meu grupo de teatro.
Sabes uma coisa Martinha, na Inglaterra todas as crianças têm teatro desde o 1º ano do 1º ciclo, como disciplina obrigatória. Não é um espectáculo? Aqui sinto que não valorizam nada as temáticas relacionadas com artes , sejam elas, teatro, dança, pintura, escultura, etc. Adorei o teu comentário, pois transmitiste a tua experiência de vida, e esclareceste quem o por acaso o ler. Obrigado pelo teu apoio, tem sido fundamental nesta minha caminhada.