04 maio 2007

Desde muito cedo a criança começa a tentar comunicar com os que lhes são mais próximos, e a tentar expressar as suas ideias para que os suas diversas intenções sejam compreendidas, e se possível realizadas. Desde logo com os primeiros balbuciares típicos dos bebés, as crianças demonstram sinais de interacção com o adulto que as rodeiam; sorriem e palram quando estão felizes, choram e resmungam quando algo não está bem. Na aquisição da linguagem falada os pais são detentores de uma verdadeira responsabilidade, pois cabe primeiramente a estes a responsabilidade de estimular a sua criança, sem a apressar ou tecer-lhe críticas que não sejam construtivas. É também importante referir o quanto importante é a linguagem escrita, pois desde muito cedo que a criança contacta com esta, pois sempre que vê a mãe a ler uma receita ou o pai a ler o jornal, a criança fica intrigada e o interesse pelo código escrito aumenta com o passar dos dias. Na escola (entenda-se creche ou jardim de infância) a criança também contacta com este código composto por letras, sinais e espaços, mais que não seja, sempre que a educadora lê uma história. Cabe então aos pais a tarefa de estarem em contacto permanente com a escola do seu filho, para desta forma proporcionarem de um modo natural, funcional e afectivo, muitas situações de contacto com a linguagem escrita (livros, placares com informações, folhetos, etc.).

Na creche e no jardim-de-infância, deve-se colocar os materiais relacionados com a escrita, dentro de caixas/gavetas transparentes. No caso de se fazer isto em idade de creche, deve-se colocar na frente de cada gaveta, o símbolo correspondente ao que está no seu interior. Assim todos os meninos conseguem "ler" e compreender o que se encontra dentro de cada gaveta. É sempre adequado que as crianças tenham um leque variado de escolha de materiais para realizarem as suas obras-primas, sejam elas desenhos, letras, ou pinturas.
Desta forma, todas as crianças arrumarão os materiais que utilizaram, após terem terminado o seu "trabalho escolar".

Nesta foto, vê-se um móvel com gavetas transparentes, em que se colocou legos e outros brinquedos de encaixe, para permitir que a criança escolha que tipo de peçinhas quer para brincar, e as guarde após a sua utilização. Esta autonomia da criança é fundamental para a sua auto-estima e para o seu auto-conceito.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Susana. Gostaria de saber a partir de que idade se deve incentivar uma criança a ler. Será que é correcto ensinar uma criança a escrever, nem que mais não seja, o seu próprio nome, antes de ir para a escola ? Sei que existêm vários tipos de maneiras de ensinar a ler e a escrever no primeiro ciclo, qual será a mais correcta? Obrigado.

Anónimo disse...

Quando estive a estagiar também havia na sala móveis desses. Acho que essas modernidades não existiam quando eu era pequena, mas até já há móveis para se colocar no quarto das crianças também com gavetas transparentes e de fácil acesso, de forma a que não se entalem. Eu um dia também irei ser educadora e se Deus quiser serei também mãe. Posso dizer desde já que irei comprar para os meus filhos móveis destes, pois tál como tu disseste, a autonomia é fundamental para a auto-estima das crianças, e se estas aprenderem desde cedo a desarrumar o que querem utilizar, e posteriormente a arrumarem, é excelente. Venho várias vezes por semana ao teu blog, pois tenho tido ideias geniais, e embora o blog não desapareça, eu até imprimo o que acho que me puderá fazer falta no futuro e tudo! Pode ser que um dia nós nos possamos conhecer.

Anónimo disse...

Oi Tia, acho que a ideia dos móveis transparentes é fantástica, mas pensso que, se cada móvel tivesse uma cor para cada categoria ( brinquedos, livros, etc.)também poderia resultar, penssa nisso;)
P.S: Como já não nos vemos á algum tempo um grande BEIJO para ti e para o tio.

susana disse...

Meu amor...as saudades de ti são imensas, e para não variar eu adoro sempre as tuas ideias. Bem sei que não nos vemos há já algum tempo, é o que dá seres o único sobrinho que está mais longe (mas não muito). Acredita que não te vejo mais vezes porque estou a trabalhar ou nas aulas, e ao fim-de-semana tenho imensos trabalhos para fazer. Desculpa. Amo-te muito, acredita. Fica bem e até breve.

susana disse...

Diogo: Cada escola de educação tem uma filosofia de ensino (é como os médicos, cada um concorda com um tipo de tratamento, e nem sempre estão em sintonia uns com os outros). Eu acredito que não se deve estimular demasiado a aprendizagem da escrita, pois corre-se o risco da criança entrar para o 1º ciclo e já saber o que está a aprender. Isto pode causar-lhe alguma desmotivação! Penso que é importante satisfazer os pedidos das crianças relativamente à escrita, ou seja, se efectivamente pedirem para escrevermos o nome dela ou da mãe (por exemplo), nós escrevemos, mas não devemos incentivar este trabalho diariamente. no fundo, sempre que a criança desenha está a introduzir a escrita, aperfeiçoando cada vez mais a sua motricidade fina (quando pega no lápis e coloca os dedos em forma de pinça). Isto sim deve ser incentivado...todo e qualquer trabalho que desenvolva a motricidade fina, serve como consolidação à aprendizagem da escrita (diga-se grafismo ou outros).
Relativamente aos vários métodos de ensino de leitura, digo-lhe antes de mais que como não sou professora do 1º ciclo temo não o esclarecer correctamente. No entanto, sei que existem diversos métodos, entre os quais: SINTÉTICO-ANALÍTICO (que foi o que aprendemos quase todos, ex: um "P" e um "a" faz "pa"), que é o método em que se parte da letra para a palavra, MÉTODO GLOBAL, que parte da palavra inteira para as letras que a compõem, MÉTODO NATURAL, que tem nos seus objectivos o facto de ensinar a criança a ler de forma natural, tal como esta aprendeu a falar, MÉTODO FENOMÍMICO, que alia uma mímica diferente a cada fonema, de forma a que a criança associe a representação corporal ao fonema que pretende, MÉTODO DAS 28 PALAVRAS... Existem imensos, mas não sou a pessoa que melhor o possa esclarecer. Se tem filhos em idade escolar, aconselho-o a dirigir-se à escola onde estão inseridos ou onde irão estudar no próximo ano, de forma a esclarecer as suas dúvidas. É importante que os pais estejam esclarecidos desde logo, de forma a poderem participar activamente na alfabetização das suas crianças. Espero tê-lo ajudado. Continue a visitar o meu blog, tentarei também colocar mais informação relacionada com a idade do 1º ciclo.

susana disse...

Mariana: Fico contente de ver que continuas a comentar o meu blog, e que as minhas postagens te agradam. Pode ser realmente que um dia nós nos encontremos. Obrigado pelo teu apoio.

Anónimo disse...

Mais uma vez te pergunto se os textos são ou não teus! Que testamento, que tanto tempo que deves passar no blog. Bem adorava ter esta capacidade e fazer algo idêntico.