26 junho 2007

Barro Delicioso para o Seu Filho Moldar e Comer!!

Hoje decidi postar sobre uma actividade de culinária para os mais novos, especialmente indicada para a idade de creche! As crianças adoram modelar massa, mas nestas idades de creche deve-se ter especial atenção a se esta é ou não tóxica. Assim, deve-se trabalhar com massas provenientes de ingredientes culinários, e jamais com plasticina, pois tentarão sempre colocá-la na boca. A típica massa de sal que é realizada em creche é de facto indicada para as crianças desta valência, mas esta massa de que hoje vos vou falar, não só é indicada, como também é muito deliciosa! Através desta receita muito simples, os mais pequenos podem cozinhar, brincar com o produto final do que cozinharam, e por fim até o podem comer!

A receita é a seguinte:
- Uma chávena de manteiga
- Três colheres de sopa de mel
- Uma chávena de leite em pó

Após esta mistura estar feita, deixe a criança explorar livremente este "barro", mas atenção às mãos; estas devem estar bem lavadas quando as crianças começarem a modelar esta mistura. Incentive as crianças a fazerem bolinhas com o "barro", cobras e bigodes, a espalmar esta mistura com as suas mãos ou com utensílios apropriados a esta faixa etária, e no fim, sirva o "barro" para comerem após o lanche.
Se forem gulosos, mesmo não tendo criança alguma, aproveitem e façam este "barro", que posso dizer-vos que é simplesmente divinal! Até já experimentei substituir o leite em pó por chocolate em pó!

13 comentários:

Anónimo disse...

Olaaaá!É verdade que com as crianças se pode fazer muitas coisas,e muitas das vezes questionamo-nos com o que podemos fazer com os mais pequeninos e esta actividade é tão simples, divertida e gulosa, eu vou experimentar e como sou tão gulosa tenho a certeza que me vou deliciar,mham mham!!!
Tudo começa na valência de creche e é fundamental desenvolver actividades para os pequeninos, esta é apenas uma das tantas outras que se pode fazer, mais uma vez a criatividade da "gorda" em destaque, olé! Parabéns!!!Bjs

Anónimo disse...

oi acho brutal esta ideia de juntar numa actividade,a criatividade e a gulosise das crianças,certamente vou exprimentar.parabens pela receita

Anónimo disse...

Isto fasz-m lembrar qualquer coisa do meu estagio...onde ate acho que os adultos acabaram por se divertir muito mais que os pequenos...ja era massa na cabça...ja era massa a fazer de colar...de brincos e sabe-se la mais o que! ***

Anónimo disse...

Bem miga, este "barro"(como tu mesmo o chamas) deve ser uma delícia...se eu achar que com mel é doce demais, com o que é que tu achas que eu posso trocar este ingrediente? O meu problema não é o leite em pó, é mesmo o mel, pois eu deliro com Nido, nem é bom pensar, pois se visses as doses que eu ponho de leite em pó, com uma quantidade reduzida de água? Adorei esta ideia. Beijo

Anónimo disse...

OI, MEU AMOR,ESTA IDEIA É FABULOSA, TENHO QUE EXPRIMENTAR COM O MEU FILHO (HUGO), ACHO QUE ELE VAI ADORAR A IDEIA.
AMO-TE, UM BEIJO GRANDE DA TUA VERA

susana disse...

Bem......vocês são todas tão gulosaaaaas! Fico feliz por saber que gostaram da postagem, e fico então à espera que experimentem e me digam o que acharam.


Mafalda: Tens sido um apoio fundamental neste meu blog, não há palavras suficientes para agradecer as tuas visitas diárias. Beijo e obrigado por tudo. Adoro-te miguinha. Ah!...concordo contigo quando dizes que tudo começa na valência da creche, de facto é até aos 3 anos que a personalidade base da criança se forma. Tenho pena que maioria das pessoas não considere este facto uma verdade, e releve todas as actividades de creche por acharem que crianças tão pequenas não compreenderão, nem nada irão evoluir. É de facto uma pena!!


Sandra: Lembro-me muito bem de todo o teu estágio, não dá para esquecer pois foi uma época muito boa!! Nos últimos dias tenho visto no meu local de trabalho, as tuas fotos do estágio, devido a estar-se a fazer a compilação das fotos que cada criança tem, e tu tens muitas com eles. Eu como era sempre a fotógrafa de serviço...não apareço praticamente em nada. Beijo e aparece por lá.



Madalena: De facto eu nunca retirei o mel desta receita, como tal não sei pelo que é que poderás trocar, mas não há nada como experimentar. Depois diz-me algo.



Verinha: Ri com vontade no momento em que li o teu comentário...é mas tens razão...por vezes os adultos parecem crianças, e embora isto seja bom, por vezes chateia um bocadinho, mas o Hugo tem a alegria dos mais novos, o à vontade, a descontração, o "deixa andar", o mesmo sorriso desde sempre...tanta coisa que nos diverte a todos nós! Mas, havemos de fazer esta actividade para o nosso lanche, nós os 4. Beijo e também te amo muito miga linda, és a minha mana mais nova. Amo-te

liliana brito disse...

eu infelizmente ainda nao tenho sobrinhos,mas quando tiver crianças na familia ou mesmo os meus proprios ja sei o que fazer com eles....e como ja foi dito anteriormente, tenho a certeza que divertir-me-hei tanto ou mais do que eles!:)é uma ideia "deliciosa"
parabens miga!****

Anónimo disse...

Bem...os meus filhos ficavam malucos se eu fizesse esta actividade em casa. No mínimo ficavam carregados de c´sries e com uma crise de diabetes (estou a brincar e a exagerar, claro!!!). Deve ser realmente uma delícia, e se os meninos comerem este barro, mesmo que os pais não queiram por este estar sujo, não morrerão com toda a certeza, nem tão pouco lhes fará mal, pois sempre ouvi dizer que o que não mata engorda!!! Beijinho

susana disse...

O Lia!!! Tudo bem miga linda? Podemos sempre combinar fazer esta actividade para um lanche entre amigos, creio que todos iriam adorar! Não me esqueci do cafezinho que queres beber...o tempo é que não está a dar. Beijocas.


Joana: Esta é defacto uma actividade que os papás podem fazer com os seus rebentos. Aposto que até os papás comeriam esta mistura, de tão deliciosa que é. Sei que tem um filhote ainda bastante pequeno, e com estas idades convé, trabalhar com materiais que não sejam tóxicos. Beijo aos seus pequeninos, e fico à espera que me conte se eles gostaram ou não deste "barro".

Anónimo disse...

Esta actividade despertou alguma curiosidade na minha pessoa, deve ficar óptimo, e se na altura que fiz estágio em creche tivesse conhecimento deste "barro", teria feito isto com os meus meninos de 1/2 anos. Beijinho e parabéns pela iniciativa do blog (mais uma vez).

susana disse...

Este "barro" de moldar fica bastante docinho, e torna-se uma delícia para os mais novos. Para mim a maior vantagem é o facto de se poder ingerir sem que haja problemas de maior. Temos que ter em conta, quando se trabalha em creche, que as crianças desta valência colocam tudo à boca, como forma de conhecer e experimentar o mundo que as rodeia. Esta, quanto a mim, é de facto a maior vantagem.

Anónimo disse...

Este barro deve é deixar as mãos um pouco gordurosas, mas até estas se podem depois "chupar". Ah! Ah! Espectáculo de massa de moldar...só tú Susana

susana disse...

Desculpa Mariana só hoje responder ao teu comentário, mas como este surgiu alguns dias após a postagem, eu nunca mais me lembrei de te responder. Lamento e assumo a minha falha. Beijocas fofas de mim para ti.