29 junho 2007

Herança Cultural

« Em tempos li numa revista norte-americana, a Dance Magazine, a seguinte citação do antigo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, proferida há cerca de um quarto de século: "Na longa história da Humanidade, um sem número de impérios e nações nasceram e desapareceram. Aqueles que não conseguiram produzir obras de arte duradouras estão hoje reduzidos a discretas notas de rodapé nos nossos compêndios de história. A arte de uma nação é a sua herança mais preciosa. É através da obra de arte que revelamos a nós próprios e aos outros a visão interior que nos guia como nação. E onde não existe essa visão os povos irremediavelmente perecem."
Isto para mim é uma verdade tão evidente que faz com que eu me questione, muitas vezes, sobre para onde é que se deve orientar a criatividade e os tempos livres das crianças. Existe toda uma problemática que gira à volta da educação, à volta do "upbringing" (do crescimento) da criança acompanhado e orientado. A necessidade de investimento cultural ao nível das camadas jovens é realmente algo que tem preocupado muita gente e deverá envolver muita mais! (...). Na minha opinião, a dança, mais do que criar estereótipos visuais ou mentais nas pessoas, cria uma coisa fascinante, que é a disciplina. »
António Laginha in "Tempos Livres - A Criança, o Espaço, a Ideia"

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá gorda!Ora ai está um tema deveramente IMPORTANTÍSSIMO!A criança tem tanta criatividade e eu questiono-me porque é que nas escolas/jardins-infantis tantas e tantas e a maior parte das vezes são os professores/educadores que incutem a actividade que as crianças vão desenvolver?É incompreensível!As crianças deveriam expressar a sua arte quando estas sentem vontade e não em dias temáticos como por exemplo:"dia da mãe vamos TODOS fazer...tem de ficar lindo para a mãe ficar contente",e o mesmo sucede para o dia do pai, e para os outros dias festivos que existem no calendário. E quantas vezes o DIA DA CRIANÇA é mais um dia como tantos outros!?
Criar, inventar, brincar, divertir aproveitar o ambiente/meio envolvente e saborear o momento é tão simples e gratificante para que estas possam crescer FELIZES. Muito mais diria, mas fico por aqui, e como me tornei viciada no teu blog tenho de cá vir sempre ver as BOAS NOVIDADES!Bom trabalho gorda!Beijinhos!

Anónimo disse...

Dançar...dançar...dançar...todos deviamos de dançar sempre que nos aptece seja em que sitio for! Dançar liberta-nos a alma e afasta de nos nem que seja por um pouco tempo as coisas más...eu pelo menos penso assim! Hummm...estou no 4ºAno...o que significa que todas aquelas crianças estao a seguir para a etapa do jardim de infancia!! Hum...jamais esquecerei esse estagio e esse grupo...FENOMENAL...mtas saudades desses tempos! Pois o estagio deste ano foi uma coisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Olha com isto tudo nem te perguntei a qtas andas cm isto! Falta mto pa acabares esta etapa? Beijinhosss

Anónimo disse...

Dançar é algo que aquece a alma, e de facto onde não existe esta visão os "povos irremediavelmente perecem", e só evoluirão quando se valorizar defenitivamente o papel que as artes têm na vida de quem os consome, como se de água se tratasse para matar a sede. A arte é de facto uma herança cultural, e a dança está incluída dentro deste garnde mundo que é a Arte. Adoro dança, faz bem ao espírito, à alma, ao corpo, a tudo!!! As educadoras deveriam valorizar mais esta forma de arte, pois repara Susana, ao dançar a criança acimenta o conhecimento pelo seu próprio corpo, tem de conhecr o seu equilíbrio para não cair, a sua destreza para dançar mais ou menos rápido, a sua capacidade de concentração em passoa mais minuciosos também fica posta à prova...e tantas coisas mais. Ponham os putos a dançar...conheceriam-se melhor e poderiam até esquecer os eventuais problemas que têm na sua vida.

Anónimo disse...

Dançar faz bem a tudo, até à alma. Voltei ao teu blog, e vou já a seguir comentar a postagem que fizeste ontem, amei.

susana disse...

Mafaldinha: Dançar funciona comigo de uma forma ctarsica, em que todos os meus problemas ficam de parte durante o tempo em que danço. Em poucas actividades me sinto assim...o movimento, a música, a simbiose que se cria entre estes dois pólos é de facto impressionante. E tanto que nós já nos divertimos com música e dança...que trabalho tão gostoso, que não só nos permitiu passar na disciplina, como permitiu que nos divertíssemos imenso. Recordo até hoje aqueles momentos, e tudo o que nos divertimos até chegar o dia da apresentação. Beijocas e obrigado por dizeres que és viciada no meu blog.


Sandrinha: Como acabei de dizer à Mafalda, comigo a dança também tem este efeito terapêutico, esqueço-me de tudo. lembras-te das vezes que dançámos para as nossas crianças? As coreografias que fazíamos? Diverti-me tanto nessa época. Pois...eles já estão de abalada...já são crescidos e em Setembro inicia-se uma nova etapa para eles e para nós. Eu estou cansada amiga, a recta final deste anos, tem-me dado muito que fazer. Nunca tenho tempo, talvez porque tento fazer sempre melhor, ou seja, quando faço um trabalho o melhor é não olhar mais para ele, pois sempre que olho altero alguma coisa!!! É deseperante. Miga temos mesmo que combinar um café, eté porque moramos uma ao pá da outra. Na última semana de Julho são as festas de Fernão Ferro, não te esqueças. Beijocas de mim para ti.


Madalena: A arte é de facto algo cultural, e que revela quase tudo o que uma cultura tem. Se numa sala existem crianças oriundas de culturas diferentes, poder-se-ía até, convidar diferentes pais para ensinarem as danças típicas das suas Terras Natais. Acho que esta actividade não só seria prazerosa, como lhes traria novas informações e novos conhecimentos. Obrigado Madalena por seres tão assídua no meu blog. Beijinho grande miga.


Clãudia: Olá Cláudia. Só a tinha "visto" uma vez no mweu blog, e fico feliz em saber que voltou. Pelo que me lembro é estudante de Educação de Infância, como tal sinto-me feliz por saber que de alguma forma posso desmistificar e contribuir para a sua aprendizagem na prática pedagógica com crianças. Até breve e obrigado.