19 junho 2007

Expressão Dramática

"Cada aula deve ser uma festa, um momento de alegria, desfrutando-se nela o prazer de cantar, ouvir, fazer música, representar...A criança é rica em música e em expressão dramática! Deve dar-se-lhe oportunidade para que ela extravase, mostre as suas potencialidades através do som, do gesto, ou, talvez melhor, fundindo os dois. (...). Qualquer actividade desenvolvida no espaço aula deve ser participada por todos os alunos da sala, evitando ao máximo comportamentos passivos ou desinteressados. O(a) professor(a)/educador(a) deve ser suficientemente estratega para colocar toda a turma em actividade!"

José Menezes, Rogério Duarte e Fernando Coutinho
in "As Minhas Expressões", pág. 8
" A expressão dramática é um dos meios mais valiosos e completos de educação. A amplitude da sua acção, abrangendo quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e a grande diversificação de formas que pode tomar, podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios de que se dispõe, tornam-na por excelência a principal forma de actividade educativa. (...). O objectivo principal desta forma de educação é a expressão, ou seja, o estimular da criança para que expresse livremente todos os seus sentimentos, desejos e tensões interiores."
Alberto B. Sousa in " Educação pela Arte e Artes na Educação",
2º vol., pág. 33

16 comentários:

Anónimo disse...

A expressão dramática é deveramente importante na vida das crianças como referem estes autores.Nela podemos libertar-nos livremente, através do corpo,e podemos desenvolver uma panóplia de actividades diferentes para que possamos crescer interiormente, principalmente.
Muitos educadores infelizmente só trabalham com as suas crianças áreas que gostam, pondo de parte as que menos gostam/dominam.Como dizia um professor nosso "um educador é como um médico de clínica geral, tem de dominar tudo um pouco", portanto foi excepcional recordares o quão esta expressão é IMPORTANTE.

susana disse...

E nós que nos divertimos tanto na disciplina de Expressão Dramática, lembras-te amiga??? O nosso desfile, danças, os óculos de sol, a loira da peça...que show!!! Tenho saudades dessa época, por mais que andasse cansada, pois trabalhar e estudar não é fácil, mas...ganha-se tanta coisa boa, tantos amigos que agora me apoiam e me ajudam nesta nova etapa da vida. Tu foste uma das melhores coisas que a ESEAG me deu. Beijoca gorda de mim para ti.

Anónimo disse...

Olá, cá estou eu outra vez para contemplar o teu blog. Eu também acho que as aulas em geral deveriam ser uma festa, mas infelizmente muitas vezes as aulas são verdadeiros castigos. Acontece também que miudos mais timidos, por vezes são deixados de lado porque os professores pensam que estes alunos estão simplesmente desinteressados ou não querem saber. À que tentar mutivar toda a gente!

susana disse...

De facto ouve-se muitas vezes dizer que tal aluno não participou nesta actividade e noutra porque não as queria realizar. É de facto alarmante verificar que uma criança não quer participar em actividades que usualmente não são realizadas. Deve-se motivar a criança para novas actividades, até porque estas vão trazer novas aprendizagens. Isto não significa que uma criança não possa deixar de participar em algo, porque não gosta ou não lhe apetece, não se pode é deixar que esta atitude se estenda a outras actividades, ou outros dias. Cabe ao profissional de educação despistar eventuais inseguranças que a criança tenha face à novidade (por exemplo), e contornar a situação da melhor forma possível. Deixar a criança de parte várias vezes, por mais que esta queira, não é de todo pedagógico. Obrigado pelo comentário Mariana.

Anónimo disse...

"Eu gosto é do verão de passear com a prancha na mão,....lalalalalalala,...a ver o pôr so sol,...lalalalala..."Ai que saudade me deste agora, foi um dos trabalhos mais divertidos que fiz na ESEAG, ainda tenho o cd com as músicas e esta música foi uma das que animou a passerelle, ai adorava ver o filme com tudo isto! Beijocas para a "gorda" fofa!

Anónimo disse...

Adoro teatro, adoro movimento, adoro todo e qualquer tipo de expressão, na qual me possa libertar e deixar fluir o que de melhor há em mim, expelindo todos os meus problemas da minha cabeça. Ao vivenciarmos a vida de outros (numa dramatização), esquecemo-nos da nossa...e às vezes mais vale miga. Tu deves saber que em Londres faz parte do currículo escolar a disciplína de teatro, desde o inicio do 1º ciclo. Não sei se é obrigatório no pré-escolar, mas no 1º ciclo é introduzida esta disciplina, e dá-se-lhe uma enorme relevância! É ridículo que em Portugal se coloquem as disciplinas de expressões (dramática, musical, plástica) em plano menos importante. Sei que já postaste umas frases em que referenciavas estes facto, mas de facto não acho normal esta desvalorização de algo tão importante como a libertação das crianças através da expressão...seja ela qual fôr. Beijo linda e Parabéns pelas tuas postagens. És um génio, e se não nascesses tinhas que ser inventada. Ah! Ah!

susana disse...

Madalena, realmente se tu não nascesses tinhas que ser inventada...és um espectáculo a sentir e a exprimir o que sentes!

Em relação a Inglaterra, eu já sabia, qual é a novidade??? Estamos em Portugal, que embora seja lindo, é de facto um país que continua a colocar as expressões em lugar subalterno no currículo. No entanto, noto uma evolução, que tu me irás dizer que é mínima! Até pode ser, mas...se estamos a evoluir, temos que acreditar que já não vamos estagnar. Beijocas grandes e fofas de mim para ti.

Anónimo disse...

Olá, chamo-me Inês.Também sou Educadora como tu mas infelizmente estou "desempregada". Com aspas pois agora estou dedicada às AECs.E pensei:porque não dar-me a conhecer às inst privadas para leccionar essas areas no pré?Mas tenho tido alguma dificuldade em descobrir informações para elaborar planos curriculares para as áreas da expressão dramática, música e inglês adaptados ao pré-escolar.Podes-me dar uma ajudinha? :)

susana disse...

Olá Inês. Deixa-me o teu mail, numa mensagem em baixo desta que agora te vou deixar, e eu entro em contacto contigo o mais breve que conseguir. Beijocas. Fico feliz por teres vindo ao meu blog. Espero que tenhas gostado e que voltes várias vezes. Beijoquinhas

Anónimo disse...

Aqui fica o meu endereço de e-mail.podes usar e abusar!Da mesma maneira que gosto que me dêem uma mãozinha, também tenho duas para ajudar quem precisar!! Beijocas
ines.s.pereira@clix.pt até já

Anónimo disse...

ola..chamo-me emilia e estou desesperada...tenho que fazer um acerca da expressao dramatica, expressao dramatica e o teatro, o animador e a expressao dramatica,também tenho de falar sobre o teatro...gostaria que me ajudassem ou me arranjassem bibliografias para pesquisar acerca de td isto....tenho uma cadeira que é a expressao dramatica....se me podesse responder para o meu email agradecia...email: cristinabacem@hotmail.com

susana disse...

Inês: Oi Inês, tudo bem. Tentei entrar em contacto contigo mas não consegui. Vou tentar de novo. Beijinho.


Emília: Olá linda, já te enviei um mail a tentar dar-te as directrizes necessárias para o teu trabalho, mas não obtive feed-back da tua parte. Será que o recebeste? Beijocas. Espero voltar a encontrar-te neste meu cantinho.

Anónimo disse...

Boa tarde...Chamo-me Diana e sou animadora sóciocultural, trabalho c jovens a partir dos 10 anos até aos 21..este ano vamos desenvolver um projecto de expressão dramática com os miudos e gostei imenso do teu blogue..quando precisar venho dar aqui uma olhadela..obrigado pelo site..beijinhos..fica aqui o meu mail, se alguem precisar de ideias apitem pessoal, dicatalmeida@gmail.com

Anónimo disse...

Olá, o meu nome é Roxanne
Eu estou na escola secundária no curso de Animação sociocultural, em que vou trabalhar com crianças de 3 aninhos, no meu estágio.
Vou ter uma prova final, em que escolhi como tema a Expressão dramática.
Espero que não te importes que venha aqui de vez em quando tirar umas dicas, gosto bastante do que escreves!
Beijinho, Rox*

Anónimo disse...

ola chamo-me marta. estou no 3 ano de educação de infancia, vi o teu blog e adorei e como tenho de fazer uma planificação de 50 min para expressão dramatica pensei ke talvez me pudesses ajudar é ke eu não faço ideia do ke fazer. se puderes podes mandar para o meu email martamiguel1983@hotrmail.com
beijinhos

patricia alexandra disse...

ola sou a xana alexandra estou no 6ano
en gostei do teu blog