09 junho 2007

As Crianças e sua Relação com a Natureza

Desde sempre se tem dito que a criança deve contactar com a natureza. Mas na realidade muitas são as vezes em que esta desconhece por completo que existem locais destinados à plantação/criação de flores, árvores e plantas, de forma a satisfazer as vontades incessantes de clientes muitas vezes exigentes,. e que procuram diversidade e qualidade para os seus jardins/terraços. Para além disto, é importante estreitar as relações dos mais novos com a natureza que os rodeia, transmitindo-lhes o quanto importante são estes seres vegetais no nosso planeta.
1ª ActividadeVisita a Viveiros /Centros de Jardinagem

Para que a criança tenha contacto com a natureza, penso que primeiramente deveria saber que existem locais apropriados para a criação de hortas e jardins, de forma a constatarem como nascem e vivem as diferentes plantas. Em cada viveiro/Centro de Jardinagem existem monitores aptos a responderem às dúvidas que lhe fossem colocadas, explicando de uma forma mais óbvia, sucinta e fácil, a melhor maneira de plantar um ser vegetal. É até possivel combinar com este monitor, uma visita com crianças (seja uma ou duas, ou uma turma de uma escola) na hora em que ele esteja a plantar algo, de forma a explicar e exemplificar o que vai dizendo, e deixando um menino ou dois experimentar.

2º ActividadePé de Feijão

Material: - 1 copo alto transparente
- 1 pedaço grande de algodão
- 2 ou 3 feijões
- 1 folha de papel grosso
Como Fazer:

- Forra-se o interior do copo com o papel grosso
- Enche-se o copo com o algodão e coloca-se o feijão entre o vidro e o papel, para desta forma ver-mos o feijão a desenvolver.
- Enche-se o copo de água até meio e coloca-se num local que não apanhe sol directamente, à espera que os feijões cresçam.
- O crescimento dos feijões é um processo lento, por isso temos que mentalizar as crianças deste facto para que não se desmotivem. Deve-se regar todos os dias, ou pelo menos de dois em dois dias, de forma a que o algodão não chegue a secar.
- Volvidos alguns dias iremos começar a ver os feijões a crescerem e a formarem raízes que se agarram ao copo todo.
Nota: A cada criança cabe a função de zelar pela sua respectiva plantinha.

13 comentários:

Anónimo disse...

Miga este blog tem mesmo a tua cara.Esta espectacular, tem ideias super interessantes. Já adicionei nos meus favoritos.Irei visitar todos os dias para acompanhar o teu percurso.Bjos Rosário

Anónimo disse...

Miga o teu blog está um espanto... e eu adicionei logo aos meus favoritos. Continua

susana disse...

Rosário e Patricia:

Fico muito feliz por terem vindo ver o meu blog. Nós que passámos por tantas coisas juntas, tantas etapas superadas com sucesso...tantas recordações e até saudades!!! As Universidades dão muito trabalho, mas deixam também um gostinho muito especial em nós, ainda mais quando se encontram amigas como vocês. Fico feliz por terem gostado do conteúdo do meu blog, e fico então a aguardar pelo vosso próximo feed-back. Beijão do tamanho do Mundo.

Anónimo disse...

Olá Susana

Demorei mas não me esqueci, o site está muito giro
Espero que esteja tudo bem convosco
Um abraço para o Pedro e Bjs para ti

Carlos

Anónimo disse...

Estás a ter novos apoiantes no teu blog!! Só nesta postagem parece-me que 3 novos amigos vieram comentar o teu blog...não é de admirar!! Com tanta propaganda que fazes, e com a qualidade que ele tem em si mesmo, só se demora a vir a primeira vez, depois é um vício. Beijoca gorduchita para ti minha linda.
Ah! É verdade, já ouviste falar de Land Art? Não sei bem o que é, mas vi um cartaz que anunciava uma acção de formação dentro desta temática, e fiquei curiosa. Terá a ver com esta relação da criança e a natureza?? Beijo miga

Anónimo disse...

Olá, Susana! Continuas em força no teu blog. Acho bem! Continuo a tirar muitas ideias daqui!
Cumprimentos de Miguel de Moura

Anónimo disse...

Acho muito importante a criança desde cedo manter o contacto com a natureza...ter a oportunidade de adquirir conhecimento através de inumeras experencias com o real. As crianças adoram a natureza...tudo o que mexa...tudo o que seja não ficar enfiado em quatro paredes o dia todo! Hoje em dia...existe na maioria dos jardins de infancia e creches espaço exterior que facilita e muito o contacto com o exterior e ha ainda as belas hortas que as crianças adoram regarrrr todos os dias! Situaçoes tão simples para a criança mannter contacto com a Natureza!! :D Beijinhosss

Rute disse...

Olá Linda!
Demorei para aparecer mas, ainda bem que vim porque o teu blog tá o máximo!!! Parabéns...ADOREI!
Espero que esteja tudo bem contigo,Pedro e igor.Gostava de te ver, tenho muuuitas saudades tuas!
Beijo grande. Rute.

susana disse...

Carlos: Sê bem vindo ao meu blog!!! Embora te tivesse dito para vires visitar o meu blog, juro que pensei que nunca mais te lembrarias de tal coisa. Obrigado amigo por TUDO!!! O Pedro também te manda um abraço, e eu um grande beijinho.
P.S.: Podes tirar deste blog umas ideias e dicas para fazeres com o teu Rodrigo.

susana disse...

Rute: Oi miga...quando vi o teu comentário nem queria acreditar! Ai miga, já não nos vêmos há tanto tempo!!!! Como é que é possível? Espero que esteja tudo bem contigo e com o Paulo Jorge. Fico feliz que tenhas gostado do meu blog, e depois de tantas mensagens que te enviei pelo telemóvel, espero que não tenhas considerado uma perca de tempo teres andado a ler os conteúdos deste. Obrigado Linda, e fico à espera que tornes a visitar o meu blog. Beijos recheados de muito carinho e saudades.

Anónimo disse...

A natureza é tão bela! Podemos passar tantos momentos agradáveis saboreando o que a mesma tem para nos dar, façamos então pequenas coisas que ela agradece, podemos começar com acções tão simples e divertidas como aquelas que nos vais ensinando!Beijokas para a "gorda"!!!

Anónimo disse...

Este teu blog faz-me recordar momentos particulares da minha infância.Ainda se faz a experiência do pé de feijão??? K giro!!! Parabéns pelo blog!!!

susana disse...

Martinha: Já há muito tempo que não te via no meu blog! Pois é miga, também me lembro de fazer esta experiência, e recordo-me do quanto me diverti. Beijo miga linda