"A Escola deve apoiar-se nas experiências vividas
pela criança no seio da família e crescer
gradualmente para fora da vida familiar;
deve partir das actividades que a criança
vivencia em casa e continuá-las... É tarefa
da escola aprofundar e alargar os valores
da criança, previamente desenvolvidos
no contexto da família.”
in Educar a Criança
John Dewey, 1897
“É por volta dos 4 ou 5 anos que...eles querem
conhecer o seu corpo, os seus órgãos, para conhecer
e afirmar o seu sexo, para tentar compreender
as diferenças entre rapazes e raparigas.”
in A Sexualidade dos Seus Filhos
Prof. Marcel Rufo
“A auto - estima da criança depende da
qualidade das relações que existam
entre esta e aqueles que desempenham papeis
importantes na sua vida. A criança tem necessidade
de se sentir valiosa e digna de amor, e esta
necessidade não acaba na infância.
Sentir-se ou não amada influenciará
definitivamente o seu desenvolvimento.”
in Será feliz uma criança no infantário?
Colecção Crescer
“A inteligência espacial nasce da acção
que a criança exerce sobre o mundo”
in Educar a Criança
Howard Gardner, 1983
"A Creche tem que ser vista através de interesses
afectuosos e sociais da mãe. Toda a comunidade,
e o clã incluído, têm que se implicar na creche"
in Ensaios sobre a Educação II
João dos Santos
"Os pais, que se lamentam porque um
brinquedo foi escangalhado cometem um
erro considerável, que demonstra a sua
ignorância acerca de um fenómeno
importante: os bocados dos brinquedos
escangalhados têm ainda mais valor para
a criança do que os brinquedos inteiros,
são-lhe muito úteis durante muito tempo"
in A Criança e a Expressão Dramática
(Entrevista de François Dolto, Psicanalista de crianças)
“... O potencial de desenvolvimento de
um contexto pré-escolar depende da
extensão em que os adultos supervisores criam
e mantém oportunidades para o envolvimento
das crianças numa grande variedade de actividades...”
in Educar a Criança
Urie Bronfenbrenner,1979
" A arte diz-nos sempre alguma
coisa acerca do mundo em que vivemos,
mesmo que não fale de assuntos históricos e sociológicos"
in A Definição da Arte
Umberto Eco
“ O conhecimento não provém,
nem dos objectos, nem da criança,
mas sim das interacções entre as crianças e os objectos”
in Educar a Criança
Jean Piaget
"Uma criança de dois anos, por suas condições,
não pode copiar um círculo,
embora algumas crianças dessa
idade sejam capazes de copiar uma linha.
Com efeito, as garatujas não são
tentativas de retratar o meio visual infantil.
Em grande parte, os próprios rabiscos
baseiam-se no desenvolvimento físico
e psicológico da criança, não em alguma
tentativa de representação"
in Desenvolvimento da Capacidade Criadora
Lowenfeld e Brittain
7 comentários:
oi Susana tive a ler as frases e pensamentos que postastes e achei-os muito interessantes, embora me identifique mais com uns do que outros concordo plenamente com todos eles.quando tivermos oportunidade gostaria de debater alguns destes pensamentos contigo pois acho que daria um tema de conversa bastante interessante,fico á espera. beijocas
Olá, viva! Que tal de Verão? Ainda te faltam quatro trabalhitos, já não falta tudo... Que tal de Sesimbra ontem à noite?
Beijocas de nós todos para vós todos!
Adorei as frses que postaste, são lindas e profundas. Claro que me identifico e concordo mais com umas do que com outras, mas...todas têm o seu lado verdadeiro e puro. Parabéns e beijinhos
Migui, Miguel e Madalena: Há frases que nos entram na memória e que ficam connosco para sempre. Algumas destas frases já me acompanham (a mim e à minha filosofia de vida), há bastante tempo. Fico feliz por saber que gostaram desta postagem. Beijocas grandes recheadas de carinho de mim para vocês três.
Olá linda! Tive uns dias sem te vir visitar, sorry!Ando muito aterefada, cansada!
É sempre muito bom ler, reflectir sobre estas frases tao importantes,acho que se todos os dias nos dedicassemos a uma teriamos dias mais felizes!Bjs
Minha linda, calculo que o teu tempo agora seja mais do que nulo, mas estava a estranhar a tua ausência neste blog. Tal como tu, eu também considero importante o acto de reflectir sobre o conteúdo que cada frase tem. Não basta lê-las, pois ler é uma coisa, ler e reflectir é outra. Beijoca recheada de saudades
Enviar um comentário