20 outubro 2007

Actividade 1 – Contextualização do Haloween

Esta deverá ser a primeira actividade relacionada com o haloween, para que a criança fique a perceber de onde vem esta tradição. A educadora deve planificar as actividades que pretende fazer com os seus meninos neste âmbito, e começar atempadamente esta abordagem, de forma a se ter concluído todos os objectivos desejáveis no próprio “Dia das Bruxas”.
Em primeiro lugar, convém saber se os meninos já ouviram falar do dia das bruxas / Haloween, e explicar-lhes o que significa tais expressões. Após ter feito uma breve contextualização do tema, explica-se de onde deriva esta tradição secular. Como esta actividade é para meninos de 4/5 anos, torna-se mais fácil para eles perceberem um tema se virem algo de concreto. Pode-se então utilizar imagens relacionadas com este tema (cabe à educadora esta pesquisa).

Considero esta introdução ao tema do Haloween fundamental, pois a criança só trabalhará os conceitos fundamentais que este tema alberga, caso possua um conhecimento mínimo sobre a base da questão. Só desta forma e a partir deste primeiro contacto com esta tradição, é que este Projecto consegue ter “pernas” para andar.
Após esta contextualização, deve-se incentivar o grupo de meninos a exporem as suas dúvidas, pois sei que para a maioria deles, será com toda a certeza um tema novo na sua vida. Os objectivos específicos que se pretende atingir com este diálogo, podem ser imensos, e variam de acordo com a educadora e com o grupo de crianças. Para mim, os objectivos foram os seguintes:
Ficarem a conhecer a tradição do Haloween e sua importância no mundo.
Fomentar o seu pensamento crítico aquando das suas dúvidas sobre o tema do Haloween
Liberdade de Expressão, deixando a curiosidade natural da criança vir ao de cima. (Com toda a certeza, eu darei aos meninos a liberdade para que exponham dúvidas relacionadas com o tema, ou mesmo as vivências que já tiveram. Muitas vezes os meninos comparam coisas, que para nós em nada se relacionam, com algo que já passaram na comunidade a que pertencem. Temos de sabê-los ouvir com atenção. Todos os comentários podem ser um desabafo).
Ampliar o vocabulário da criança
Domínio da linguagem Oral
Interacção grupo/educadora

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá linda. já estou a postos para copiar as actividades que daqui para a frente vais postar sobre esta temática. Aprimeira já imprimi, até porque esta coisa das planificações tem muito que se lhe diga, são carradas de objectivos que por vezes teimam em não sair para o papel. Beijocas e continua assim.

Anónimo disse...

Era bom que estas temáticas fossem sempre abordadas nos Jrdins de Infância, mas...beijinhos Susana

Unknown disse...

O Haloween é uma data muito gira. Temos que combinar o nosso próprio festejo Beijos

Anónimo disse...

Olá, minha linda!
Contextualizar os temas é impriscindivel, é o primeiro passo antes de realizar qualquer que seja a actividade, afinal esta é uma actividade, dialogar e é muito rica, e que ningúem, ou quase ningúem a considera como tal.E claro, como sendo uma actividade deveramente importante tem de ter objectivos, definis-te os teus, assim como todo o profissional o deverá fazer.
Continua com toda esta tua FORÇA,pois eu ADORO vir ao teu blog, como já deves ter reparado.
Um grande beijinho, minha querida!

susana disse...

Mariana: Olá linda. Por mim podes imprimir tudo, até porque isto me faz sentir util...gosto de saber que as minhas postagens têm interesse para quem as lê, ou pelo menos para aqueles que têm seguido o meu blog como tu. Obrigado pelo teu constante apoio.

Patricia: Pois é Patrícia, alguns Jardins de Infância continuam a ateimar em não festejar uma tradição que não é típica do nosso país. Mas...eu não acho esta justificação válida. Se assim fosse, porque motivo é que o Pai Natal se veste de vermelho e branco, e todos os miudos no Jardim de Infância têm contacto com estas cores de Natal? Afinal foi a Coca-Cola que "implementou" estas cores no Pai Natal, que mais não era do que um gordinho chamado São Nicolau. A Coca-Cola é Portuguesa? Não é pois não? No entanto nós portugueses aderimos a estas cores de Natal, que se "colaram" por todo o Mundo. Para mim este tipo de desculpas não são de todo válidas. Beijinhos

Marco: Podes cre Marco, temos mesmo que combinar algo para a noite do Haloween. Beijocas e obrigado por teres vindo ao meu blog.

Mafalda: As tuas palavras encaixam perfeitamente na visão que eu tenho sobre toda e qualquer actividade. Temos uma forma de pensar muito semelhante. Porque será? Será que foi por termos tirado o curso juntas? Ou por estarmos perto psicologicamente uma da outra? Pois é miga...temos tanto em comum, e agora que vieste morar aqui para perto de mim, vais ver...vamos ver-nos muito mais. Beijocas gordas de mim para ti minha linda.