30 dezembro 2007

Educar é...

" Educar é como
instalar um motor num barco.
Há que medir, pesar, equilibrar...
e pôr tudo em marcha.
Para isso, cada um de nós tem
que levar na alma
um pouco de marinheiro,
um pouco de pirata,
um pouco de poeta
e um quilo e meio de paciência
concentrada.
Mas é um consolo sonhar
que esse barco-menino,
enquanto nós trabalhamos,
pode ir muito longe, por essas águas fora.
Sonhar que esse navio
levará a nossa carga de palavras
até portos distantes,
até ilhas longíquas.
Sonhar que, quando um dia, por fim,
dormir a nossa própria barca,
em barcos novos seguirá
a nossa bandeira desfraldada."
F. Gainza
In Educadores de infãncia nº 13

8 comentários:

kakauzinha disse...

Querida Susana,

Lindo texto que nos deixas aqui. Educar em casa é um dever feito com amor. Educar na escola é um dever feito com devoção, preparando passarinhos que mais tarde voarão para o seu futuro.

Também voando está por aí a chegar mais um ano e eu espero que te traga muita realização profissional e pessoal, muita alegria e muito, muito, amor.

Feliz 2008!

Beijinhos muito azuis****

Anónimo disse...

Este poema é muito lindo Susaninha...boa escolha.

Anónimo disse...

Cara Susana, há muito tempo que não fazia nenhum comentário. Acho que estás a fazer um belissimo trabalho no blog. Parabéns, mais uma vez.
Um abraço do representante do Concelho de Moura em Cascais.

Assinado: Miguel de Moura

Anónimo disse...

Cara colega, sou educadora de infancia à 2 anos, licenciei-me na Universidade do Minho, no instituto de estudos da criança. A minha prática foi essencialmente as abordagens cognitivistas-interaccionistas, neste caso High/Scope, Reggio Emilia, MEM, etc. estive a ver as suas planificações e se contextualiza o Modelo Curricular High/Scope, pregunto-lhe como planifica sem as experiências-chave?
Queria tambiem dizer-lhe que adorei o seu Blog, muito original, e vejo que tem investido muito no seu trabalho.
Atenciosamente, Cherokqee Medina

Anónimo disse...

Está lindo Susana, uma boa poesia é sempre boa de se ler. Bj

susana disse...

Kakauzinha: Eu também achei este texto muito lindo...era bom que a educação fosse vista assim por quem gere o nosso país. Mas...nem sempre isto acontece. Beijoquinha fofinha de mim para ti.

Mariana: Concordo contigo minha linda. Beijinho

Miguel: Olá para ti meu amigo. Já não te via neste blog há mesmo muito tempo. Como está a Carlinha e a Carolina? E Moura? Nós não temos ido muito a Oriola, sabes como é...trabalho, mestrado...tanta coisa e tão pouco tempo. Beijinho grande para ti e para a tua família, em especial para a vossa menina.

Cherokqee Medina: Olá minha linda. Antes de mais quero que saiba que fico feliz em saber que gostou muito do meu blog. De facto o modelo em que mais me enquadro é o do High/Scope, mas sempre que posto tento fazê-lo da forma mais clara a abrangente possivel, para que cada educadora transforme e altere a planificação de acordo com o modelo curricular que mais se coadune com o seu pensamento. No entanto, confesso que não sigo o High/Scope a 100%, pelo menos em todas as actividades que faço na minha prática pedagógica, mas as experiências-chave são sempre importantes. Beijinhos e até breve.

Patricia: Obrigado minha linda por todo o apoio que me tens dado. Beijinho

Margarida disse...

É a nossa esperança,
Educar é um desafio para a vida.
bjs da guida

susana disse...

De facto minha querida educar é um desafio para a vida, com contornos e curvas muito mal delineadas...é uma grande responsabilidade. Beijinho e obrigado, já vi que comentou várias postagens minhas, mesmo umas bem antigas.