26 março 2008

Actividades a Partir de uma Obra de Arte

Aqui fica uma actividade que realizei com as minhas crianças de 5, 6 e 7 anos (sobrinhos e afilhados), diferente das comuns, e garanto-vos que os mais novos vão adorar! Decidi fazer actividades directamente relacionadas com obras de arte. Claro está que primeiro contextualizei uma série de pormenores, como por exemplo: O que é uma obra de arte? E um pintor? E o que é uma escultura?

Enfim...deparei-me com algumas dificuldades face ao conhecimento desta terminologia, pois para a maioria das crianças um pintor é somente a pessoa que pinta a casa!!! Pois é...isto revela o quanto o nosso país aposta na educação e na cultura, mas em TGV, estádios e afins... é melhor nem comentar!
Após abordar as questões iniciais para a introdução desta actividade, falei-lhes da pintora Vieira da Silva, pois tinha entre mãos várias fotocópias de quadros seus, tendo optado por fazer uma actividade a partir de um quadro desta artista que tanto admiro.
Pedi-lhes então para escolherem um dos vários quadros de Vieira da Silva, mostrando-lhes todos os que tinha em mãos. Manipularam as impressões plastificadas, discutiram entre si qual o quadro mais giro mesmo sem saber o que iriam fazer de seguida. Houve uma criança que interrompe o diálogo com os amigos para me questionar acerca de que tipo de actividade se estava a falar. Quando eu disse “pintura” todos esboçaram um sorriso nos lábios. Escolheram então o quadro "Estação de Metropolitano" de Vieira da Silva, cuja pintura está postada já de seguida.

Objectivo Geral:

- Realizar uma pintura, integrando um quadro de Vieira da Silva colado ao centro da cartolina

Objectivos Específicos:

- Observar o quadro atentamente
- Seleccionar as cores que se adaptem ao quadro da pintora, para desta forma o integrar na pintura dos mais novos o melhor possível.

Conteúdos:

- Integração

- Cor

- Forma

- Linhas

- Técnica

- Continuidade

- Pintura

Aqui fica a foto do resultado final. Digam lá que o quadro não está lindo. Está um verdadeiro Show!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

olá susana, quero felicitar-te por esta actividade muito interessante! obrigado pelo teu comentário deixado no meu cantinho do avesso, é verdade já não faço postagens quase à um ano... tem sido bastante complicado este ano e para ser franca não tenho paciencia para passar muito tempo em frente desta tela... o que não invalida as saudades de postar e ver o pessoal passar por lá.
relativamente ao mestrado obrigado pelas dicas, eu já consultei o site mas ainda não têm lá nenhuma informação sobre as candidaturas.
E sim estou bastante interessada em me aventurar novamente por caminhos universatários....
sabes por acaso se em Lisboa existe mais alguma faculdade com este mestrado?
sim aqui deixo o meu mail para podermos contactar-mos
sub_rakelmaria@hotmail.com
... bem e sim sou educadora!
um beijinho e obrigado

Anónimo disse...

Original Susana, gostei desta actividade. Aqui está algo de que eu nunca me tinha sequer lembrado. Beijinho grande

Anónimo disse...

Gostei desta postagem e surgiu após uma pesquisa que fiz sobre possiveis actividades de arte para fazer com crianças. Vou adicionar este blog aos meus favoritos. beijo

Anónimo disse...

Olha Susanita, aqui está uma activiadade gira e diferente do usual, pelo menos para mim. Bj

kakauzinha disse...

Querida Susana,

Minha linda, realmente tiveste uma ideia maravilhosa à qual os teus pequenos duendes souberam responder com "engenho e arte".

E tens toda a razão, não há dúvida de que se gasta tanto dinheiro com inutilidades e não há a preocupação de proporcionar mais alimento para a alma. Mas aí estás tu a fazer a diferença e tudo é possível!

Beijinho grande no teu coração*

Silvia disse...

oi susana.
fiquei muito feliz por ter gostado do meu projeto de leitura.
Minha sala é de Jardim II, eles tem entre 4 e 5 anos.
Quanto as histórias, são livros da biblioteca da escola, contos e clássicos infantis (livros paradidáticos).
Estou separando também algumas poesias e algumas histórias em quadrinho e curiosidades, para dar uma diversificada na leitura e para que eles percebam a variedade dos textos.
Gosto muito do seu blog, das informações e das atividades.
um beijo e obrigada pela visita em meu blog.

Anónimo disse...

Olá Susana:

Felicitações pelo excelente trabalho que as tuas crianças realizaram. Felicitações também pela forma como abordas a arte através da pintora Vieira da Silva. Conseguiram o que pretendias um excelente quadro e conseguiste que eles gostem da arte como forma de exprimir o que lhes vai na alma.A arte ficará mais rica..Força.

bono_poetry disse...

...tremendo!!!

...e a escolha da obra...tb mt apropriada!!!

...foi a brincar com obras conhecidas que comecei a adorar e a apaixonar-me por telas..azulejos...olaria...tudo!!e o contacto das maos ao material e muito importante...gostei..parabens!!!

A Professorinha disse...

É uma ideia magnífica!... E ficou espantoso!... Adorei...

Beijos

Anónimo disse...

Adorei a ideia e o resultado final. Parabéns

Paula Venâncio

susana disse...

A todos voós um Muito Obrigado pelas vossas palavrinhas queridas.

Rakelmaria: Assim que tiver um tempinho livre entrarei em contacto contigo. Beijocas grandes

Simone disse...

Olá tem um selinho da Campanha da Amizade pra voc^no meu blog !!! beijos

susana disse...

Muito obrigado Simone, adorei a surpresa. Beijoquinhas

Anónimo disse...

Acho esta actividade o máximo. Não me lembro de algum dia os meus filhos terem feito algo do género na escolinha. Parabéns

Rebeca Soares

susana disse...

Obrigado Rebeca pelo teu comentário. De facto ainda não se "brinca" muito com obras de arte, mas...eu estou a tentar mudar o percurso natural desta temática. Lol! Beijocas

Anónimo disse...

olá susana!
venho aqui deixar a minha marca ilugiando o seu trabalho, que tem ideias giras, encontrei o seu blog porque ando à procura de algo que me ajude num trabalho que tenho de apresentar... deste modo gostaria de poder trocar ideias consigo...

obrigad
saudações

ana dias
ana_patricia_dias@hotmail.com