14 maio 2007

Brincar

"As aprendizagens das funções que se exercem com a figura maternal e paternal não bastam para que o bebé cresça e para que a criança se torne adolescente, e o adolescente adulto. É necessário também aprender através da experiência não utilitária do brincar. Brincar é movimentar-se. Brinca-se com o que se move, brinca-se em movimento externo e interno ou mental. (...). O brincar exige reciprocidade, antes de se passar à prática da brincadeira solitária e da reflexão sem movimentos. É na reciprocidade do jogo com o outro que oferece, retira, recusa ou prodigaliza, que se aprende a comunicar."
João dos Santos in "Ensaios sobre Educação II"

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu também acho que brincar é extremamente importante para as crianças, e até para os adultos, mas é facto que cada vez mais vemos os pais a deixarem as crianças fazerem tudo o que lhes dá na real gana, talvez porque cada vez passam menos tempo com elas e mais tempo no trabalho. Acho que é importamte deixar as crianças brincar mas as regras nunca fizeram mal a niguém.

Anónimo disse...

Brincar é fundamental na aprendizagem da criança...aprende enquanto brinca, e não se paga!!! Ah! Ah! Realmente é das poucas coisas que se fazem, é bom, dá prazer e é grátis. A maioria dos pais coloca os miúdos agarrados a um ecran horas a fio, mas eu não concordo! Obrigado por alertar para a importância do brinacr!

susana disse...

Concordo com as vossas opiniões, que estão em sintonia uma com a outra. Os pais cada vez mais se demitem das funções parentais, devido ao reduzido tempo que passam com os seus filhos, tentando sempre compensá-los com algo, e entram excessivamente numa permissividade exacerbada. Esta é a minha ideia, claro! Com o vosso apoio o meu blog tem vindo a crescer. Obrigado