11 maio 2007

Um Colar Para a Mamã!

Se há coisa que as crianças gostam de fazer é sem dúvida pinturas! Se perceberem que aquilo que pintaram pode ter um real valor utilitário, mais motivados e felizes irão ficar. Já se passaram uns dois anos desde o dia em que realizei esta actividade com 3 crianças (embora nas fotos só só se veja uma que tinha na altura cerca de 4 anos). No dia destas actividades fizeram-se coisas muito lindas, e esta criança pediu-me para fazer uma prenda para a mãe. Utilizei digitinta, porque por não ser tóxica é a mais aconselhada para estas idades (havia uma criança de 2, outra de 4 e outra de 6). A criança que aparece nas fotos é tão reguila quanto as outras da sua idade, no entanto revelou uma concentração enorme ao longo das actividades, fruto do factor surpresa com que se deparou. Numa simples visita à minha casa não esperava pintar, construir, recortar, estampar, etc. Hoje apenas coloquei as fotos de uma das actividades, pois posteriormente colocarei outras mais.
É notória a concentração que esta criança tem enquanto pinta as massa de cozinha para posteriormente realizar um fio para a mãe. Achei realmente curioso o facto desta criança ter tentado pintar o mais que conseguia a parte de dentro da massa (tipo canudos).
Nestas duas fotos a criança está a enfiar as massas num fio
O fio ficou pronto!
Nota: Para mim o mais importante não é o trabalho final em si, mas os processos que se utilizaram até chegar a este. Muitas vezes os pais recebem prendas do dia da Mãe, Pai ou de Natal, realizadas pela própria instituição educativa. A última prenda de Natal que um dos meus sobrinhos deu aos pais foi, por exemplo, um calendário com as fotos dele, que o colégio onde anda mandou fazer numa gráfica. Não será muito mais gratificante receber algo realizado inteiramente pela criança? Claro está que quando a idade não permite (não era o caso), as actividades poderão ser dirigidas, mas nunca efectuadas totalmente por outras pessoas que não a própria criança.
____________________________________________________
Materiais utilizados:
Bandeja/prato raso;
Digitinta;
Pincéis;
Massas de Canudos;
Fio;

7 comentários:

Anónimo disse...

Estas actividades plásticas são de facto libertadoras, pois permitem que a criança se expresse...adorei, vou fazer com os meus filhotes. Obrigado pela ideia

susana disse...

Fico feliz por saber que as minhas postagens se reflectem depois no dia a dia dos meus infonautas. Irei postar mais actividades, se quiser visitar o meu blog de vez em quando, pode ser que alguma lhe agrade. Obrigado

Anónimo disse...

Bem já que explicas tão bem como se faz um colar, vou-te fazer um!!
Não és minha mãe mas estas logo asseguir.

BJS grandes do sobrinho que mais te adora
Ricardo

Carla Mateus Carrasco disse...

O que eu mais gosto é de ter como prenda do dia do Pai, ou no meu aniversário, um postal com a fotografia da minha filha com duas dedadas de tinta (ela não tem idade para fazer muito mais)! Postais, desenhos, etc, feitos por ela são a minha delicia.

Obrigado pela vossa visita a Moura.

Beijos!!

Anónimo disse...

Olá amiga.Acho que abordas-te um tema bastante interessante e que por vezes as Educadoras de Infância,esquecem-se de como é importante dar à criança oportunidade de realizar os trabalhos.Não sei se sabes,mas eu tambem trabalho com crianças,na parte da componente sócio-educativa e auxilio a educadora quando é necessário.E é curioso que que as prendas ,nomeadamente do dia da mãe, têm sempre a ajuda de um adulto.Então,nesses dias não há mãos a medir,porque a maior parte do trabalho cabe-nos a nós fazê-lo!Fico intrigada com a situação,mas quem sou eu para dizer algo?Será mais importante agradar aos Pais ou ás crianças?É a história do parecer bem? A quem?
E depois dizem que as crianças têm falta de criatividade!Pois,não lhes dão a liberdade de criar.Penso que é importante,não só para desenvolver a sua parte criativa,mas também para aumentar a sua auto-estima.
Pode não ficar perfeito,mas tudo aquilo que elas fazem tem uma carga sentimental e é isso que dá valor ás suas criações.um beijo muito grande desta tua amiga Sandra Carvalho.

susana disse...

Miguel (Carla Carrasco): Tal como tu, eu também dou um extremo valor ao que as crianças fazem. Não interessa o resultado, mas sim os processos e sentimentos que os levaram a fazer determinada peça para oferecer. É importante estimular a criança a realizar trabalhos plásticos e outros, encorajando-a, de forma a fazê-la confiar em si própria. É preciso dar valor aos "trabalhos" que realizam. Mais uma vez obrigado pelos teus comentários.

susana disse...

Minha querida Sandra: Antes de mais um muito obrigado por este teu primeiro comentário ao meu blog. Espero que tenhas gostado de navegar nas postagens que já fiz, e que com a tua experiência possas enriquecer o meu conhecimento. Não sabia, de todo, que trabalhavas com crianças, mas provavelmente quando estávamos sempre juntas, nem eu sabia o que ia ser...quanto mais o que as minhas amigas seriam! Concordo inteiramente contigo quando dizes que muitas vezes são os elementos adultos de uma sala que realizam os trabalhos dos meninos. A verdade é que as prendas para os pais aparecem perfeitas. Não sei se os pais (alguns, claro!) são distraídos, ou se vêem a verdade e não se querem chatear. Um trabalhinho feito pela criança tem sempre mais valor do que quando há interferência do adulto (quando a criança já tem alguma idade). Obrigado por teres comentado o meu blog, e quando vieres aqui à nossa "terrinha" telefona. Beijinho