26 maio 2007

Pintura com Berlindes

A actividade de que hoje vos vou falar, é uma actividade já bastante conhecida para muitas pessoas, mas mesmo assim muito divertida para as crianças. Não pretendo postar actividades estranhissimas, quando muitas vezes as próprias escolas carecem de meios para as realizar. Claro que existem actividades muito originais e muito divertidas que não oferecem quase despesa alguma. No entanto, existem actividades simples e fáceis de fazer, que muitas vezes são relegadas por preciosismos infundados. esta actividade foi realizada com crianças de 5 anos, e posso-vos garantir que eles se divertiram imenso!
Objectivo Geral:

Promover novas formas de pintura
Recursos Materiais:

Tintas de água
Vários pratos rasos (tantos quantas tintas houver)
Colheres plásticas
Caixas de Sapatos
Cartolinas A4
Estratégias:
- Incentivar os meninos a pegarem nos berlindes semi submersos em tinta com as mãos, ou com uma colher
- Permitir que efectuem a pintura com a caixa aberta, e posteriormente com a caixa fechada
- Conversar e questionar acerca das diferenças das pinturas ( as que advieram da caixa fechada, e as que advieram da caixa aberta).
- Questionar as crianças acerca da diferença que as pinturas têm, relacionadas com as diferentes cores usadas, e com a força com que se abanou a caixa

Inicialmente abanaram-se as caixas com os materiais lá dentro

A abertura das caixas gerou algum espanto por parte das crianças

Trabalhos expostos na parede da sala

12 comentários:

Anónimo disse...

Ola Ola Ola! O ano passado ensinaram-me esta tecnica na disciplina de Expressao Plastica! Tambem acho muito interessante e acima de tudo diferente!! Existaem variadas tecnicas que podemos trabalhar com os mais pequenos sem ser o habitual desenhinho numafolha A4 com lapis de cor ou caneta de feltro! Com estas ideias...divertem-se mtooo mais! Beijinhosss

susana disse...

Tens mais sorte que eu miga...nunca me ensinaram nada disto na universidade! Não fosse eu curiosa, e não andasse sempre a pesquisar actividades, ainda hoje não saberia que era possivel pintar com berlindes! A verdade é que continuo a achar que os cursos superiores pecam por dar relevância à teoria, deixando a componente prática muito pouco desenvolvida. Beijo e obrigado mais uma vez pelo teu apoio.

Anónimo disse...

A pintura com berlindes não está linda, está descomunal! Ouve Susana, creio que até os adultos que nunca experimentaram esta técnica (eu nunca experimentei) ficaram com "água na boca" como se costuma dizer, e alguns estarão tentados a realizá-la. Agora é que vejo como é que o Picasso e outros mais faziam os seus quadros!! Eh!Eh!

susana disse...

A primeira vez que experimentei esta técnica foi em casa e na companhia do meu marido. Tento sempre ver como se faz uma actividade, antes de a pôr em prática. Na altura eu ainda estava a tirar o curso, e através de pesquisas em livros, vi que existia esta técnica. Decidi experimentar e adorei, pois o factor surpresa é o elemento primordial deste tipo de pintura. Fico feliz por saber que gostaste. Beijinho e obrigado por teres vindo ver o meu blog.

Anónimo disse...

Olá.
Gostei muito deste blog, tem muito material interessante.
Quanto ao tema é dos temas que mais me atraiem e a meu ver um optimo complemento das novas aprendizagens.
Temos de ter em conta que a arte tem sido uma prática e uma realidade em todas as manifestações culturais. Aliás, como conhecemos nós certas culturas, se não através das suas manifestações artísticas?

Parabens e obrigada :)
Sofia

Anónimo disse...

Estranhei dizeres à "Sandra" que não deste esta técnica na Universidade, pois eu já dei esta técnica e muitas mais!!! As Universidades têm que partir do princípio que os estudantes podem efectivamente não trabalhar com crianças, logo não aprenderão actividades algumas, a não ser que os ensinem. O mál, como tu própria disseste na resposta ao primeiro comentário deste post, é as Universidades apostarem demasiado na parte teórica dos cursos e não na prática, que nos vai fazer falta quando nos mandarem trabalhar!! Beijo e Parabéns por seres uma auto-didata

susana disse...

Sofia: Fiquei muito contente quando me mandaste a mensagem para o telemóvel a dizer que já tinhas visto o meu blog, e que tinhas gostado muito. Obrigado miga...os amigos (e já tenho alguns "desconhecidos" que visitam o meu blog) foram sem dúvida os meus grandes impulsionadores. Obrigado

Anónimo disse...

linda, o teu blog está o máximo, tens ideias expectaculares, a técnica dos berlindes é excelente, como é possivel fazer pinturas com as crianças que ficam tão giras!
adoro-te, e continua assim. tá o máximo.beijos grandes vera

liliana brito disse...

bem....altamente...tenho de exprimentar essa técnica...eu como adoro pintar e exprimentar coisas novas....fascinante e o resultado é deveras giro!
beijinhos
liliana

Anónimo disse...

Olá linda!Sempre em acção, invenção,criatividade,sempre foi assim que te conheci! é bom saber que continuas a levar a tua alegria às crianças recheada de novidades para criar!É verdade, a ESEAG não nos ensinou esta técnica que é originalissima, e tão simples de fazer, mas tu descobriste-a,assim como vais descobrir muitas mais e isso é que eu vou ficar à espera para ver, olarilas!!!...BOM TRABALHO!Beijinhos da Mafalda!!!...

susana disse...

Sê bem vinda ao meu blog miga...há muito que esperava por um comentário teu Mafalda, pois sei que cada comentário teu, será uma forma do meu blog crescer. És incrível, e tens que lutar por tudo o que sonhas, pois quando assim não é, a vida atropela-nos. Adoro-te miga linda.

Anónimo disse...

Esta pintura está brutal, e aí está coisa de que eu nunca me tinha lembrado. Estamos sempre a prender, já dizia o velho ditado!