06 junho 2007

A Compostagem

O aumento colossal da população, a utilização desregrada dos recursos naturais e a poluição provocada pelos próprios homens, vêm causando graves desequilíbrios ambientais. Todos estes factores têm-se repercutido no nosso planeta da forma mais abrupta possível, pondo em causa não só a saúde e qualidade de vida do Homem na Terra, como a sobrevivência do próprio planeta.
A Compostagem é um modo natural de transformação dos lixos orgânicos através de reacções químicas e físicas, donde deriva o Composto. Este resultado final da Compostagem é um fertilizante natural que na maioria das vezes é usado como adubo para as plantas. No entanto tem que se ter em atenção ao que é colocado na pilha de Compostagem. Em principio, os resíduos vegetais e animais (como por exemplo os restos de alimentos e os resíduos de jardim) , podem ser compostados.
Acredito plenamente que a Compostagem é um importante passo para a sensibilização ambiental, mas no entanto sei que a maioria das crianças nem nunca ouviu falar de tal palavra. Nos dias de hoje é difícil encontrar meninos que saibam o quanto pode ser útil as cascas de batatas ou cebolas.
Assim, a Compostagem a meu ver tem dois objectivos primordiais:

- Sensibilizar os alunos para a importância da diminuição dos resíduos que muitas vezes consideram lixo face à possibilidade de aproveitamento deste para outros fins.
- Aproveitar a matéria orgânica da cozinha da nossa casa/escola para ser utilizada num pequeno jardim ou horta, possibilitando desta forma a observação do crescimento das flores e plantas que os próprios alunos cultivam.
A Câmara do Seixal tem um Guia de Compostagem dirigido a um público adulto muito interessante, e que está online. Tem também um Caderno de Compostagem destinado à comunidade escolar, de forma a que as crianças compreendam melhor do que trata esta temática. Assim, para os consultarem ou até imprimirem basta clicar na imagem respectiva em baixo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sem duvida este é um problema cada vez maior e no meu ponto de vista, sem solução. Infelizmente as pessoas são cada vez mais egoistas, sem noção nenhuma do que se passa ao seu redor. Talvez um dia quando já não for possivel respirar sem uma mascara ou correr o risco de apanhar chuva, as pessoas se lembrem do que fizeram, e que nem mesmo todo o dinheiro do mundo dará para comprar um novo planeta!

Anónimo disse...

Por incrível que parece, só conheço o termo "compostagem" há cerca de 1 ano. O mais engraçado é que conheci através do meu pai! Um dia cheguei à casa dos meus pais (uma vivenda), e ele tinha comprado um recipiente para fazer composto, e assim utilizar como adubo para as suas plantações, reaproveitando certos restos de alimentos. É de facto impressionante, ver como se todos nós quisessemos, a poluição diminuiria imenso. Parece-me que estás a fazer postagens totalmente dedicadas ao ambiente. É bonito ver o quanto procuras diversificar, mantendo o teu blog com os mesmos níveis de qualidade anterior, e sempre com relação a algo.

susana disse...

João Miguel: Fico feliz por ver que comentou de novo o meu blog. Como já não via um comentário seu há uns dias, julguei que por algum motivo, este blog já não lhe despertasse tanto interesse. De facto estou a tentar sensibilizar os adultos, para que estes sensibilizem as suas crianças e se responsabilizem por cada exemplo que dão na frente dos mais novos. É importante reflectir sobre as questões do mundo, mas mais importante é agir!!!

Anónimo disse...

Vou imprimir o caderno de compostagem, para mostrar futuramente às crianças que eu tiver. Acho importante conhecer a temá tica e divulgar pelas crianças esta informação. Adorei o conteúdo do caderno, está super animado e de forma lúdica tem conteúdos muito pedagógicos. Não sei é como é que tu consegues saber deste tipo de coisas, ou passas horas a fazer pesquisas, ou nem sei! Beijo grande e continua assim, pois tens-me dado imenso jeito (quem diz a verdade não merece castigo).

Anónimo disse...

Sempre atenta.Deconhecia o termo mas estava sensibilizada para este assunto.Obrigada pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

Tive uma disciplina realizada com a temática do ambiente o ano passado, e digo-te que mesmo assim conseguiste surpreender-me. estive e ver o caderno de compostagem para os mais novos e vou imprimir, acho que é de facto uma óptima ferramenta para depois apontar e trabalhar esta temática com os putos. Aqui tiveste mesmo muito que pesquisar!!!