08 junho 2007

Reciclar

Reciclar é uma forma de valorizar os materiais que já foram utilizados, transformando-os noutros materiais úteis. Isto significa que os materiais considerados inúteis são aproveitados para serem transformados em novos produtos ou em matérias-primas de forma a diminuir a quantidade de resíduos, poupar em energia e recursos naturais valiosos, através da reintrodução de resíduos recuperados no seu próprio ciclo de produção. A reciclagem tem que, antes de mais, ser enquadrada como uma aquisição de novos hábitos em que todos nós temos um papel fundamental. Com isto, quero dizer que os programas de deposição e recolha selectiva de papel, vidro, metal, plásticos e pilhas, têm que ser encarados como um primeiro passo para a reciclagem de materiais não biodegradaveis.

Existe uma enormidade de actividades de reciclagem que se podem fazer com as crianças, mas como estamos na semana do Ambiente, nada melhor do que construirmos o nosso Planeta Terra.
ActividadeConstrução de um globo
(com Papel Reciclado)
Material:
- 50 jornais de formato grande
- Espátula ou colher de madeira
- Bola insuflável de tamanho médio
- Alguidar
- Trituradora
- Globo
- Cola Branca
Como fazer:
1º - Rasga-se as folhas dos jornais em tiras e depois em pequenos pedaços
2º - Coloca-se os bocadinhos de folhas no alguidar e junta-se água quente
3º - Com a espátula, amassa-se o mais que se conseguir ( não nos podemos esquecer de usar luvas devido às tintas dos jornais)
4º - Deixa-se a mistura repousar até ao dia seguinte
5º - Introduz-se a mistura na trituradora, reduzindo-a desta forma a pasta. Não convém triturar demasiado, porque para o efeito pretendido a pasta tem que ter alguma consistência e espessura.
6º - Junta-se ao preparado duas a três colheres de cola
7º -
Após a pasta de papel ficar pronta,enche-se (de ar) a bola insuflável.
8º - Forra-se a bola insuflável com a pasta anteriormente feita, de forma a fazer lembrar um mundo.
9º - Deixa-se secar
10º - Será preciso uma nova quantidade de pasta de papel, que servirá para desenhar diferentes continentes e Oceanos.
11º - Deixa-se secar muito bem
12º - Pinta-se de forma a parecer um globo

7 comentários:

Anónimo disse...

Já fiz alguns trabalhos em pasta de papel, e ficam mesmo muito giros! Por vezes podiamos reaproveitar coisas às quais não damos valor. Já vi em galerias e lojas, peças feitas em pasta de papel a vender por preços exorbitantes, e depois, no dia-a-dia ninguém as quer fazer

Anónimo disse...

Bem Susana, estás sempre a inovar, e para quem é estudante de educação de infância como eu, o teu blog dá um jeitão. Beijo

Anónimo disse...

Está genial esta postagem, mas acreditas mesmo que os papás desta geração vão deixar o seu belo lazer, para fazer uma actividade plástica com os seus filhos????? E a casa, tão suja que vai ficar!!! Isto é a desculpa que eles darão, claro! Bem...pode ser que façam algo sem ser encaminhar os seus filhos para a t.v. ou para play station.

susana disse...

Pois é...eu espero que a época de consumo de t.v. e playstation, diminua cada vez mais, pois existem coisas bem mais interessantes para os mais novos fazerem. Fico feliz por ver que existem pessoas que pensam como eu, e que pretendem dar uma atenção diferente aos seus mais que tudo.

Em relação à ajuda que o meu blog dá aos estudantes de determinadas áreas, acreditem que fico muito feliz por saber disto. Espero continuar a contribuir para o vosso mananceal de informação. Beijo

Anónimo disse...

Vamos ver se é desta que consigo deixar a minha palavrinha!
Este é um tema que é deveramente importante e que devia ser OBRIGATÓRIO que todos contribuissem, pois todos precisamos do planeta para viver.Quanto às crianças é desde pequeninas que aprendem o que se pode fazer com esta temática, e é bom que haja pessoas como tu a inovar,a criar para que tudo se torne ainda melhor.
Reciclar para o mundo melhorar!Estou contigo, se precisares de material diz!bom trabalho, linda!

Anónimo disse...

Sempre atenta a todos os pormenores.Parabéns!!

Anónimo disse...

oi tia ni este comentario ta o maximo tudo o que fazes no teu blog e giro entao uma postagem sobre reciclar nao aja duvida que es muito esperta para pores hestorias encinar sobre reciclar que da vontade de te dar tantos beijos por tu seres tao esperta.beijos da tua princesa .