05 junho 2007

A Importância de um Ambiente Saudável

Hoje é o Dia Nacional do Ambiente, e como tal, é hora de começarmos a educar as nossas crianças para uma maior sensibilização ambiental. Hoje em Lisboa, vi algumas actividades de rua, que com muita pena minha não fotografei (não tinha a máquina fotográfica comigo). É urgente a valorização da importância do Eco Ponto no dia-a-dia de todos nós. Ao longo dos últimos anos, muito se tem falado do preço que estes recipientes coloridos têm (eco ponto); pois é , alguém se lembra que se pode separar o lixo, mesmo sem ter que se comprar o "caixote" apropriado? Pode-se até fazer um eco ponto artesanal, que é como quem diz, feito por cada um de nós! Tenho a certeza que a maioria das crianças até gostariam de ter esta oportunidade, ainda mais se esta fosse realizada na companhia, e com a ajuda dos seus papás. Existem de facto pequenas questões que a muitos parece irrelevante, mas que podem alterar os valores de poluição e destruição em que se encontra este nosso planeta.

5 comentários:

Anónimo disse...

Filha, a verdade é que desde sempre te preocupaste com as tais questões ambientais de que agora vens falar. Eras bem pequena e nem um papel mandavas para o chão, criticavas quem visses fazê-lo, e chegavas mesmo a chatear-te. Acredita que o Mundo seria melhor se todos fossem como tu...mas não sofras demasiado com as decepções da vida, pois não conseguirás nunca mudar de facto este Mundo. Claro que o "nosso" Mundo foi alterado com a tua presença constante, sempre tiveste e defendeste valores muito credíveis, mas nem sempre aceite pela grande maioria dos Homens. És uma lutadora, e nós temos muito orgulho em ti. Amamos-te muito. Beijocas dos três cá de casa.

Anónimo disse...

Ola! Eu tenho na ESE a disciplina de Educação Ambiental e considero-a muito importante! Acho que a educação ambiental é hoje em dia ainda muito desvalorizado em contexto pre-escolar e cabe-nos a nós futuras educadoras trabalha-la! :D Feliz Dia do Ambiente * * * beijinhos

susana disse...

Mamã: Nem tenho palavras para as palavras que dizes acerca da minha pessoa. Amo-te tanto... Obrigado por tudo.
Ah, é verdade, se eu hoje sou como sou, a ti, pai, e avós, o devo. Amo-vos a todos.

susana disse...

Minha querida Sandra, de facto eu também tive uma disciplina enquadrada nesta temática, a que deram o nome de Ecologia, mas durou apenas um semestre. Sinceramente continuo a achar que existem disciplinas menos importantes, mas com uma carga horária bastante elevada (e que duram 1 e 2 anos), enquanto outras que só duram um semestre, e têm um contributo extremo para a nossa formação de educadoras de infância. Pois é...não há palavras.

Anónimo disse...

O homem todos os dias vai destruindo o planeta, mas esquece-se que todos precisamos dele para viver,mas viver bem!
Reciclar é algo tão fácil e como dizes e eu também, NÃO É PRECISO TER 1ECOPONTO DOMÉSTICO,CRIAR é muito mais divertido e motivante para começar a separar tudo aquilo que utilizamos nas nossas casas e se pode reutilizar.Fico FELIZ por este DIA ser relembrado mas não deve ser somente no DIA DO AMBIENTE, MAS SEMPRE, E TU ESTÁS AQUI PARA O RECORDARES E SEMPRE COM O TEU OPTIMISMO!