07 junho 2007

Dia dos Oceanos

Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água A menina Gotinha de Água vivia no mar sem fim. E era linda, tão linda, vestida de esmeralda e luar. Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma, ela brincava com as suas irmãs. (…)
Papiniano Carlos in Menina Gotinha de Água
Neste Dia dos Oceanos é importante lembrar e reflectir, sobre a importância que a água tem nas nossas vidas. Cabe aos adultos alertar as crianças para a importância que água tem no nosso Mundo. Assim, proponho algumas actividades que se podem realizar com os mais novos:
Actividade 1:
Contar a história "A Menina e a Gotinha de Água"
Objectivo Geral:
- Sensibilizar as crianças para a importância da água na vida de todos nós
Objectivos Específicos:
- Desenvolver a Linguagem
- Interiorizar o Ciclo da água
- Compreender o que é um "ciclo"
- Recontar a história e nomear alguns elementos do ciclo da água
Recursos Materiais:
- Livro da História
- Imagens do ciclo da água
- Papel e lápis
Actividade 2:
Brincar e fazer experiências com a água
Objectivos Gerais:
- Conhecer algumas propriedades da água
- Promover a noção de quantidade
Objectivos Específicos:
- Interiorizar novas aprendizagens
- Perceber que diferentes materiais têm um contacto diferente com a água
Recursos Materiais:
- Piscinas insufláveis ou alguidares
- Copos de plástico (altos)
- Copos de plástico (pequenos)
- Esponjas
- Bolas pequenas de borracha
- Aventais
- Copo de medição de líquidos
Actividade 3:
A Água no Nosso Dia-a-Dia
Objectivo Geral:
- Perceber que a água é de facto um bem essencial
Objectivos Específicos:
- Identificar rotinas diárias
- Perceber que sem água não se viveria
- Reconhecer rotinas em placards
Recursos Materiais:
- Placards com imagens em que se utiliza a água (tomar banho, regar plantas, lavar a cara, lavar a loiça, nadar e mergulhar, beber água, cozinhar,etc.)
Exemplo de imagens que se podem mostrar às crianças:
__________________________
Material de Apoio:

Legenda:

1- A água dos lagos, rios e mares está no estado líquido.

2 - O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.

3 - Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostei desta proposta!! Vou copiarrrr :p Beijinhos

Anónimo disse...

Bem tia...nem há palavras. Devias ter esta experiência toda que tu demonstras quando eu era pequenino, mas como não temos grande diferença de idade, não deu,né? Os meus irmãos são de facto uns sortudos, mas eu também sou! Consigo ver-te como tia, mas também como grande amiga e apoio na minha vida. Amo-te tiazinha linda.

Anónimo disse...

Bem......dedicaste a semana toda à temática do âmbiente, haja criatividade!!! Parabéns

susana disse...

Sandra: por mim podes copiar tudo!!!!!!! Fico feliz por saber que de alguma forma as minhas postagens te ajudam, mas acredita que tinha muito mais para dizer (mesmo no que se refere às actividades pedagógicas). E espaço??? Não ficaria um exagero??? Claro que ficava! Por este motivo é que eu reduzo ao máximo as "planificações" (que neste caso já nem têm este nome). Beijocas grandes recheadas com muito carinho.

susana disse...

Até me admiro com o teu constante apoio, pois afinal não é qualquer adolescente que se dá ao trabalho de vir ver o blog da tia, e vibrar com tudo o que a tia faz. De facto nós não temos uma relação normal de tia e sobrinho. Vocês (sobrinhos) são meus (também!!!), como se tivessem nascido de dentro do meu ventre. Amo-vos imenso. Obrigado Ricardo.

Anónimo disse...

Uma amiga minha disse-me que tinha ouvido falar de uma actividade qualquer que se faria no Oceanário neste dia, e foi assim por acaso, que soube que se festejava neste dia, algo relacionado com o mar- numa simples conversa. Acho que há pouca divulgação destas datas, que quanto a mim me parecem extremamente importantes. Beijo Susaninha

Anónimo disse...

Muito interessante,Parabéns!!!!