01 junho 2007

Declaração dos Direitos da Criança

1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.

2- A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.

3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.

4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.

5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.

6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.

7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.

8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.

9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer índole.

10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

Informação obtida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_criança

9 comentários:

Anónimo disse...

Ola!! Sim senhora...é mesmo assim! As crianças têm direito a tudo e mais alguma coisa!! Feliz Dia da CRIANÇA!!

Nao tens de agradecer...eu vir aqui...porque acho que não custa nada! :D Beijinhossss

susana disse...

Fico feliz que para ti vir ao meu blog não seja uma "obrigação" de amiga. Ainda bem que gostas. Quando te agradeço, é simplesmente a única forma que tenho de te provar o quanto estou feliz por ter o apoio de todos os meus amigos (alguns comentam mais que outros, claro!!!) OBRIGADÃO.

Anónimo disse...

as crianças sao o k de mais valioso temos neste mundo e por isso deviamos fazer de tudo para k pudessem ser minimamente felizes respeitando os seus direitos, infelizmente nem sempre assim e´


beijocas do migui

Anónimo disse...

São todos esses e mais alguns, todos os que elas merecem.


Bjs Beta

Anónimo disse...

olá! as crianças deviam de ser todas felizes, mas infelizmente não bem assim, ainda existe, seres que dizem que são pessoas a maltratarem os pequenotes que são inofensivos, que precisam é de carinho, protecção e muito, muito amor. um beijo grande da tua Vera

liliana brito disse...

as crianças são o nosso "amanhã" e para que esse "amanhã" possa ser belo e com alguma paz no mundo devemos dar todo o nosso amor e carinho as crianças...para que um dia mais tarde se tornem adultos que amem e respeitem o proximo....todas as crianças têm esse direito de crescer num ambiente de amor e carinho...
beijos
liliana

susana disse...

Vera: Fiquei muito feliz de teres feito pela primeira vez um comentário no meu blog, aliás, tu fizeste logo vários. Bem sei que já o tinhas vindo ver várias vezes, mas também sei que o teu tempo é mais que escasso. Adoro++++te muito, e tu sabes disso Vera. És de facto a minha mana mais nova (já tenho a mais velha, faltava-me a mana cassula). Obrigado por teres entrado na minha vida, e teres vivenciado comigo os melhores momentos da minha adolescência (diga-se "infância"). Beijocas grandes desta tua eterna mana.

Anónimo disse...

muito bem Susana! Parabéns por este blog. Gostei muito do que li e das sugestóes de actividades propostas. sou finalista do curso de educvação de infância e prometo, dependemdo das idasdes, testá-las em sala, para que as crianças aprendam a respeitar o ambiente.
C láudia Santos

susana disse...

Cláudia: Sê bem vinda ao meu blog. Não creio que te conheça, mas talvez tenhamos amigas em comum, ou não? É que eu tenho umas grandes amigas a terminarem o curso, e que por acaso são espectadoras atentas do meu blog. O que mais me interessa não é de facto saber como soubeste do meu blog, mas sim, ver que até gostaste e quem sabe não irás voltar. Bem haja!